Cozinha aberta em apartamentos pequenos: soluções inteligentes de espaço

Cozinha aberta em apartamentos pequenos: soluções inteligentes de espaço

Saiba como fazer uma cozinha aberta para integrá-la melhor aos outros ambientes e deixar seu apartamento mais amplo

Quem vive em apartamentos pequenos sabe que é preciso ter estratégias para aproveitar ao máximo o espaço disponível, inclusive os espaços verticais. No que se refere à cozinha, uma solução inteligente é fazê-la aberta, o que confere a sensação de maior amplitude ao espaço.

Outra vantagem da cozinha aberta é que ela ajuda a criar ambientes integrados, deixando o apartamento com ar mais arejado e moderno. Para deixar esse espaço mais confortável, funcional e com a sua cara, veja o que inserir nesse tipo de cozinha e busque o melhor cupom Leroy Merlin para ter um ótimo custo-benefício na compra dos itens que você deseja.

Móveis multifuncionais ou planejados

Os móveis multifuncionais são ótimos para economizar espaço. Um exemplo são as  bancadas multifuncionais, uma opção para desfrutar do espaço físico da cozinha, já que ela pode ser utilizada para cozinhar e para fazer refeições, substituindo, assim, uma mesa de jantar e criando um ambiente mais fluido.

Móveis planejados são aqueles feitos sob medida em relação aos espaços onde vão ser inseridos. Isso permite aproveitar cada espaço da cozinha, usando armários, gavetas e nichos para guardar seus utensílios, panelas e louças.

Por fim, os móveis dobráveis (como mesas) e cadeiras empilháveis são outros exemplos de boas estratégias para aproveitar melhor o espaço e ter mais flexibilidade sobre a maneira de usar o ambiente.

Eletrodomésticos compactos

Eletrodomésticos mais compactos ou embutidos são ótimos para cozinhas de apartamentos pequenos. Alguns exemplos são fornos compactos, cooktops de duas bocas e geladeiras slim.

Ao liberar espaço, esses eletrodomésticos te permitem ter mais área para bancada, por exemplo. Outro jeito de economizar o espaço é apostar em equipamentos multifuncionais, como micro-ondas combinado com forno.

Prateleiras e armários aéreos

Utilizar mais o espaço vertical de um cômodo é uma estratégia clássica para otimizar o uso do espaço. Por isso, é recomendado apostar em paredes com prateleiras abertas ou armários aéreos. 

Isso libera espaço mais próximo ao chão, onde podem ser inseridos eletrodomésticos, bancadas, cadeiras, entre outros exemplos. Armários até o teto também ajudam a aumentar o espaço destinado ao armazenamento sem comprometer a circulação de pessoas.

Uma boa organização vertical ajuda a liberar espaço nas gavetas e armários. Isso pode ser feito ao pendurar utensílios de cozinha em trilhos ou ganchos na parede, além de inserir suportes magnéticos para facas e acessórios.

Cores claras e iluminação

Apostar em cores claras e direcionar bem a iluminação são estratégias importantes para otimizar o espaço de uma cozinha aberta. Cores claras como branco, bege ou cinza-claro dão a impressão de que o ambiente é mais amplo e arejado. 

Superfícies brilhantes ou com acabamentos em vidro ajudam a refletir a luz e, assim, aumentam a sensação de espaço aos moradores e visitantes. No que se refere à iluminação, luzes embutidas no teto e sob os armários tornam o ambiente bem iluminado, dando a sensação de amplitude.

Divisórias sutis

Se você preferir diferenciar a cozinha aberta em relação a outros cômodos da casa, faça isso de modo sutil, através de bancadas baixas, divisórias de vidro ou prateleiras vazadas.

Outras opções são uma cortina ou um painel deslizante, que ajudam a conferir privacidade entre os cômodos que estão sendo sutilmente divididos. Tudo isso ajuda a delimitar o espaço sem fechá-lo totalmente.

Essa linha imaginária entre os cômodos pode ser explorada de várias maneiras, dando apoio à zona de jantar da casa. Nesse processo, é essencial que a decoração de interiores siga a mesma linguagem. Nos detalhes da cozinha, vale apostar em algumas cores de sua preferência para deixar o cômodo com a sua cara.