Atualmente, vem se tornando cada vez mais comum cursar medicina na Argentina. Por isso, criamos um conteúdo completo explicando tudo que você precisa saber sobre como cursar e quanto custa cursar medicina na Argentina.
Dessa forma, você fica por dentro de tudo e pode decidir se é a melhor opção para você cursar medicina no Brasil ou na Argentina. Então, basta conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!
Como cursar medicina na Argentina
O curso de medicina na Argentina tem a mesma duração que os cursos no Brasil: 6 anos de curso e em média 4 anos de especialização e residência médica. Porém, o grande diferencial é que não é preciso fazer vestibular para cursar medicina na Argentina, basta ser aprovado nas provas do curso de admissão.
Ou seja, além de ter um custo mais acessível quando se trata de instituições particulares, é possível ingressar em uma faculdade pública de forma mais fácil que no Brasil.
Além disso, se você quer cursar medicina na Argentina, além do espanhol, é necessário também ter conhecimentos em inglês, já que a grande maioria dos materiais de medicina usam o idioma.
Por isso, uma boa opção é fazer um curso de inglês médico, que garante que você consiga toda a base de conhecimentos necessária para cursar a faculdade sem dificuldades.
E vale lembrar que ter conhecimentos avançados em inglês pode ser o diferencial que você precisava para se destacar nesse mercado tão competitivo.
As melhores faculdades de medicina na Argentina
As melhores faculdades de medicina na Argentina são:
- Universidade de Buenos Aires (UBA) – Considerada a melhor universidade pública do país, localizada na capital Buenos Aires
- Universidad de La Plata (UNLP) – Instituição pública, localizada na cidade de La Plata
- Universidade Nacional de Rosário (UNR) – Instituição pública, localizada na cidade de Rosário
- Universidade Católica da Argentina (UCA) – Instituição privada mantida pela Igreja Católica, sendo similar às PUCs do Brasil
- Fundación Hector Alejandro Barceló (Barceló) – Instituição privada onde o curso tem o valor mais acessível em todo o país
A UBA, Universidade de Buenos Aires, tem um curso de medicina tão bom que no ranking, só perde para o curso de medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Quanto custa o curso de medicina na Argentina
O curso de medicina na Argentina varia de acordo com a instituição escolhida pelo aluno. Porém, os cursos de medicina no país ficam em torno de R$900 a R$2000,00 mensais, apenas considerando o valor da mensalidade nas instituições particulares.
Além disso, é preciso considerar outros valores, como materiais e apostilas, bem como: moradia, alimentação e transporte. Mas vale lembrar que o país oferece boas instituições de ensino públicas, que tornam o estudo ainda mais acessível.
Quem se forma em medicina na Argentina pode trabalhar no Brasil?
A resposta é sim: quem se forma em medicina na Argentina pode trabalhar no Brasil. Porém, é preciso validar seu diploma no Brasil é preciso fazer o Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida).
Durante a prova, os graduados realizam uma prova escrita, uma prova discursiva e um teste para que o graduado mostre suas habilidades clínicas. Esse exame é realizado anualmente pelas instituições de ensino públicas que tenham parcerias com o Ministério da Educação para a realização do exame.
Após aprovados, os diplomas de medicina da Argentina são revalidados para a atuação no território nacional.
Quem se forma em medicina na Argentina pode trabalhar em outros países do exterior?
Sim, quem se forma em medicina na Argentina pode trabalhar em outros países do exterior. Porém, grande parte dos países exige um exame igual ao Revalida para permitir a atuação de profissionais formados em outros países.
Porém, essa é uma exceção se você quer se formar em medicina na Argentina e posteriormente se mudar para a Espanha. Por causa de um acordo entre os dois países, todos os médicos formados na Argentina podem atuar na Espanha sem precisar revalidar o diploma.
Agora você já sabe como cursar e quanto custa a faculdade de medicina na Argentina. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é escolher a instituição de ensino ideal para você e começar a se preparar o quanto antes!