Um dos principais destaques do Product Discovery é o seu caráter colaborativo, indo além do escritório, para se obter dados e desenvolver hipóteses a serem testadas.
Na equipe responsável por essa atividade, estará o Product Owner (dono do produto), também conhecido como PO, que é o membro responsável por assumir a coordenação do processo.
Além do PO, outra participação importante é a do profissional de UX e UI, que estará atento a melhorias na experiência do usuário e terá papel na elaboração do protótipo.
Também é indispensável a presença de um responsável do setor de tecnologia para atuar como líder técnico, dando suporte em questões relacionadas a isso. O Product Discovery também pode contar com a presença de equipes de dados, arquitetura e infraestrutura.
Por fim, há as partes envolvidas com o produto, que são os acionistas, consumidores, clientes internos, times de marketing e atendimento, entre outros.
Calendário e espaços
Uma sessão de Product Discovery tem duração estimada entre uma semana e um mês. Como há gastos de recursos, quanto mais agilidade o processo tiver, mais eficiente será. Portanto, é necessário um bom planejamento, com a organização de uma agenda e a reserva dos espaços com antecedência.
É importante pensar nos ambientes para reuniões: uma sala física devidamente equipada e uma sala virtual para encontros remotos, visto que o home office se estabeleceu após a pandemia. Cada reunião costuma durar de 4 à 8 horas. Os integrantes da equipe devem ser notificados pelo menos uma semana antes da data programada.
Materiais
É importante equipar as salas das reuniões presenciais com materiais que poderão ser utilizados durante o trabalho nas etapas do processo. Algumas recomendações são post-its, canetas, quadro branco, marcadores, notebooks, aparelho de TV para apresentações, etc.
Para as reuniões virtuais haverá a necessidade de se criar salas em plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet ou Microsoft Teams. Além disso, há alguns softwares de organização e/ou criação de documentos que podem ser compartilhados com a equipe, como Excel, Trello, Draw.io, Google Drive, entre outros.
Etapas
O Product Discovery possui duas etapas: Exploração e Validação. Cada uma delas possui diferentes atributos e responsáveis por cada fase.
Na Exploração, o primeiro passo é a ideia/oportunidade. Essa parte é conduzida pelo PO e consiste na identificação de um problema, uma oportunidade ou uma nova ideia. Isso pode ter origem em diferentes fontes, tais como análise de mercado e concorrência, demandas dos clientes, problemas enfrentados nos negócios, etc. No fim, a listagem de ideias será apresentada aos demais membros da equipe.
Em seguida, se inicia a fase de pesquisa. O alvo de investigação pode ser um problema, assunto, situação, etc. Essa parte é conduzida pelo profissional de UX, trabalhando juntamente com o PO. As equipes de marketing e atendimento poderão participar, se reportando ao responsável por UX. O resultado será uma versão mais detalhada das listas de ideias e oportunidades, além dos questionários preenchidos.
Por fim, há a fase de avaliação e agrupamento, onde os mesmos responsáveis pela pesquisa irão reorganizar os itens para eleger quais serão priorizados.
A partir deste resultado, a equipe partirá para a etapa de Validação, onde ocorrerá a elaboração do protótipo e a testagem.
Na fase de protótipo, serão elaboradas propostas de soluções pelos profissionais de UX e UI ao lado da equipe de tecnologia. Os resultados podem ser apresentados em formas de protótipos em papel ou digitais, rascunhos, modelagem de dados, desenhos de arquitetura, etc.
Na fase de teste, a hipótese será testada através do recolhimento de feedback entre os usuários. O time de atendimento pode auxiliar nessa tarefa, se reportando aos profissionais de UX/UI e ao PO.
A fase que encerra o processo do Product Discovery é a conclusão, liderada pelo dono do projeto. Nesta parte, será feita uma avaliação para verificar se as soluções e resultados esperados foram alcançados, e a partir disso, validar ou não. Os dois resultados serão a lista de problemas e soluções invalidados e o Backlog do Produto.