A falta de atenção completa durante a realização de uma atividade pode ocasionar diferentes tipos de problemas, como a má execução. Por isso, entender o que é mindfulness e como ela é importante pode ajudar na sua atenção plena.
Cada vez mais existem diferentes tipos de entretenimentos, como músicas, youtube premium, séries, podcasts e outros. Com isso, se torna mais complexo ficar 100% focado durante os estudos, no trabalho e até mesmo durante uma conversa.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é mindfulness. Entenda como funciona essa prática, diferentes exercícios e também os benefícios de utilizá-la.
O que é mindfulness?
De modo geral, a prática de Mindfulness está relacionada à psicologia, uma área cada vez mais relevante para o desenvolvimento interpessoal. Com isso, o mindfulness pode ser traduzido em português para a atenção plena.
Portanto, é uma prática que busca colocar a pessoa com o maior foco possível durante o presente momento. Ou seja, busca ajudar na melhora da movimentação, respiração e execução durante uma atividade.
Logo, pode ser entendida como a prática de possibilitar o indivíduo estar verdadeiramente de “corpo e alma” naquela situação. Para isso, estimula deixar de lado distrações, pensamentos externos e outros sentimentos.
Com isso, os exercícios de mindfulness necessitam de dedicação constante dos indivíduos para atingir os resultados desejados. De maneira resumida, a prática de mindfulness é o trabalho da mente para melhores resultados.
O que é mindfulness: 3 tipos principais
Agora que você já sabe o que é mindfulness, vamos conhecer 3 tipos principais dessa prática. Embora todos tenham como objetivo a melhor disposição e atenção, eles tendem a desenvolver habilidades distintas.
O primeiro tipo de mindfulness é o de foco. Esse modelo consiste em todas as alternativas de meditação para focar sua atenção em um determinado ponto. Com isso, tem como meta principal trabalhar com capacidade de lidar com distrações.
A partir disso, você consegue desenvolver uma melhor capacidade de execução durante qualquer atividade, tirando sua atenção de possíveis problemas financeiros e de saúde. Já o mindfulness de abertura tem como objetivo bloquear diálogos mentais.
Ou seja, aquelas conversas paralelas que nós realizamos com nossa própria mente durante uma conversa, por exemplo. Portanto, é a prática que busca te colocar 100% presente durante uma situação.
O terceiro tipo é o mindfulness de compaixão, que como você já deve imaginar, busca desenvolver o sentimento de empatia e compaixão com o outro. Portanto, nessa prática é momento de você se colocar no lugar do outro e imaginar sua situação.
A partir disso, você pode se tornar uma pessoa mais empática e aberta a ajudar os outros, criando uma sensibilidade sobre as necessidades dos outros muito mais aflorada.
Quais os benefícios do mindfulness?
Agora você já entende por completo a prática do mindfulness e consegue compreender ainda mais sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para isso, separamos alguns benefícios de sua prática.
De modo geral, a prática do mindfulness oferece uma série de benefícios, como melhor controle de estresse e ansiedade e melhora dos relacionamentos pessoais. Entretanto, 3 vantagens se destacam durante essa metodologia. Confira!
Maior capacidade de regular emoções
O desenvolvimento da prática de mindfulness é fundamental para estimular a capacidade do autoconhecimento, tornando suas ações muito mais pensadas e coerentes.
A partir disso, é possível ter um melhor autocontrole, diminuindo a impulsividade, crises de ansiedade e conflitos.
Aumento da empatia
Principalmente da mindfulness de compaixão o indivíduo atinge diferentes níveis de empatia. Ou seja, ele cria uma melhor capacidade de sentir a dor do outro, o que impacta na sua sensibilidade e disposição para ajudar o próximo.
Além disso, essa prática também é muito importante para ajudar na capacidade de perdoar o outro, diminuindo chances de conflitos e entendendo melhor as atitudes alheias. O que torna a vida muito mais leve e satisfatória.
Maior foco em tarefas
Certamente, um dos principais objetivos e benefícios da prática de mindfulness é o foco. Portanto, ela auxilia no entendimento sobre possíveis distrações, direcionando sua atenção para o que realmente importa em cada tipo de situação, seja nos estudos ou no trabalho.
A distração não é de todo mal, afinal, ela é importante para garantir sua integridade mental e física durante a execução das atividades. No entanto, algumas pessoas não possuem a capacidade de se distrair e focar novamente, logo a importância da prática de mindfulness.
Como praticar mindfulness?
Depois de conhecer as principais vantagens da prática de mindfulness, chegou a hora de conhecer algumas dicas de como melhorar sua capacidade de atenção. A primeira delas é se permitir sentir as emoções.
Para isso, pode ser muito indicado a prática de exercícios de meditação, com o intuito de buscar a melhor relação entre corpo e mente.
Além disso, preste atenção na sua respiração, afinal ela é determinante para alterar as ações e o entendimento dos acontecimentos.
Outra dica importante é exercitar a capacidade de ouvir e de interagir com as pessoas. Portanto, desenvolva debates sadios, entenda que é possível concordar e discordar e que isso é saudável para o crescimento pessoal e profissional.
Por fim, estabeleça diferentes e pequenas pausas durante suas atividades. A partir disso, você se torna menos propenso à exaustão mental e física, diminuindo as chances de estresse e até mesmo melhor a capacidade cognitiva e criativa.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto, é possível entender o que é mindfulness e a sua importância para a melhora do foco e do autoconhecimento.
De modo geral, é fundamental para o autocontrole, desenvolvimento da empatia e melhora na comunicação.
A prática de mindfulness embora tenha como foco a atenção plena, pode se dividir em 3 grandes métodos, o de foco, de abertura e de compaixão. Cada um deles busca estimular alguma capacidade e habilidade.
Entre os principais benefícios da prática de mindfulness está a maior capacidade empática e de regular as emoções. Para isso, algumas dicas são essenciais como sentir melhor suas emoções, melhor atenção a respiração, capacidade de ouvir e realizar pequenas pausas.