As dores de estômago e abdominais são relativamente comuns e, na maioria dos casos, são inofensivas e pontuais.
Contudo, quando surgem de forma regular ou com uma intensidade acima do normal, convém tomar atenção. Afinal de contas, o seu corpo é o melhor conselheiro e é fundamental prevenir, mas também saber escutar o que ele tem para dizer.
Assim, existem várias causas que podem justificar as dores de estômago, algumas mais sérias que outras.
É que, apesar de algumas delas poderem sentir-se na zona abdominal, a sua causa pode remontar a outro local do seu organismo, dentro ou fora do aparelho digestivo.
Por isso, em caso de dores prolongadas ou recorrentes, deve sempre consultar ajuda especializada e evitar sempre a automedicação.
O que são as dores de estômago?
Antes de continuar, convém perceber o que é ao certo uma dor de estômago. Estas são todo e qualquer tipo de desconforto na zona abdominal, ou seja, na zona compreendida entre as costelas e o pélvis.
E apesar de ser comumente chamada de dor de estômago, a verdade é que pode estar associada a outros órgãos, como é o caso do fígado, da bexiga, do pâncreas e, claro, dos intestinos.
No fundo, são os órgãos que compõem o sistema digestivo. Contudo, a dor pode também prolongar-se pela pele e os músculos do abdómen. Daí que as causas para esse tipo de desconforto podem ser variadas.
Além disso, existem diferentes tipos de dores de estômago. Podem ser severas, agudas, inflamadas, as comuns cólicas, intermitentes ou prolongadas e até localizadas ou generalizadas. Para um bom diagnóstico médico, é importante saber identificar com exactidão o seu tipo de dor.
Possíveis causas das dores de estômago
Uma dor de estômago pode ser causada pela digestão, por uma lesão exterior, por uma infecção ou por doença. E pode ser provocada pelos órgãos do sistema digestivo, pelos músculos ou pela parede abdominal.
Por isso, não é fácil identificar uma dor de estômago sem um diagnóstico cuidado e exaustivo. Daí que, em caso de dor prolongada ou severa, deve sempre consultar um médico especialista.
No fundo, deve adoptar uma postura sensata, responsável e inteligente.
No entanto, existem algumas causas mais comuns do que outras. Algumas não são muito sérias ou graves. É o caso do ciclo menstrual, que pode causar fortes dores de estômago às mulheres, infecções temporadas ou problemas com a digestão. Este último é mesmo a causa mais comum deste tipo de desconforto.
A obstipação, a acumulação de gases, a alergia a alguns alimentos, a intoxicação alimentar ou a diarreia podem provocar dores de estômago pontuais, localizadas ou na.
Como aliviar as dores de estômago?
Existem algumas dicas e conselhos que pode adoptar para aliviar dores de estômago mais severas e agudas.
É óbvio que condições mais sérias, como a crise do apêndice, por exemplo, só são tratadas com recurso a cirurgia.
Além disso, úlceras e infecções necessitam de medicação apropriada. Mas existem outras causas mais comuns, que podem ser aliviadas mais facilmente.
Por exemplo, reduza o consumo de comida e reforce a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como a banana.
Além disso, mantenha-se hidratado. As intoxicações alimentares e a diarreia, por exemplo, levam a que o organismo liberte muitos líquidos e é importante compensar essa perda.
Além disso, procure alívio com um banho quente e, claro, algumas receitas domésticas, como o chá de gengibre, ajudam a relaxar os músculos intestinais.