A informação é sempre a melhor maneira de evitar alguns problemas. Por isso, é interessante saber quais são os tipos de fraudes de documentos.
Quanto a esse respeito, há algumas coisas das quais você precisa ficar atento. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto.
Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é fraude de documentos?
Em suma, a fraude de documentos nada mais é que qualquer tipo de alteração que acontece em um documento original, onde exista o intuito de enganar ou tirar vantagens ilícitas.
É um tipo de crime que já acontece há bastante tempo, mas que vem conquistando cada vez mais força por parte dos criminosos.
Além disso, à medida que o tempo passa e as tecnologias avançam, muitos criminosos acabam encontrando meios de praticar ações fraudulentas.
Portanto, tem sido cada vez mais necessário saber quais são os tipos de fraudes de documentos, a fim de que você possa evitar esse tipo de problema.
Na grande maioria das vezes, o risco maior é para as empresas, haja vista que existem mais documentos relacionados às finanças.
Quais são os tipos de fraudes de documentos?
Hoje em dia, há diversos diferentes tipos de golpes, os quais também envolvem a fraude de documentos.
Porém, podemos afirmar que os criminosos costumam preferir realizar as fraudes a partir de alguma plataforma digital.
Isso acontece porque, de certa forma, é algo relativamente novo, algo que facilita a ação dos criminosos. Agora, dentre os tipos de fraudes de documentos, citamos os seguintes:
Boletos falsos
De todos os tipos de fraudes de documentos, os boletos falsos são um dos mais comuns, os quais ocorrem há um tempo.
Trata-se de um tipo de fraude em que o criminosos manipula o código de barras original e envia para empresa por correspondência, páginas falsas ou links.
Roubo de dados
Nada mais é quando um criminosos se passa por alguma marca ou site oficial, levando a empresa a clicar em algum link falso.
Feito isso, o criminosos consegue roubar algumas informações que são importantes.
Pedido de empréstimos com documentos falsificados
Um dos tipos de fraudes de documentos que tem ocorrido com frequência é a respeito dos empréstimos com documentos falsos.
Nesse caso, os criminosos conseguem obter os dados pessoais de alguém para então usar para solicitar empréstimos.
Abertura de empresas
Nada mais é quando os criminosos abrem uma empresa em nome de alguma vítima. Ao fazer isso, ele aplica golpes de grande escala, pedindo empréstimos ou financiamentos com valores bem altos.
Como evitar esses tipos de fraudes de documentos?
Existem algumas práticas que podem evitar esse tipo de problema, tais como:
Use assinatura eletrônica
Não há como negar que a melhor maneira de evitar qualquer tipo de fraude é utilizando uma assinatura eletrônica. Afinal, ela detém um processo de autenticação, garantindo a veracidade.
As assinaturas eletrônicas possuem recursos criptográficos, os quais acabam inviabilizando qualquer tipo de mudança no documento que foi assinado.
Dessa maneira, impede com que o criminoso seja capaz de falsificar. Além disso, trata-se de uma alternativa que tem validade jurídica.
Verifique a validação
Para evitar cair em qualquer um dos tipos de fraudes de documentos, sempre averigue a validação do arquivo que foi enviado para a sua empresa.
A nossa dica é que compare algumas características do documento com algum que tenha recebido antes. Nesse caso, analise:
- Tamanho dos símbolos de órgãos oficiais;
- Inserção de marcas d’água;
- Existência ou ausência de selos, adesivos ou impressões;
- Resolução das imagens.
Isso é importante porque sempre existe um padrão para os documentos públicos. Caso saia desse padrão, desconfie.
Faça perguntas
Se tiver qualquer dúvida a respeito da autenticidade do documento, pergunte. Como os criminosos costumam lidar com montante de documentos, é muito provável que não memorizem o que lhe passaram.
Então, uma das formas de evitar cair em um dos tipos de fraudes de documentos, é justamente questionar sobre o arquivo em questão.