Numerosos remédios caseiros são baseados no uso de diferentes plantas, especiarias e produtos de origem natural com efeitos potencialmente positivos para a saúde. Um dos ingredientes mais comuns na medicina natural é o alecrim, que se destaca pelo seu odor característico. Uma vez que você conheça todos os benefícios do alecrim, faça uma xícara de chá e visite o site de National Casino.
O alecrim (especificamente as suas folhas e flores) é usado como “colerético, colagogo, estimulante do apetite e das secreções gástricas e no tratamento de distúrbios digestivos e flatulência”. Externamente, sob a forma de cataplasma, para tratar eczema ou acelerar a cicatrização de feridas”.
Neste sentido, o uso do alecrim integra possibilidades além do campo culinário, onde é utilizado para temperar pratos como carnes assadas, sobremesas, bebidas ou para preparar molhos. As suas propriedades também são utilizadas na medicina.
O alecrim é uma planta utilizada em aromaterapia, uma prática que utiliza vários tipos de ervas, óleos essenciais de plantas aromáticas, flores, folhas, sementes, casca e frutos para gerar efeitos analgésicos e melhorar o bem-estar físico e psicológico dos pacientes.
Alecrim é também atribuído com qualidades potencialmente eficazes para o tratamento e prevenção de certas doenças. Entretanto, vale a pena mencionar que o seu uso não substitui o conceito médico, por isso é aconselhável consultar um especialista antes.
Os benefícios associados ao alecrim são:
- -Prevenção do Alzheimer: O alecrim contém ácido carnósico, que por sua vez inclui propriedades neuroprotetoras que previnem doenças degenerativas como o Alzheimer ou a demência.
- – Prevenção da queda do cabelo: O alecrim contém componentes que estimulam o crescimento do cabelo e fortalecem o cabelo. Algumas pessoas aplicam pequenas gotas de óleo de alecrim diretamente no couro cabeludo e massagem para estimular o crescimento.
- – Melhora a aparência da pele: o alecrim tem propriedades hidratantes e ajuda a estimular a regeneração celular e a firmar a pele.
Como o alecrim é usado para aliviar enxaquecas e dores de cabeça?
Além de suas contribuições culinárias, esta erva também é utilizada na forma de infusão ou xarope para seus benefícios medicinais, que são especialmente úteis para problemas digestivos, assim como enxaquecas e dores de cabeça.
O alecrim contém um óleo essencial com pineno, cânfora, canfeno e cineol, ácido rosmarínico, ácido ursólico, princípios amargos, flavonóides e taninos. Esta composição significa que esta planta tem um alto potencial de cura, que foi desenvolvido na medicina popular, de acordo com o site de saúde Cuerpo y Mente.
O alecrim inclui propriedades neuroprotetoras que previnem doenças degenerativas, como Alzheimer ou demência.
Alecrim, gengibre e mel para dores de cabeça
Para extrair os poderes curativos do alecrim e do gengibre, é preparada uma infusão concentrada, que é então misturada com mel e limão para fazer uma espécie de xarope.
Ingredientes:
- – 3-4 ramos de alecrim fresco.
- – 1 pedaço de gengibre, com cerca de 4 cm de comprimento, sobre a espessura de um polegar.
- – 100 ml de água.
- – Suco de um limão.
- – 250 g de mel natural.
Preparação:
- – Retirar as agulhas de alecrim dos galhos e cortá-las com uma faca.
- – Após descascar, cortar ou ralar o gengibre em fatias muito finas.
- – Coloque o alecrim, o gengibre e a água em uma pequena panela, deixe ferver e deixe ferver por 10 minutos.
- – Tensionar através de um coador de malha fina e deixar esfriar.
- – Coloque o mel, o suco de limão e a infusão concentrada em um frasco de rosca e agite até obter um xarope uniforme.
- – Feche bem o frasco e guarde-o no refrigerador. Este xarope se manterá por várias semanas sem problemas devido ao seu alto teor de açúcar.