Que os serviços de streaming chegaram para ficar, ninguém duvida. Com a explosão do acesso à internet, não demorou para que se percebesse o potencial de um novo mercado para a difusão de conteúdo televisivo, entre filmes e séries. Isso tirou a supremacia da TV por assinatura nos lares com condição de pagar a mensalidade? Sim, é um fato indiscutível, mas é evidente que não matou completamente o modo de ver TV de forma tradicional.
A prova disso é que as próprias operadoras de TV paga têm investido nos recursos online, entregando o mesmo produto. Ou seja, o acesso a canais de programação contínua segue vivo, mas com alternativas para sua utilização. Além disso, a reação deste nicho de mercado é agregar valor à contratação de qualquer pacote, oferecendo mais do que vários canais fechados. Muitas vezes, existe até uma união de forças com plataformas concorrentes.
A conclusão é que a TV por assinatura resiste às turbulências do mercado, já que ainda existe público para esse formato. Porém, como ninguém quer gastar dinheiro e não usufruir devidamente, pode rolar uma dúvida na hora de decidir pelo seu entretenimento doméstico. Então, no fim das contas, o que compensa mais, a TV por assinatura ou plataforma(s) de streaming?
Vamos expor alguns tópicos aqui para trazer um pouco de luz nesta questão. Confira!
Qual serviço é mais procurado hoje, TV por assinatura ou streaming?
Conforme já citado, a TV por assinatura reinou com folga durante muito tempo. Uma das queixas frequentes a seu respeito era sobre valores, proibitivos para muitas pessoas. Ainda assim, seguiu em frente até encontrar o streaming como adversário de peso, cuja bandeira era justamente a mensalidade acessível, mas ainda ia além. Afinal, não seria mais preciso assistir as coisas com hora marcada, acessando os conteúdos desejados e pausando a qualquer momento.
Sem dúvida, um chacoalhão forte, já que a adesão do Brasil ao fenômeno do streaming foi massiva, ficando em segundo lugar no cenário mundial. Não haveria como não fisgar os assinantes da TV paga, sendo que muitos migraram para o serviço e cancelaram o outro. É claro que atraiu, em primeiro momento, um público mais jovem, interessado em maratonas de séries, mas foi se consolidando em outras faixas etárias.
Ainda assim, aquele jeito mais comum de ver TV, buscando alguma coisa aleatoriamente ao trocar de canais, ainda é o hábito de muitas pessoas, as mais velhas, principalmente. Neste cenário, o streaming supera a TV por assinatura em números, mas não é isso que precisa nortear sua escolha. Antes de tudo, pense um pouco para definir seu perfil consumidor. A seguir, damos algumas dicas para chegar a uma conclusão sobre isso.
Definindo seu perfil
Existem três tópicos essenciais para sua decisão sobre TV por assinatura ou streaming. Abaixo, explicamos um por um, que precisam ser considerados em conjunto.
- Custo X benefício:
Claro que ninguém quer jogar dinheiro fora e o mais barato chama atenção. Se for unicamente por esse critério, as plataformas de streaming são substancialmente mais baratas na mensalidade e apresentam uma excelente relação custo X benefício. Ok, mas precisamos pesar os dois seguintes.
- Seus hábitos como telespectador(a):
Como você se comporta em frente à TV? Senta-se no sofá e gosta de já cair direto em um conteúdo definido, sem perder tempo? Gosta de maratonar séries, que já chegam com temporadas completas? Neste caso, o streaming é a sua cara. Porém, se gosta de zapear sem destino pelos canais e se surpreende com alguma coisa que decide assistir de repente, talvez deva considerar a TV por assinatura.
- Tempo disponível para ver TV:
Fator importante demais. Quem investe um considerável tempo livre a esse passatempo se beneficia mais com a TV por assinatura. Algumas operadoras, no entanto, trabalham com o modelo pré-pago justamente para atender pessoas com a agenda mais incerta. Deixando a coisa ainda mais nebulosa, o streaming pode ser uma boa para quem não tem tempo a perder, já que vai direto ao que interessa a qualquer momento.
As maiores plataformas de streaming hoje
Confira agora o que as grandes plataformas de streaming têm a oferecer, de forma geral. Note que pode ser mais vantajoso investir em mais de uma e, mesmo assim, pagar um valor mensal bem abaixo de uma TV por assinatura.
1- Netflix
Essa é a empresa que inaugurou o estouro mundial do streaming, apresentando um novo conceito em consumo de TV. Nascida em 1997, cresceu assustadoramente nos últimos 10 anos, investindo em conteúdo exclusivo e tendo vários produtos virando moda entre o público. Ainda é a maior do segmento e seu manuseio é o mais prático. Seus pacotes variam a mensalidade entre R$ 25,90 a 55,90.
2 – Amazon Prime Vídeo
O segundo lugar no mercado é atrativo para muita gente, pois a assinatura Prime da Amazon não dá acesso somente ao streaming. Na verdade, é uma forma de fidelizar clientes em geral, que compram na loja online sem pagar frete e tem outros benefícios. Catálogo muito bom, cada vez mais investindo em conteúdo exclusivo e possibilidade de agregar mais conteúdo pagando áreas avulsas. Com mensalidade de R$ 14,90, tem um custo X benefício surpreendente.
3 – HBO Max
Trazendo o catálogo conceituadíssimo da HBO e suas séries premiadas, além dos filmes da Warner, que inclui os heróis da DC, o HBO Max é a melhor escolha levando em conta o catálogo. Custo mensal de R$ 27,90, muito pouco pela qualidade do material oferecido e já começou a investir em futebol ao vivo.
4 – Disney+ / Star+
Deixamos os dois juntos aqui, pois ambos fazem parte do grupo Disney. Enquanto o Disney+ traz o conteúdo infanto juvenil, incluindo Marvel e Star Wars, o Star+ agrega os produtos da Fox, adquirida há pouco pela outra empresa. O valor do combo com acesso aos dois é de R$ 55,90, mas é possível assinar avulso cada um dos dois. Disney+ por R$ 27,90 e Star+ por R$ 32,90.
As maiores operadoras de TV por assinatura hoje
O cenário da TV por assinatura hoje é muito diferente de seu auge, já que muitas empresas de telefonia entraram na disputa, expandindo sua área de atuação. Mas é exatamente isso que permite pacotes com produtos diferentes, baixando o valor para os consumidores finais. Consulte e descubra se vale a pena para você.
1 – Claro TV
Ostentando o posto de número 1 em quantidade de assinantes, a Claro TV oferece uma série de produtos agregados em seus pacotes. Assinantes podem ter, em um mesmo plano, telefonia fixa e móvel, mas a TV por assinatura, economizando no processo. A claro também se destacou na última pesquisa de satisfação da ANATEL.
Em termos de valores, um pacote básico da Claro TV, com 120 canais, sai por R$ 59,99. O mais completo chega até a R$ 149,99, mas todos eles incluem o serviço de streaming Now, tornando a contratação mais vantajosa.
2 – SKY TV
A melhor avaliada em matéria de desempenho técnico e atendimento, a SKY TV é conceituada e ocupa o segundo lugar em número de assinantes. Uma das vantagens da operadora é oferecer uma modalidade pré paga, onde os clientes fazem a recarga com programação e duração definidas, facilitando o controle de gastos.
Os preços variam de R$ 99,90 no pacote mais simples, que traz cerca de 130 canais, até R$ 339,90 nos planos com mais pontos de instalação e funções diferenciadas no equipamento. Sempre há descontos expressivos nos primeiros meses.
3 – Oi TV
No terceiro lugar, mais uma que iniciou as atividades da telefonia e expandiu. Também oferece facilidades para clientes que adquirem produtos e conjunto e, como a SKY, também tem o modelo pré-pago.
Mensalidades a partir de R$ 84,90 em pacotes com mais de 120 canais. Para quem deseja mais do que isso, há opção com quase 200 canais por R$ 134,90.
4 – Vivo Play
O quarto lugar também é ocupado por uma empresa cujo serviço original é a telefonia. Tem sido alvo de críticas pela qualidade da imagem, mas pode ser um bom negócio para quem já é cliente e deseja incluir a TV por assinatura.
Os preços também são um pouco elevados em relação às outras. Pacote básico com cerca de 40 canais por R$ 109,99. O mais completo, com um pouco mais de 100, por R$ 269,99.
Conclusão
Antes de decidir definitivamente por um ou outro, consulte as operadoras. Atualmente, muitas delas oferecem produtos diferentes que podem ser o diferencial que você procurava. O importante é ficar por dentro do que cada empresa oferece e, às vezes, aproveitar a promoção do momento.