Conheça algumas atitudes corriqueiras que podem gerar multas e penalidades
Muitos motoristas recém-habilitados e até mesmo os experientes já se viram distraídos no trânsito ou viram alguém fazendo alguma coisa que parecia inofensiva, mas que, na verdade, é passível de multa. Muitas das práticas realizadas por condutores podem gerar multas e acidentes, e é por isso que elencamos abaixo cinco atitudes vistas como comuns no trânsito, mas que podem acarretar em multa.
1. Distrair-se passando maquiagem ou comendo
Quem nunca precisou se maquiar ou comer algo no carro? Pode parecer simples, mas essas práticas podem ser extremamente perigosas, pois tiram a atenção do motorista da direção. De acordo com o artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, o que inclui qualquer tipo de distração enquanto estiver ao volante.
2. Utilizar o celular
O uso do celular é uma das principais causas de acidentes de trânsito no mundo todo. Infelizmente, muitos motoristas ainda insistem em utilizá-lo enquanto dirigem, seja para enviar uma mensagem, fazer uma ligação ou até mesmo checar as redes sociais. De acordo com o CTB, quem for flagrado utilizando o celular enquanto dirige pode receber uma multa gravíssima e ainda ter a carteira de motorista suspensa por até 3 meses.
3. Colocar partes do corpo para fora do carro
Outra atitude que parece inofensiva, mas que pode acarretar em multa, é colocar partes do corpo para fora do veículo. Isso inclui braços, pernas e até mesmo a cabeça. Segundo o CTB, esse tipo de conduta é considerada uma infração de nível médio e gera ao condutor uma punição de quatro pontos na carteira.
4. Dirigir usando chinelo
Muitas pessoas não sabem, mas o uso do chinelo enquanto dirige também é passível de multa. De acordo com o CTB, quem for flagrado utilizando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais está cometendo uma infração média e pode receber uma multa e quatro pontos na carteira.
5. Dirigir com pet no local errado
Por fim, muitos condutores adoram levar seus pets para um passeio de carro, mas é importante saber que existe uma maneira correta de fazer isso. Pode até ser divertido e engraçado ver cães com a cabeça para fora do veículo, mas essa conduta pode gerar acidentes e quem for flagrado conduzindo o veículo com o animal no colo ou entre os braços pode receber uma multa. A maneira correta de transportar um animal é no banco de trás, com cinto de segurança ou em uma caixa de transporte apropriada.
Caso o condutor já tenha recebido uma multa, uma ótima ideia para tentar diluir o prejuízo é realizar o parcelamento de multas disponibilizado por empresas credenciadas pelo Detran. Para mais informações sobre como parcelar as dívidas, o motorista deve acessar o site do Detran referente ao seu estado.
É importante lembrar que qualquer atitude que tire a atenção do motorista da direção ou coloque em risco a segurança dos demais usuários da via pode acarretar em multa e até mesmo em acidentes graves. Por isso, é fundamental que todos os motoristas respeitem as normas estabelecidas pelo CTB e tenham consciência da importância de estar sempre atento no trânsito.