A limpeza de caixa de gordura precisa ser feita dentro de uma determinada periodicidade que evite o entupimento do reservatório.
A caixa de gordura nada mais é do que um equipamento que ajuda a prevenir os entupimentos que podem ser ocasionados pelos dejetos vindo da cozinha, devido a isso é que ele é tão importante dentro do sistema hidráulico no imóvel.
O que poucas pessoas sabem é justamente sobre qual seria o período ideal para realizar a limpeza da caixa de gordura em seu imóvel.
Aqui neste conteúdo, nós iremos responder a essa dúvida para que você saiba de uma vez por toda o momento certo de contratar o serviço de limpeza.
Qual o período ideal de limpeza da caixa de gordura?
Na verdade, não existe uma resposta única para qual seria o período ideal para fazer a limpeza da caixa de gordura, então o certo seria dizer que depende.
O período ideal para limpar a caixa de gordura vai depender, na verdade, de onde é que esse reservatório está localizado, logo, qual a frequência do seu uso.
No próximo tópico, vamos mostrar um pouco mais sobre como o período ideal irá variar de acordo com cada situação.
O período ideal de limpeza varia para cada local
As caixas de gordura localizadas em residências, para utilização doméstica, devem ser limpas a cada 9 a 12 meses, pois o seu uso ocorre em uma frequência menor.
Se a caixa de gordura está localizada em um estabelecimento comercial, por outro lado, ainda mais se fica em restaurantes, então a limpeza precisa ocorrer com uma frequência bem maior.
É o caso de limpá-las ou de esvaziá-las não mais do que uma vez dentro de cada 90 dias, para evitar problemas futuros.
Um ponto importante a ser considerado é que tudo vai depender também de qual seja a capacidade que tem o filtro de gordura e da quantidade de louça lavada diariamente (logo, quanto de gordura é produzida por dia).
Seja porque a capacidade do filtro é baixa ou porque a quantidade de louças lavadas é grande, o aconselhamento de especialistas é realizar o equipamento uma vez a cada dois meses ou até uma vez por mês.
Uma dica importante é você registrar a profundidade da graxa por meio do uso de uma haste e sempre realizar a limpeza quando o momento certo chegar.
O esvaziamento indicado é sempre que ¼ do espaço desse local tenha sido ocupado todo por gordura, e depois deste limite, o filtro para gorduras não é mais eficaz.
Dessa forma, você pode garantir então que a limpeza de caixa de gordura no local vai ser feito de modo a evitar todo tipo de problema mais grave.
Não importa se é na sua casa ou no seu estabelecimento, a caixa de gordura cheia ocasiona prejuízos ao fluxo de água, atrai pragas e pode gerar o entupimento de toda a tubulação que está ligada diretamente a ela.
Portanto, vale muito a pena que você faça a limpeza de caixa de gordura adequadamente e dentro do prazo estabelecido.
Conclusão
Como foi visto aqui, a limpeza de caixa de gordura é um serviço imprescindível nos locais onde esses reservatórios existem, para assim manter o seu funcionamento e não gerar problemas futuros.
Neste texto, deixamos bem claro como a periodicidade adequada vai depender bastante de onde essa caixa está localizada, em uma residência, indústria ou estabelecimento comercial.
Gostou do artigo de hoje sobre de quanto em quanto tempo você deve fazer a limpeza de caixa de gordura?