Você já se perguntou sobre o que é um corpo saudável e como cuidar? Essa é uma dúvida muito pertinente e que merece a devida atenção.
Afinal de contas, manter o nosso corpo saudável é fundamental para que se possa ter uma velhice mais tranquila.
No entanto, a verdade é que, devido ao trabalho excessivo ou até por conta da rotina corrida, algumas pessoas acabam tendo algumas dúvidas sobre o que é um corpo saudável e como cuidar.
Na verdade, as pessoas que costumam ter um ritmo de vida mais acelerado costumam se alimentar da maneira errada, fazer menos exercícios e ainda dormir mal.
Todos esses costumes acabam fazendo com que se fique cada vez mais distante do ideal: ter um corpo saudável.
Mas, assim como adquirimos hábitos negativos, é perfeitamente possível reeducar a nossa mente e passar a ter atitudes que são saudáveis.
A partir do momento que se tem hábitos saudáveis, o indivíduo começa a sentir uma grande melhora em seu dia a dia, além de também contribuir para a sua qualidade de vida.
Então, se você quer saber sobre o que é um corpo saudável e como cuidar, basta continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber a respeito desse assunto. Confira!
O que é um corpo saudável?
A verdade é que ter um corpo saudável está diretamente relacionado com o autocuidado, sendo que isso está além do que sentir-se à vontade com o próprio corpo.
Ter um corpo saudável quer dizer estar com a sua saúde em dia. Ou seja, todos os seus órgãos internos devem funcionar da forma correta, sem quaisquer doenças que possam acometê-lo.
Quanto a esse respeito, é importante mencionar que cada pessoa tem algumas necessidades mais especiais e específicas.
As mulheres, por exemplo, devem manter uma atenção ainda mais especial aos seios, útero e os ovários.
No entanto, pessoas que possuem predisposição para desenvolver alguma doença também devem ficar atentas, a fim de prevenir ou obter o diagnóstico precoce.
E uma dos grandes segredos de como ter um corpo saudável se resume ao autoconhecimento. Isso porque, quando você sabe o que é normal no seu corpo, sabe em quais sinais deve ficar atento.
A partir do momento que você conhece o seu histórico de saúde, passa a ser um pouco mais simples para manter o seu corpo saudável.
Fora isso, também é interessante aderir a exames de rotina e aceitar as suas próprias características, bem como tentar ter uma relação mais positiva consigo mesmo, isto é, com a sua própria imagem.
A partir do momento que se tem autocuidado, fica muito mais fácil de acompanhar e entender todas as transformações e notar que há algo de errado.
Como se cuidar para ter um corpo saudável?
Agora que você já entendeu melhor sobre o que é um corpo saudável, é importante obter as devidas informações para saber o que fazer para conquistar esse resultado.
Então, dentre alguns cuidados, citamos os seguintes:
1. Mantenha o check-up médico em dia
Uma das primeiras coisas para manter o seu corpo sempre saudável é ficar atento em relação aos seus exames.
Dessa forma, você garante que está sempre saudável. Mas, se por acaso o médico notar alguma alteração fora do comum, ele pode indicar alguns exames para obter o diagnóstico precoce.
E, ter um diagnóstico cedo também é importante. Afinal, se você descobre cedo que tem um tumor ósseo maligno, por exemplo, as chances de cura são maiores.
Além disso, a forma de tratar o problema pode ser muito menos invasiva, já que não houve tempo para que o tumor se desenvolvesse.
Além de tudo, não há como deixar de mencionar que a prevenção é o melhor remédio para se manter um corpo saudável.
Sendo assim, procure manter uma rotina, com as suas consultas sempre em dia, a fim de saber se está tudo bem com o seu corpo.
2. Reduza a ingestão de sal no dia a dia
É verdade que pode ser bem tentador colocar sal na comida, mas tenha em mente que esse é um hábito bem prejudicial.
Além disso, devemos nos atentar também que o sal está presente em diversos alimentos que compramos para comer no dia a dia, como no pão, pizza, batata frita, ketchup etc.
Mas, para manter um corpo saudável, é fundamental diminuir a ingestão de sal. Dizemos isso porque o consumo exagerado é capaz de aumentar as chances de câncer no estômago e osteoporose, por exemplo.
Consumir muito sal ainda pode elevar a pressão arterial, que é um dos principais componentes para acarretar em AVC.
Sendo assim, ao falar sobre o que é um corpo saudável e como cuidar, não há como deixar de citar a importância em diminuir o consumo de sal.
Para tal, também é importante diminuir a ingestão de alimentos industrializados. Isso porque, muitas das vezes, eles têm mais sal que os orgânicos.
A dica vital antes de comprar qualquer alimentos com certeza é conferir as informações nutricionais na embalagem.
3. Não pular nenhuma das refeições
Muita gente não tem o costume de tomar o café da manhã, mas esse é um grande erro. Afinal de contas, essa é a primeira alimentação do dia, a qual irá nos dar energia para o dia todo.
Além disso, quando pulamos os horários certos de se alimentar, o corpo fica com carência nutricional, o que não é ideal para manter o corpo saudável.
Na grande maioria das vezes, quando pulamos uma refeição, suprimimos algum grupo alimentar, o que irá ocasionar a falta de algum nutriente.
Outro problema em pular uma refeição é que, frequentemente, há uma tendência a tentar descontar na próxima.
Ou seja, isso vai gerar no acúmulo de peso ou mesmo em uma possível compulsão alimentar. É por essa razão que não se deve pular refeições.
Comer a cada três horas com certeza é o mais indicado, seguindo sempre um plano alimentar que seja adequado.
Através deste hábito, será possível obter uma diversidade de nutrientes, os quais são tão importantes para garantir um corpo saudável.
Um bom exemplo de alimento saudável que pode ser incluído na alimentação é a beldroega. A beldroega é uma planta que é rica em nutrientes, incluindo potássio, magnésio, ferro e outros. A beldroega pode ser consumida crua, cozida ou em forma de chá.
A beldroega é um alimento versátil que pode ser incluído em uma variedade de pratos. Se você está procurando uma maneira de melhorar sua saúde, considere incluir a beldroega na sua dieta.
4. Praticar exercícios físicos
Também não há como falar sobre o que é um corpo saudável e como cuidar sem citar o quão importante é praticar exercícios físicos.
Além de reduzir os sinais de envelhecimento, os exercícios melhoram a massa muscular magra, diminui a pressão arterial, fortalece os ossos e ainda controla o colesterol.
Tudo isso sem sequer citar os benefícios para a mente, como a redução do estresse e melhoria na sensação de bem-estar.
Para aqueles que querem conquistar um corpo saudável e viver ainda mais, não há como relegar esse hábito.
Dez minutos de atividade já fazem uma grande diferença. Portanto, faça aulas de yoga, dança, caminhe e coisas do gênero.
5. Comer frutas
Sabia que as laranjas oferecem muito mais benefício para a saúde do que as pílulas de vitamina C? Então, que tal trocar esse hábito?
As frutas costumam ter uma carga muito mais elevada de nutrientes. Por isso, outra dica para cuidar de um corpo saudável é começar a ingerir mais frutas e minerais.
Para isso, é preciso ter uma dieta equilibrada, que não tenha como foco principal apenas o uso de suplementos.
É claro que eles podem sim contribuir para uma série de fatores, mas as frutas costumam ser muito mais saborosas e saudáveis.
A dica é tentar se alimentar com alguma fruta logo pela manhã, para poder se energizar. Além de ingerir in natura, ainda pode preparar saladas, vitaminas, sucos ou até picolés, para os dias mais quentes.
6. Alimentar-se adequadamente
Alimentar-se adequadamente envolve sim comer fruta, mas é uma questão que vai muito mais além do que apenas isso.
Na verdade, estamos falando de forma geral, sobre o quão importante é manter um equilíbrio em todas as suas refeições.
É dessa forma que será possível garantir que o seu corpo irá receber os devidos nutrientes para manter o corpo e organismo sempre saudável.
Mas, para garantir isso, o mais adequado seria passar em um profissional, para que ele possa indicar uma dieta balanceada.
Uma ótima alternativa é procurar por um nutricionista digital, que seja capaz de lhe atender da sua casa e dar todo o suporte que precisar.
A verdade é que, a cada dia que passa, cada vez mais as pessoas estão deixando de consumir alimentos naturais e integrais, mas dando preferência por alimentos ricos em gordura, açúcar e sal.
No entanto, ter uma dieta rica em vegetais está relacionado a chance de diminuir as chances de desenvolver câncer de mama, pulmão, colo do útero etc.
Além de tudo, tente ao máximo limitar o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans. Ao invés disso, opte por alimentos que sejam ricos em ômega-3 e ácidos graxos.
Dizemos isso porque essas substâncias são anti-inflamatórias, as quais são capazes de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, além de também melhorar o humor.
7. Beber água
Falar sobre o que é um corpo saudável e como cuidar obriga a citar a importância de aumentar a ingestão de água.
O nosso corpo é composto por 60% de água e, ainda assim, é de grande importância manter uma boa hidratação.
Mas a verdade é que a grande maioria das pessoas não bebe o suficiente de água todos os dias. Porém, ela é vital para o funcionamento do nosso organismo.
A água ainda é importante para remover resíduos, toxinas e ainda transportar os nutrientes e oxigênios pelo corpo.
A ingestão adequada de água ainda pode diminuir as chances de ter uma série de problemas de saúde, evitando a necessidade de ter que passar por alguma cirurgia no fígado.
Beber mais água também ajuda a encher o estômago, deixando menos famintos e, por consequência, menos propensos a comer.
Por consequência, também contribui para regular o nosso peso. Em relação à quantidade adequada de água por dia, deve ser de 2 a 3 litros.
8. Dormir bem
Ter uma boa noite de descanso é fundamental, haja vista que é um dos processos naturais do nosso corpo.
E isso é importante porque é através do sono que existe o fortalecimento da imunidade, renovação das células e ainda neutraliza os radicais livres, que são tão maléficos para o nosso corpo.
Na grande maioria das vezes, oito horas de sono por dia é o suficiente para poder repor as energias para o dia seguinte.
Além disso, é através das noites de sono de qualidade que é possível obter melhora até nos ossos, haja vista que os músculos se regeneram com muito mais facilidade.
No entanto, também não há como deixar de salientar que é preciso trabalhar o fortalecimento dos ossos através de exercícios e demais atividades físicas.
É essa integração que deixa o corpo funcionando com o máximo potencial, reduzindo estresse, diminuindo possíveis dores e desconfortos.
9. Tomar banho sol
Tomar sol também é um dos cuidados que as pessoas devem ter, haja vista que é responsável por regular uma série de questões para a nossa saúde.
No entanto, ao tomar sol, sempre utilize um filtro solar adequado, até mesmo para evitar todos os tipos de câncer de pele, como o melanoma de coroide.
Expor-se ao sol estimula a produção de vitamina D, a qual é essencial uma série de atividades do corpo, além de também estimular a produção de melanina, prevenir diversas doenças e ainda aumentar a sensação de bem-estar.
Tomar banho de sol, pelo tempo adequado, ainda é capaz de regular o ciclo circadiano e o relógio biológico, algo que alivia a insônia e melhora a qualidade do sono.
A dica é que você se exponha ao sol sem protetor solar por pelo menos 15 a 30 minutos todos os dias, de preferência antes das 10h da manhã e após às 16h, já que é quando o sol não está tão forte e que, portanto, não tem riscos associados à exposição.