Quer saber sobre como ser advogado nos EUA? Para muitos brasileiros, esse é um grande sonho. E, ainda que você possa acreditar ser impossível, saiba que não é!
É perfeitamente possível alcançar esse sonho. Mas, para que isso possa acontecer, você primeiro deve saber sobre como ser advogado nos EUA. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo!
Como ser advogado nos EUA?
Antes de qualquer coisa, toda pessoa que queira atuar na advocacia nos EUA deve atender os seguintes resultados:
- Formação em um curso de bacharelado de direito;
- Pós-graduação com duração de três anos, conhecida como “Juris Doctor”;
- Realizar o “Bar Exam”, semelhante ao OAB.
Sendo assim, totalizando tudo, seriam mais de 7 anos de formação entre estudo, preparação e exames. A partir do momento que passa por toda essa etapa, o cidadão nativo pode atuar como advogado nos EUA.
Como ser advogado nos EUA sendo brasileiro?
Agora, se você já se formou no Brasil, e quer advogar nos EUA, além da formação de bacharelado, é necessário obter o LL.M.
Para quem não sabe, é como se fosse um mestrado lato sensu em direito, o qual permite que alguém se especialize em uma área mais específica da jurisprudência.
Por mais que a pessoa não tenha feito uma graduação nos Estados Unidos, a grande maioria dos estados norte-americanos aceitam sim o LL.M como sendo o equivalente ao Juris Doctor (JD).
Dessa forma, acaba facilitando com que estrangeiros possam exercer essa profissão no país. No entanto, é bem provável que passe por algumas dificuldades.
Para facilitar o seu trabalho, pode ser interessante saber qual é o melhor software jurídico ou mesmo sempre se manter atual às tendências.
Agora, se você ainda não terminou a sua graduação em direito no Brasil, ainda assim você pode passar pelas mesmas etapas que os nativos, iniciando o seu plano para se tornar advogado nos EUA.
O que é LL.M?
De forma resumida, o LL.M nada mais é que um tipo de curso de especialização, o qual serve como se fosse um pré-requisito para todas as pessoas que nasceram fora dos Estados Unidos, mas que querem trabalhar na área do direito.
Trata-se de um curso muito focado na prática do direito em si e que, portanto, fica bem longe de questões teóricas.
Para poder fazer esse curso, tudo o que você precisa fazer é apenas ter graduação em direito em seu país de origem.
No decorrer do curso, todos os estudantes passam a conhecer os mais distintos ordenamentos jurídicos, os quais possuem normas bem diferentes daqui do Brasil.
Além disso, é possível oferecer o LL.M em qualquer país que tenha adotado o sistema de direito comum, onde a aplicação das regras ocorre sempre levando em conta a jurisprudência e costumes da sociedade e questão.
Onde cursar o LL.M?
Aqui no Brasil, existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de LL.M. Mas, para se tornar advogado nos EUA, é preciso fazer esse curso em uma instituição norte-americana.
No entanto, a instituição deve ser reconhecida pela American Bar Association (ABA). Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, o qual define padrões acadêmicos às escolas jurídicas.
Mas, para escolher onde cursar o LL.M, é preciso levar em consideração alguns fatores, em especial a especialização e objetivos com o curso.
Quais são os tipos de LL.M?
Nos EUA, você pode cursar um LL.M conhecido como “LLM Law”, o qual aborda uma visão mais geral de especializações da advocacia.
Porém, ao redor de todo o mundo, você consegue se especializar em uma das áreas de atuação do direito, as quais podem incluir:
- Direito civil;
- Direito ambiental;
- Direito empresarial;
- Direito financeiro;
- Direito marítimo;
- Direito criminal;
- Direito da saúde;
- Direitos humanos.