Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz 2023: Conheça uma das melhores formas de entrar no mercado de trabalho e as principais empresas com vagas na área

Está procurando o primeiro emprego? Bem, uma das melhores formas de entrar no mercado de trabalho esse ano é o Jovem Aprendiz 2023. Trata-se de um programa simples, mas efetivo no combate ao desemprego entre os jovens.

Ele funciona como um promotor de oportunidades de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos. Para conseguir isso, garante uma série de benefícios para empresas de médio e grande porte, que reservam entre 5-15% das suas vagas.

Mas quais são as empresas que fazem isso? Prossiga com a leitura e entenda um pouco mais sobre o programa Jovem Aprendiz!

O que é e como funciona o Jovem Aprendiz nesse ano?

Em 2021, a taxa de desemprego estava em 14,7% no mês de agosto. Entre os jovens, a fatia era 31% desse total.” (fonte: Na Prática)

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa de nível federal baseado na Lei da Aprendizagem. Ele tem o papel de inserir e capacitar os jovens entre 14 e 24 anos para terem desenvolvimento profissional e entrarem no mercado de trabalho.

Dessa forma, funciona como um modelo de contratação que permite que os jovens consigam o seu primeiro emprego. As empresas de médio e grande porte devem reservar entre 5% a 15% das suas vagas para os jovens.

O contrato de trabalho dura até 2 anos, sendo firmado por carteira assinada. Após o término, o jovem aprendiz pode ser efetivado ou não na empresa.

Como funciona o Jovem Aprendiz de fato?

O Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que determina que as empresas contratem jovens funcionários. O contrato de trabalho tem duração entre 11 e 24 meses.

Para que o jovem participe, ele precisa estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha terminado o ensino fundamental. Além disso, precisa estar num curso de aprendizagem, onde terá o conhecimento teórico necessário.

O curso realiza uma ponte entre o jovem e a empresa, que fornece o conhecimento prático. A jornada de trabalho deve respeitar o tempo de escola e de curso do jovem, sendo:

  • 6 horas diárias, caso não tenha concluído o ensino fundamental
  • 8 horas diárias, caso tenha concluído

O salário do jovem aprendiz é baseado no salário mínimo e nas horas trabalhadas, sendo então um salário mínimo-hora. Com a carteira assinada, ele tem garantido os direitos trabalhistas e previdenciários.

E por que participar do programa Jovem Aprendiz?

As vantagens do Jovem Aprendiz vão além da oportunidade de trabalho, sendo:

  • Experiência profissional: mesmo que não seja efetivado, o emprego já servirá como experiência profissional em outras vagas no mercado de trabalho
  • Crescimento pessoal: além da experiência, você desenvolve disciplina, habilidades de comunicação e responsabilidades
  • Auxílio financeiro: todos os direitos trabalhistas e previdenciários são garantidos, o que inclui salário mínimo-hora e 13º salário
  • Jornada de trabalho reduzida: para ter tempo de estar na escola e no curso de aprendizagem, o jovem aprendiz trabalha por um tempo menor na semana

Quais são as principais empresas presentes no Jovem Aprendiz?

Agora que entendeu mais sobre o programa, é momento de conhecer as principais empresas do Jovem Aprendiz:

  • Correios: é requisitado conhecimento em Microsoft Office e ferramentas básicas da internet
  • Caixa Econômica Federal: os jovens lidam com serviços administrativos, bancários e de atendimento ao cliente
  • Bradesco: além das áreas anteriores, o jovem precisa lidar com os serviços de seguro
  • Banco do Brasil: mesma coisa das anteriores, mas suas vagas são direcionadas para estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares. A faixa etária é menor, entre 15 e 16 anos
  • Ambev: por fim, também há vagas na Ambev para quem se interessa em trabalhar com empresas na área de bebidas

Conclusão

O Jovem Aprendiz é uma excelente forma de entrar para quem nunca teve experiência profissional. E no mercado de trabalho, o que não faltam são empresas dando oportunidades para essa força jovem!