Algumas pessoas possuem sapatos em uma variedade de cores, estilos e materiais, enquanto outras preferem usar alguns pares básicos.
No entanto, independentemente da quantidade, material e estilo, há um detalhe que é verdade: se as pessoas não cuidarem bem de seus sapatos, a beleza e a vida útil dos sapatos serão afetadas.
Neste artigo você saberá como armazenar os calçados da maneira correta.
Limpe antes de guardar
Mesmo que você chegue em casa cansado e desesperado para relaxar, resista à tentação de guardar os sapatos sujos no armário.
Nesta altura, o melhor é guardar os sapatos num canto da casa e lavá-los quando tiver mais energia, pois o ideal é guardar os sapatos devidamente lavados para evitar que a sujidade se deposite neles.
Sem falar que esse cuidado também previne outros problemas desagradáveis, como o aparecimento de maus odores.
Assim, para limpar os sapatos, utilize um pano macio e, se necessário, cera ou pasta de polir.
Se você planeja dar um acabamento brilhante aos seus sapatos, lustre-os levemente com uma escova de cerdas macias e finalize com um polidor de flanela.
Não empilhe
Um erro muito comum na hora de guardar sapatos é colocar um par em cima do outro. Além de deformar o sapato, esse método de armazenamento pode manchar o sapato e causar arranhões e marcas irreversíveis.
Portanto, se for armazená-los fora de caixas e sacolas, certifique-se de alinhá-los aos pares, colocando um ao lado do outro. Então guarde a dica: Nunca mais empilhe.
Use sacos e caixas
Evite guardar os sapatos em caixas de papelão, propensas a traças e baratas, ou sacolas plásticas, que bloqueiam a circulação do ar.
Dito isso, o ideal é levar um par de sapatos dentro de uma bolsa de flanela ou TNT, de preferência com expositor.
Além disso, outra opção divertida é investir em caixas transparentes de PET ou de polipropileno, que auxiliam na visualização do conteúdo.
Se for uma caixa, lembre-se de que devem ter algum tipo de entrada de ar para que o calçado respire e não mofe.
Aproveite da mobília
Guarde seus calçados de forma prática, segura e organizada com armários, alcovas, prateleiras, sapateiras e armários.
Aqui, é ainda melhor se você tiver vários níveis para guardar sapatos, porque assim um par de sapatos pode ser classificado por cor e modelo.
Por exemplo, uma prateleira pode guardar botas, outra pode guardar tênis, outra pode guardar tênis, outra pode guardar sandálias e assim por diante.
Se sua casa é pequena e você não tem móveis dedicados para guardar seus sapatos, opte por uma cama com gavetas ou um organizador de sapatos que pode ser colocado atrás de uma porta ou em uma área de serviço.
Tome cuidado com o material
Praticamente todo tipo de calçado requer cuidados especiais. Os sapatos de couro devem ser limpos com um pano seco e, finalmente, precisam ser polidos para evitar que os sapatos sequem.
Sapatos de couro envernizado devem ser limpos com uma escova macia ou pano úmido. Os calçados de camurça, por outro lado, requerem limpeza com produtos próprios para o material.
Além disso, se os sapatos forem de plástico, lave-os com água fria e sabão de coco para evitar odores desagradáveis. E seja qual for o material, lembre-se de nunca guardá-los molhados, pois trata-se de um convite para o mofo
Prefira marcas de qualidade
O segredo de como fazer os sapatos femininos e masculinos durarem mais é apostar em uma marca de qualidade e com sólida reputação no mercado.
Afinal, se a matéria-prima do produto for de má qualidade, não adianta conhecer seus segredos e tomar diversos cuidados, pois o material e as costuras vão se deteriorar de qualquer maneira.
Não use naftalina
O Brasil é um país predominantemente tropical com altas temperaturas na maioria das cidades, pelo menos durante alguns meses do ano.
O calor não só encoraja a proliferação de micróbios, como também cria insetos temíveis e desagradáveis.
Por isso, muitas pessoas têm o hábito não recomendado de colocar bolas de naftalina no guarda-roupa.
É um composto altamente tóxico com baixo perfil de segurança e pode causar alergias e problemas respiratórios, principalmente em crianças, gado e pessoas mais suscetíveis.
Como se não bastasse, seu cheiro característico penetra facilmente nos sapatos, deixando para trás um cheiro forte e desagradável.
Cuidado com o mofo
Em casos mais graves, pode ser difícil restaurar o sapato, mas existem algumas técnicas disponíveis que podem oferecer alguma esperança. Lembre-se que um pano úmido ou água corrente só vai limpar a superfície, não vai matar o fungo.
Para se livrar do mofo, você pode usar vinagre de maçã ou álcool comum se o material for couro.
Se o modelo for verniz, vinil ou imitação, a melhor aposta costuma ser usar álcool em gel. Lembre-se de secar bem tudo ao final do processo para que o calçado não molhe ou deixe manchas de umidade.
Com isso, você sabe agora como armazenar os calçados de maneira correta.