Vária pesquisas vêm aliando os jogos em geral ao treinamento mental e ao melhoramento dos processos da cognição. Os jogos de baralho online também podem se incluir nesse leque. Saiba mais.
Muitas pesquisas internacionais têm estudado o papel dos jogos – incluindo quebra-cabeças, jogos de lógica e jogos de baralho com a cognição humana, demonstrando os benefícios que eles podem ter para a cognição, tanto ao nível do pensamento estratégico quanto da memória.
No processo de digitalização, os celulares levaram muitos jogos desse tipo até pessoas que não tinham o hábito de jogá-los em meio físico, havendo celulares com excelente desempenho para jogos que permitem uma experiência intensa e melhorada, que motiva o crescimento dos mercados de jogo online em vários setores.
Pôquer, bacará e blackjack são exemplos de formas de jogos de azar virtuais que oferecem benefícios significativos para os processos cognitivos, sendo jogos que aliam a sorte e a estratégia, promovendo ainda a atenção, a memória e o foco. Desafiando a mente de inúmeros modos, eles estimulam habilidades cognitivas cruciais para o cotidiano.
Nesse artigo, exploraremos quatro modos como jogar pôquer, blackjack e outros jogos de cartas num cassino online pode ser positivo para nossos processos cognitivos.
1. Cognição e estratégia
O jogos de baralho – e principalmente o pôquer – se apresentam como jogos que envolvem estratégia e tomada de decisões momento a momento. Numa mesa de jogo ao vivo, os jogadores precisam ter vários elementos em mente, avaliando sua mão, considerando as cartas comunitárias e analisando os comportamentos e expressões dos oponentes por forma a tomarem boas decisões.
Esses processos de decisão estratégica são fundamentais para que, no cotidiano, consigamos pesar prós e contras e tomar decisões importantes para a vida, tendo em conta a situação
Assim, as habilidades dos jogos de azar de baralho podem ser transferidas para contextos reais, tanto profissionais quanto pessoais, melhorando a capacidade de decidir estrategicamente.
2. Raciocínio lógico e matemática
Tanto o pôquer quanto o blackjack têm elementos que envolvem matemática básica e lógica. A avaliação lógica das cartas entregues e o cálculo das probabilidades e estimativas são exemplo disso mesmo. É com base na análise das chances de obter determinadas cartas ou combinações de cartas que os jogadores podem não se basear somente na sorte, atuando com estratégia e usando as informações para tomar decisões.
As habilidades matemáticas utilizadas nesses jogos podem ajudar no cotidiano, permitindo calcular probabilidades e fazer estimativas sobre questões como o planejamento do dia e a gestão financeira.
3. Capacidade de concentração
A concentração necessária para jogar jogos de azar de baralho é outra das caraterísticas que pode também ser útil no cotidiano.
Uma vez que um deslize pode resultar em resultados indesejados, os jogadores são obrigados a treinar sua atenção, o que melhorará a concentração também em outras áreas da vida, aguçando essa capacidade e reduzindo a propensão para distrações.
4. Paciência e gerenciamento emocional
Nos jogos de azar, gerir emoções e ter paciência é fundamental. O controle emocional desse tipo de jogo pode fazer com que o jogador ganhe competências que serão úteis em sua vida cotidiana.
Assim, jogadores de pôquer e blackjack poderão ter, no cotidiano, uma melhor capacidade para lidar com a frustração e manter a calma em momentos de pressão, evitando reações de impulso.