Você conhece a expressão, “a primeira impressão é a que fica”? Então, a embalagem ideal para o seu produto é aquela que deixará uma boa primeira impressão para o seu consumidor, por isso escolher a embalagem é muito importante.
Existem várias opções de tipos de embalagens, podem ser embalagens plásticas, de madeira, de vidro e muitas outras. Entretanto, o importante é que seja a que mais valorize seu produto e também seja mais resistente para a rotina de uso.
Portanto, se você está no processo de criação de um produto, é muito importante se atentar a embalagem ideal. Com isso, confira agora tudo o que você precisa saber para escolher a embalagem ideal para o item que você vende.
Como escolher a embalagem ideal?
1- Procure proteger seu produto
A principal utilidade da embalagem é a proteção a mercadoria. Portanto, é muito importante que a embalagem ideal garanta a qualidade do produto durante todo o processo de envio, mantendo as condições ideais para o item durante toda sua validade.
Afinal, ninguém quer chegar em casa e receber uma caixa com objetos quebrados dentro, certo? Seria horrível para o cliente e também para a imagem da sua marca. Com isso, procure escolher uma embalagem que não seja muito pequena nem muito grande.
2- Atraia o consumidor
Dando prosseguimento à expressão usada anteriormente, é muito importante que a embalagem, tanto a caixa que envio quanto a embalagem do produto em si, funcionem como atrativos para o consumo do produto.
Portanto, a embalagem ideal é aquela que satisfaz as necessidades do consumidor, facilitando seu uso durante a vida útil do produto. Por isso, ela precisa ser fácil de manusear e bonita. Afinal, provavelmente você já comprou, por exemplo, um perfume pela embalagem atraente, certo?
3- Calcule os custos
O terceiro ponto a ser analisado durante o processo de escolha da embalagem ideal é o custo. Portanto, é muito importante que o custo de fabricação da embalagem ou compra seja justo para manter as finanças da empresa equilibradas.
Entretanto, como dito anteriormente, é preciso proporcionar ao cliente e ao seu produto uma embalagem de qualidade. Portanto, não invista apenas na embalagem que for mais barata, invista na que melhor apresentará seu produto, assim como melhor o protegerá.
Desenvolver ou adquirir embalagens baratas apenas para diminuir o custo de produção, pode tornar menor o número de vendas e também aumentar a quantidade de reclamações quanto a qualidade da sua mercadoria, ou seja, o barato pode sair caro.
Tipos de embalagem ideal
Agora que você já sabe as três dicas principais que precisam ser estudadas para escolher a embalagem ideal do seu produto, chegou o momento de conhecer alguns tipos de embalagens disponíveis no mercado.
É muito importante que você se lembre que cada uma dessas embalagens tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, é preciso encontrar a que melhor se encaixa no perfil da sua empresa e no produto oferecido.
1- Embalagens plásticas
Provavelmente as mais utilizadas no mercado, por diferentes áreas. Por serem leves e muitas vezes bem resistentes, aparecem como uma boa escolha para a maioria das mercadorias.
Entretanto, apesar de ter um custo relativamente baixo, as embalagens plásticas causam grande impacto ambiental, com isso precisam ser muito bem descartadas e dependendo do seu público-alvo e mercado, ter essas embalagens pode prejudicar a imagem da sua marca.
2- Embalagens de vidro
As embalagens de vidro são mais usadas em mercadorias que conservam alimentos e também perfumes, devido a sua capacidade de reter odores. Além disso, elas podem ser recicladas infinitas vezes.
Entretanto, como você já deve imaginar, o ponto fraco da embalagem de vidro é a fragilidade e também o difícil é mais custoso de transporte. Portanto, nem sempre é a embalagem ideal, embora apresente ao consumidor uma maior sofisticação.
3- Embalagens de papelão
Assim como as embalagens plásticas, esse tipo de embalagem possui um custo baixo, entretanto oferece ao produto uma menor proteção. Até por isso, é mais usada em mercadorias de delivery.
Portanto, se a logística de entrega de suas mercadorias possibilita ter o papelão como embalagem ideal, é uma ótima ideia a se desenvolver. Vale destacar que não é recomendado o envio de líquidos dentro das embalagens de papelão.
4- Embalagens de alumínio
As embalagens de alumínio são conhecidas por sua resistência e também pela possibilidade de ter vários processos de reciclagem. Portanto, se você necessita de uma embalagem resistente, mas não tão frágil com a de vidro, ela é uma ótima opção.
Entretanto, para manter a qualidade da embalagem é muito importante que se atente aos cuidados de estoque e também de uso, pois o metal tem o risco de passar pelo processo de corrosão, afetando sua resistência e também qualidade da mercadoria.
Por que escolher a embalagem ideal?
Durante o texto até aqui já foram apresentadas algumas das razões de que escolher a embalagem ideal é muito importante para a valorização do seu produto. Com isso, confira agora algumas outras vantagens de escolher a embalagem ideal.
- Aumentar a credibilidade do seu negócio
- Reduzir desperdícios por meio de embalagens adequadas
- Reduzir custos logísticos com fretes e armazenamento
- Melhorar o posicionamento da marca no mercado
- Fidelizar clientes
Portanto, como você pode ver, o processo de escolha da embalagem ideal é muito importante para a aceitação do seu produto ao mercado. É através dela que seus consumidores se manterão estimulados ou não a comprar.
Entretanto, é muito importante que além de uma embalagem ideal, sua marca e empresa ofereça também um produto de qualidade, ou seja, não vale a pena investir em boas embalagens se durante o uso o consumidor ficar desmotivado a comprar novamente.
Conclusão
Escolher a embalagem ideal é essencial para atrair possíveis clientes e também valorizar sua marca dentro de uma competitividade de mercado. Portanto, é muito importante equilibrar custos, qualidade e segurança ao desenvolver a embalagem ideal.
Por fim, existem diferentes tipos de embalagens e o processo de escolha precisa passar por análises criteriosas para que o produto final seja valorizado, mantendo suas propriedades e qualidades até o consumidor final.