Mais do que uma opção para fugir em feriados e finais de semana, imóveis na praia, sejam casas ou apartamentos, também são ótimas alternativas de investimento. Contudo, é muito importante ficar atento e contar com a ajuda de uma imobiliária, pois é necessário analisar diversos fatores para evitar problemas e dores de cabeça no futuro, seja com inquilinos ou na conservação do imóvel. Portanto, se você está pensando em investir em imóveis na praia, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja se realmente vale a pena.
Por que investir em imóveis na praia?
Os imóveis na praia são ótimas opções para quem quer um refúgio em qualquer época do ano para relaxar em meio à rotina corrida. No entanto, é fundamental analisar seu perfil e necessidades, pois dependendo da sua realidade, os imóveis podem ser diferentes. Por exemplo, para quem quer morar na praia, é importante considerar a infraestrutura da região, qualidade de vida, opções de lazer, qualidade dos colégios, saúde, segurança e outros serviços públicos.
De qualquer maneira, uma das principais vantagens em adquirir um imóvel na praia é a qualidade de vida. Afinal, cidades litorâneas em sua maioria, possuem um ritmo de vida menos acelerado, além de grande variedade de opções de lazer. Ou seja, assim como pode caminhar na orla, também é possível aproveitar a gastronomia local, vida noturna, e, claro, dar um delicioso mergulho no mar.
Vale lembrar ainda que as cidades litorâneas investem significativamente em segurança, a fim de garantir a tranquilidade dos turistas para que retornem outras vezes para a região. Nesse sentido, famílias com crianças, jovens e adultos podem ficar despreocupados, visto que o índice de criminalidade tende a ser menor.
Vale lembrar ainda que, mesmo que não queira morar na praia, terá um lugar para reunir família e amigos sempre que desejar, sem precisar depender de locações e se estressar com a falta de disponibilidade na alta temporada. Ou seja, sempre que quiserem passear, terão um imóvel totalmente disponível para o lazer.
Obviamente, não podemos deixar de ressaltar que é possível fazer uma boa renda extra com o aluguel da propriedade, principalmente para épocas de alta temporada. Afinal, a procura é alta, permitindo cobrar um valor acima do que em outras épocas do ano.
Por fim, esse tipo de propriedade também costuma ter uma boa valorização. Afinal, o litoral é um dos destinos preferidos dos brasileiros, atraindo sempre muitos visitantes para a região.
Existem desvantagens em investir em imóvel na praia?
Assim como tudo na vida, é claro que existem desvantagens em investir em imóvel na praia. Contudo, basta colocar na balança os prós e contras para perceber que as vantagens compensam.
Nesse sentido, ao adquirir esse tipo de imóvel, é necessário arcar com impostos e contas fixas, como água, luz e condomínio, por exemplo. Além disso, é importante divulgar o imóvel para locação de temporada, mas com a internet e uma imobiliária de qualidade, dificilmente a casa ou apartamento ficará vazio.
Vale lembrar que, caso não more no local, deverá contratar serviços esporádicos para limpeza e manter a conservação do imóvel.
O que considerar na hora de escolher o imóvel na praia?
Ao analisar os prós e contras, é possível perceber que as vantagens compensam e que vale a pena investir em imóveis na praia. Portanto confira abaixo algumas dicas para garantir uma boa escolha:
Pesquise sobre a região
Pesquise sobre a qualidade de vida da cidade, se o bairro possui boa infraestrutura, com farmácias, hospital, supermercado, entre outras facilidades do dia a dia. Além disso, converse com a imobiliária para saber como é o local em época de alta temporada.
Escolha entre casa ou apartamento
A escolha vai depender muito do seu estilo de vida. Para quem preza pela segurança, o apartamento pode ser mais interessante. Mas, uma casa tem muito mais espaço para receber convidados e se divertir em família. Nesse sentido, a segunda opção é mais interessante para quem tem como prioridade o conforto de todos.
Conte com a ajuda de especialistas
Uma imobiliária é fundamental para garantir a melhor escolha para você, visto que possui maior conhecimento de mercado e experiência. Com isso, é capaz de oferecer o imóvel que mais atende suas necessidades, preferências e orçamento, com agilidade e total segurança.
Analise os custos de manutenção
Por fim, antes de fechar o negócio, considere todos os custos que terá para manter o imóvel, principalmente se não pretende morar nela o ano todo. Se optar por financiar, pense ainda nos custos a longo prazo e se está de acordo com sua realidade financeira.
Vale a pena investir em imóvel na praia?
Como já falamos, sim, vale a pena investir em imóvel na praia. Afinal, independente se pretende morar ou visitar o imóvel de vez em quando, os benefícios são excelentes. Além disso, você aumenta e protege seu patrimônio, assim como garante renda extra em alugueis de temporada.