A orientação profissional tem uma enorme importância no momento de se fazer escolhas mais coerentes com o próprio perfil e que sejam seguras para cada indivíduo.
Tomar decisões e fazer escolhas dentro da vida profissional sempre é um desafio, já que a sua carreira irá acompanhá-lo durante uma grande parte da vida.
Uma grande parte das pessoas acaba tomando decisões precipitadas, em especial porque precisam fazer as escolhas ainda muito jovens e sem experiência.
Para que o processo seja mais fácil e os resultados melhores, nada melhor do que utilizar a orientação profissional a seu favor.
Aqui neste artigo, nós iremos trazer tudo o que há de mais importante sobre o tema e isso poderá ajudá-lo bastante em sua vida a partir de agora.
Orientação profissional: O que ela é?
Quando falamos sobre orientação profissional estamos nos referindo a um conjunto de atividades cujo objetivo é ajudar as pessoas na tomada de decisões a respeito das suas carreiras.
Com este processo, uma pessoa irá receber importantes informações que tratam sobre o mercado de trabalho, a qualificação profissional necessária e as oportunidades disponíveis.
Entretanto, a orientação profissional não resume-se apenas a isso, ela também auxilia o indivíduo a desenvolver um maior autoconhecimento.
Dessa forma, fica mais fácil que ele avalie seus sonhos, seus interesses e suas aspirações, conheça suas habilidades e competências, e assim possa tomar uma decisão mais acertada sobre sua carreira profissional.
Orientação profissional: Ela é indicada para quem?
A orientação profissional, na verdade, é muito indicada para qualquer pessoa que sinta algumas dúvidas com relação à atual carreira, independentemente da idade que tenha.
Em geral, é normal vermos esta orientação relacionada com as pessoas mais jovens e que estão às portas de terminar o ensino médio, pois precisam tomar a decisão sobre qual curso superior vão fazer ou querem o primeiro emprego.
Entretanto, aquelas pessoas que estejam em um momento de transição de carreira podem contar também com a ajuda proporcionada por esta orientação.
Quer saber para quem mais ela é indicada?
Se você está pensando em fazer o seu planejamento de carreira, a orientação é muito recomendada, pois permite a você conhecer melhor suas competências.
Com isso, fica muito mais fácil que você prepare-se melhor para buscar por novos cargos e evolua profissionalmente.
Por último, aquelas pessoas que trabalham e estão preparando-se para o momento da aposentadoria podem usar da orientação profissional para planejarem melhor suas vidas depois de deixarem o mercado de trabalho.
Orientação profissional e teste vocacional: São a mesma coisa?
É muito comum que as pessoas confundam os termos orientação profissional e teste vocacional como se tratassem da mesma coisa, o que é um erro.
A orientação trata-se de um tipo de processo bem mais completo quando comparado com o teste vocacional.
Os especialistas neste ramo costumam alertar as pessoas para tomarem muito cuidado ao fazer testes vocacionais, visto que eles possuem um caráter bastante simplista.
Não é realizando somente um teste que você vai saber exatamente qual é a melhor profissão para seguir e muitos acabam caindo neste tipo de “armadilha”.
Com a orientação profissional, você terá um processo que considera fatores como os vários aspectos da sua vida, tais como habilidades e valores.
Além disso, ela utiliza esses fatores para relacioná-los com o mercado de trabalho e com o mundo de forma geral.
Ela também é bem mais longa e não dura apenas alguns poucos minutos, pois é necessário um tempo muito maior para que alguém possa fazer uma autorreflexão completa sobre sua vida pessoal e profissional.
Conclusão
Como foi visto aqui, a orientação profissional é de extrema importância para pessoas de todas as idades e nas mais diferentes situações na vida, seja alguém saindo do ensino médio, mudando de carreira ou se aposentando.
Neste texto, mostramos a você um pouco sobre como é que esta orientação funciona na prática e como ela tem um impacto positivo enorme sobre a sua vida profissional.
Além disso, ainda deixamos bem clara a diferença entre ela e os testes vocacionais, para que você saiba qual escolher no momento de tomar decisões complexas.Gostou do artigo de hoje sobre saiba tudo a respeito da orientação profissional?