Adquirir a casa própria junto à imobiliária é o sonho de boa parte dos brasileiros. Mas, é fato que o valor é relativamente alto e, justamente por isso, exige um bom planejamento financeiro. Afinal, de nada adianta encontrar a casa ou apartamento perfeitos, mas não ter condições para arcar com os valores, ou perder a qualidade de vida para precisar pagar pela propriedade.
É importante ter em mente que um passo errado pode acarretar em danos graves à saúde financeira, comprometendo não apenas a compra do imóvel, mas diversas outras áreas. Nesse sentido, criar metas e seguir um planejamento é a melhor forma de atingir seus objetivos, mas sabemos que não é uma tarefa tão simples. Então, pensando em te ajudar, no post de hoje vamos falar como criar metas para, enfim, realizar o sonho da casa própria. Vamos lá?
Crie um planejamento sólido
Antes de escolher um imóvel e confiar que tudo dará certo, é importante que você entenda sua saúde financeira. Para isso, faça uma planilha ou anote tudo o que a família recebe, quanto gastam e o que sobra no final do mês. Se você ainda está no início da carreira e quer sair do aluguel, é ainda mais importante se planejar e compreender como alocar seus gastos. Uma boa dica é anotar as despesas em ordem decrescente, além de separar entre fixas e variáveis.
Metas para atingir seu objetivo
Depois de analisar sua saúde financeira e criar o planejamento, é hora de colocar a mão na massa e ver o que pode fazer para comprar sua casa ou apartamento. Confira abaixo algumas dicas:
1. Evite gastos desnecessários
A primeira meta é saber economizar e evitar gastos desnecessários. Para isso, você irá analisar todas as despesas e irá entender quanto pode poupar no mês. Separe os gastos essenciais, como comida, moradia e contas, entendendo que pode ser necessário realizar sacrifícios e reduzir despesas. Por exemplo, sair todos os finais de semana para comer fora não é interessante se você quer atingir seu objetivo.
Obviamente, não estamos falando em sacrificar momentos divertidos em família ou com os amigos, mas existem alternativas para economizar até mesmo com esses momentos e entender que isso será apenas por um período.
2. Pague suas contas em dia
Além disso, pague todas as contas em dia, pois de nada adianta ter o dinheiro para comprar sua casa, mas estar cheio de dívidas. Da mesma forma, tome cuidado com os juros do cartão de crédito, sendo que isso inclui não apenas o atraso em pagar a fatura, mas também os valores mais altos ao fazer uma compra parcelada.
Inclusive, tenha em mente que acumular parcelas não é interessante para quem quer comprar a casa própria. Isso porque, além de as chances de descontrole aumentarem, ao optar por comprar à vista, você pode negociar com uma margem melhor, além de ter descontos vantajosos.
3. Faça um investimento adequado
O ideal é que você estabeleça um valor fixo e mínimo para poupar todos os meses. Contudo, em vez de deixar o dinheiro parado no banco ou na poupança rendendo o mínimo, o ideal é que você procure um investimento que ofereça vantagens e se adeque ao seu objetivo, que é comprar a casa própria. Para isso, existem muitos conteúdos gratuitos disponíveis na internet que ensinam a investir de forma inteligente. Contudo, se não tiver tempo, também é possível contratar corretoras que farão esse trabalho por você.
4. Faça renda extra
Para quem quer realizar o sonho da casa própria ainda mais rápido, economizar não é a única estratégia. Inclusive, você pode pensar em formas de fazer renda extra, seja prestando serviços fora do horário de trabalho ou colocando outros membros da família para ajudar. Aqui, tudo é válido, desde fazer brigadeiros para vender na rua, até prestar consultorias para outras pessoas e empresas referente à área em que atua.
5. Pesquise as diferentes condições de pagamento e suas vantagens
Por fim, de nada adianta poupar o dinheiro de uma vida e na hora de comprar a propriedade, escolher uma que está fora de sua realidade e com altas taxas de juros. Portanto, faça pesquisas e tenha paciência, analisando os diferentes tipos de imóveis disponíveis na região. Além disso, comece a analisar as taxas das instituições financeiras, observando qual oferece o melhor negócio para você. Dessa forma, você garante não apenas a casa ideal, mas também que esteja dentro de sua realidade e ofereça total qualidade de vida.
Então, com o post de hoje temos certeza que você será capaz de criar suas metas para realizar o sonho da casa própria. Mas, lembre-se que essa é a parte fácil, o difícil é manter o comprometimento e disciplina com o passar do tempo. Tenha em mente que esse objetivo de longo prazo irá promover benefícios para toda a família e é esse sentimento que você deve se lembrar, sempre que tiver em dúvida se vale a pena continuar.