A carreira militar possui diferentes postos e graduações. Dependendo da sua patente, o salário pode chegar a até 14 mil reais, mais as gratificações específicas de cada área.
Continue lendo e conheça todos os cargos do exército Militar Brasileiro e sua remuneração.
Hierarquia militar
Os militares das Forças Armadas, distribuídos pelas instituições do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, prestam serviço à sociedade brasileira, tendo como missão principal a defesa do nosso país, garantindo a lei e a ordem.
Ao todo, existem 19 cargos diferentes no Exército Brasileiro. Começando pelos soldados e, em ordem, vêm os cabos sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis, coronéis, e os generais. As patentes possuem subdivisões, como a classificação de sargentos em primeiro-sargento, segundo-sargento e terceiro-sargento.
As promoções dentro da carreira militar são distribuídas com o tempo de serviço e o merecimento de cada soldado, realizando entrevistas e testes para avaliar o seu desempenho.
Atuação no Exército
O Exército compõe as Forças Armadas, juntamente com a Marinha, a Aeronáutica e as organizações e instituições que promovem o combate e a defesa do nosso país.
Com exceção do serviço militar obrigatório, o ingresso no Exército acontece através de concursos públicos prestado para:
- Instituto Militar de Engenharia (IME);
- Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx);
- Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx);
- Escola de Saúde do Exército (EsSEx);
- Escola de Sargentos de Logística (EsLog);
- Escola de Sargentos das Armas (ESA).
A Escola de Sargentos de Logística e a Escola de Sargentos das Armas admitem apenas candidatos do sexo masculino.
Um dos requisitos para atuação em qualquer uma delas é possuir uma altura de no mínimo 1,60 centímetros para homens e 1,55 centímetros para mulheres, e ser brasileiro nato ou naturalizado.
São admitidas pessoas que concluíram o ensino médio ou estão no último ano de realização do concurso. Por ser uma profissão mediante aprovação em concurso público, a carreira militar possui estabilidade e remunerações mais altas comparadas a um setor privado. Além disso, o profissional só é demitido de sua função caso realize um ato grave, e antes de concluir o seu afastamento, ele ainda passa por um processo administrativo.
Cargos e remuneração do Exército
O salário da carreira militar variam de R$1.300 para os primeiros níveis a R$14.000 para os níveis mais altos, que é o de Marechal. Os concursos normalmente são realizados com uma prova escrita, exames de saúde, avaliação psicológica e um teste de aptidão física. O indivíduo que passar no CF, ingressa na patente oferecida.
Confira abaixo os cargos do Exército em ordem hierárquica:
- Taifeiro Segunda Classe;
- Taifeiro Primeira Classe;
- Taifeiro-Mor;
- Cabo;
- Terceiro-Sargento;
- Segundo-Sargento;
- Primeiro-Sargento;
- Subtenente;
- Aspirante;
- Segundo-Tenente;
- Primeiro-Tenente;
- Capitão;
- Major;
- Tenente-Coronel;
- Coronel;
- General de Brigada;
- General de Divisão;
- General de Exército;
- Marechal.
Na carreira militar, um dos maiores benefícios é a aposentadoria com salário integral, que começa a contar a partir do primeiro dia de curso.
Atuar como militar exige esforço e responsabilidade, a carreira é indicada principalmente para quem procura por uma profissão com mais estabilidade e de grande valor social.