Usar boas ferramentas para fazer backup de arquivos, como UBackit, é crucial para proteger dados importantes de perda, ataques ou danos, bem como criar cópias de segurança.
O backup de arquivos, de forma simplificada, é a criação de uma cópia de segurança de arquivos importantes, como documentos, fotos e vídeos e outros dados. O objetivo é que a mesma seja armazenada em local seguro para proteger os dados contra perdas e danos. Para isso, vale usar ferramentas úteis para fazer backup de arquivos, como o UBackit.
Como mencionado, a principal finalidade do backup de arquivos é resguardar os dados e informações de danos, perdas e outros problemas decorrentes de ataque de malware, falha de hardware ou erro humano. A cópia é, então, salva em um servidor em nuvem ou mídia de armazenamento offline.
Uma das principais vantagens do processo é, sem dúvidas, restaurar seus dados em caso de perda, evitando assim problemas e prejuízos. Para isso, deve contar com ferramentas úteis para fazer backup de arquivos, a exemplo do UBackit. O funcionamento deste, aliás, você verá a seguir.
6 ferramentas úteis para fazer backup de arquivos
Atualmente, o mercado disponibiliza diferentes ferramentas para backup, resultando na guarda dos arquivos e informações, por exemplo, no disco rígido ou nuvem.
Wondershare UBackit
O Wondershare Ubackit é, sem dúvidas, um dos gerenciadores de backup mais seguros e inteligentes hoje disponibilizados no mercado. Só para exemplificar, viabiliza a gestão do backup de arquivo, backup de partição, disco interno e externo.
Trata-se, então, de um software de backups de arquivos, partições, disco rígido de computador com Windows ou qualquer disco rígido externo. Além das operações convencionais, proporciona uma experiência elaborada ao oferecer recursos mais avançados, por exemplo:
- backup incremental;
- backup em tempo real;
- agendamento de backup;
- backup criptografado.
Ainda, permite restaurar arquivos perdidos em operações, com a vantagem de visualizá-los para confirmação de histórico. Isso inclui fotos, documentos, vídeos, áudios, entre outros.
Além disso, permite que a pessoa usuária faça o backup do disco rígido externo, para evitar o espaço insuficiente no computador e obter os dados desejados a qualquer momento.
Ademais, viabiliza a clonagem entre HD’s, inclusive MBR para GPT, que possui maior capacidade de armazenamento. No caso específico do backup de partição, por exemplo, consiste na migração do sistema operacional para o SSD, ou seja, a unidade em estado sólido.
Entre outras vantagens do programa, destacamos:
- Facilidade de uso, mesmo para usuários com pouco conhecimento técnico, com interface intuitiva;
- Flexibilidade para escolher quais arquivos ou pastas deseja fazer backup, bem como o local de armazenamento;
- Criptografia para garantir que seus dados estejam seguros em caso de roubo ou perda de dispositivos;
- Velocidade para criar backups sem atrasos significativos.
Google Drive
O Google Drive é, com certeza, um dos mais conhecidos serviços de armazenamento em nuvem gratuitos disponibilizados no mercado. A plataforma permite fazer backup dos arquivos na nuvem e acessá-los remotamente, desde que tenha acesso à Internet.
Na sua versão gratuita, oferece 15 GB de armazenamento gratuito, além de recursos de colaboração para compartilhar arquivos com outras pessoas.
Dropbox
Similar ao Google Drive, o Dropbox também é uma ferramenta de armazenamento em nuvem com recursos avançados de sincronização e compartilhamento de arquivos. Na versão gratuita, comporta 2 GB de armazenamento. Para espaços maiores e mais recursos, é preciso optar por um dos planos pagos.
Clonezilla
O Clonezilla é uma ferramenta de backup de código aberto que tem, entre suas funcionalidades, a criação da imagem de backup completa do sistema operacional. A partir disso, permite restaurá-la em caso de falha do sistema.
O programa é executado a partir de um CD, DVD ou unidade USB.
Macrium Reflect
Outra ferramenta de backup conhecida é o Macrium Reflect, disponível para Windows, que também cria imagens de disco e partições, além de backups incrementais e diferenciais. Possui uma versão gratuita com recursos limitados e outra paga com mais funcionalidades.
Time Machine
Por fim, o Time Machine é a ferramenta integrada ao macOS que executa o backup automático de todo o seu sistema. Isso inclui aplicativos, configurações e arquivos pessoais. Pode ser processado tanto no disco rígido externo quanto no servidor de rede compatível.
Em suma, apresentamos ferramentas úteis para fazer backup de arquivos, entre elas, o UBackit, compatível com o Windows e de fácil utilização. Além da interface intuitiva, o sistema possui recursos inteligentes, que favorecem uma experiência funcional à pessoa usuária.