Expansão empresarial

Expansão empresarial: saiba como desenvolver seu negócio

Decidir por uma expansão empresarial é uma das principais atividades de um empreendedor. Afinal, ele precisa ter conhecimento completo sobre o mercado e sobre as oportunidades que seu negócio e público oferece. 

Por isso, após abrir ou comprar empresa e fazer ele se solidificar no mercado, entender o momento certo de expansão é bastante complexo e importante. Inclusive, um passo maior que as pernas pode significar a ruína de um negócio de sucesso. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre expansão empresarial. Confira todos os pontos importantes a serem analisados e as melhores oportunidades para desenvolver seu negócio.

Afinal, o que é expansão empresarial?

De modo geral, uma expansão empresarial só é considerada quando uma determinada empresa atinge seu estado máximo de desenvolvimento. Com isso, a partir de um novo planejamento estratégico se inicia a expansão. 

O processo pode envolver diferentes estratégias como desenvolvimento de novos produtos ou serviços, abertura de novos pontos de venda e franqueados. Além disso, a expansão pode também estar relacionada à compra ou fusão de outras empresas.

Portanto, é um método bastante amplo e que cada passo precisa ser minuciosamente estudado e alinhado com o planejamento. De modo geral, a expansão empresarial visa maior destaque no mercado, maiores oportunidades e receitas.

É fundamental que empresas de sucesso pensem nesse crescimento para manterem sua relevância de mercado. A partir disso, seguir conquistando novos clientes e consolidando a marca como uma grande peça atuante no mercado.

Por que a expansão empresarial é importante?

Com os conceitos sobre a expansão empresarial é possível entender sua importância. De modo geral, ela influencia diretamente na visão que concorrentes e clientes têm sobre a marca. Por isso, é uma maneira de torná-la mais competitiva e destacada. 

Além disso, ela é importante para que a marca consiga atingir mercados, públicos e até publicidades que não tinha no seu market share. Logo, é fundamental para aumentar e diversificar as receitas. 

Com isso, embora seja complexa e custosa, ela pode fazer com que a empresa enfrente crises de uma maneira mais branda. Afinal, quando um produto ou serviço estiver em baixa, outro tende a ficar em alta e equilibrar as contas. 

2 tipos de expansão empresarial

Para os empreendedores que desejam passar pelo processo de expansão, é importante que eles saibam que existem duas maneiras de tornar isso possível. De modo geral, existe a expansão empresarial orgânica e a inorgânica. 

A expansão orgânica está caracterizada como um crescimento lento e gradual, com a consolidação da marca ao longo dos anos. Esse tipo de crescimento é determinado pela qualidade dos produtos, serviços e aceitação dos consumidores.

Já a expansão no modo inorgânico acontece quando a empresa cresce rapidamente a partir de uma venda para outra empresa, as chamadas holding. Com isso, ela passa a dominar o mercado, e até mesmo realizar a fusão entre concorrentes. 

Esse modelo, embora muito mais custoso, apresenta rápidos resultados, portanto, é um dos mais utilizados por empresas com capital de investimento. Além disso, ele também pode ser considerado uma maneira de expandir a marca e diminuir a concorrência.

tipos de expansão empresarial

Vantagens e desvantagens da expansão empresarial

Um dos grandes fatores para tornar um negócio produtivo e saudável financeiramente é a capacidade de negociação e redução de custos. 

A partir disso, a expansão empresarial oferece a vantagem da possibilidade de diminuir custos, comprando em maiores escalas.

Outra vantagem do processo de expansão é trabalhar com maiores receitas e possivelmente lucros. Além disso, por trabalhar com diferentes produtos e serviços, a empresa pode sofrer menos com influências externas.

Seja através de holdings ou de crescimento orgânico, a empresa que busca se expandir tem como vantagem poder se relacionar com mais consumidores. Com isso, consegue entender melhor o mercado e produzir produtos e serviços mais assertivos.

Entretanto, como qualquer planejamento, a expansão empresarial oferece riscos e desvantagens, por exemplo, a complexa gestão empresarial. Afinal, quanto maior a empresa, mais setores, mais pessoas e números envolvidos. 

Portanto, é fundamental um bom planejamento e controle para auxiliar tanto no processo de expansão quanto na manutenção da qualidade. Como todo início de uma empresa é possível que a expansão impacte o fluxo de caixa. 

Além disso, a expansão empresarial pode transformar os processos de administração e produção mais confusos e lentos. Para isso, é importante investir em capacitação dos colaboradores e seguir um bom planejamento financeiro e empresarial.

Como realizar uma expansão empresarial?

Para colocar em prática um plano de expansão empresarial é necessário desenvolver respostas para uma série de perguntas. O primeiro passo é definir os objetivos da expansão e alinhar com o planejamento estratégico. 

A partir disso, é necessário que os gestores se perguntem sobre os recursos disponíveis para proporcionar o crescimento esperado. Ou seja, determinar os valores e as estratégias para favorecer um crescimento financeiramente saudável e factível. 

É preciso também analisar os riscos e relacionar com as oportunidades de mercado. Ou seja, quantificar o que a empresa pode perder com a expansão, desde consumidores a receita, depois balancear com os pontos positivos.

Com o saldo positivo é preciso analisar os obstáculos que a empresa terá que percorrer para a expansão empresarial. Nesse sentido, determinar métodos de expansão, leis, tributos e todas as outras necessidades para tornar viável o crescimento.

Com o conhecimento completo sobre cada uma dessas perguntas e passos é possível determinar se é viável ou não a expansão e definir o planejamento necessário.

Como realizar uma expansão empresarial

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no conteúdo acima, fica evidente que a expansão empresarial é um processo complexo, mas importante para a consolidação de uma marca. 

Para tornar esse processo possível é fundamental entender sobre os riscos e oportunidades que a expansão pode proporcionar. Com isso, deve-se analisar as possibilidades de uma expansão orgânica, a qual cresce ao longo do tempo e da aceitação do público.

Ou uma expansão inorgânica, como a compra ou venda por uma holding, a qual oferecerá capital, mão de obra e mecanismos para desenvolver o negócio como um todo. Para esse processo funcionar é preciso um planejamento estratégico e financeiro detalhado.

Agora que você já sabe sobre expansão empresarial e como realizar esse processo, é a sua hora de analisar as condições da sua empresa e proporcionar seu crescimento.