A Seiko é uma companhia japonesa que fabrica e vende relógios, dispositivos eletrônicos, semicondutores, joias e produtos óticos. Fundada em 1881, sua história começou de forma tímida, mas hoje em dia, com mais de 140 anos de inovação, a empresa é referência mundial em qualidade. Com diversos tipos de acessórios, como relógios masculinos, ela conquista a todos com suas características únicas, que foram desenvolvidas ao longo do tempo.
Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre a marca, continue acompanhando o post de hoje e conheça a história da Seiko Watcher.
O começo
Como falamos, sua história começa em 1881, quando o empresário Kintaro Hattori, de apenas 22 anos, abriu uma pequena loja no centro de Tóquio para vender e reparar relógios importados, conhecida como Seikosha.
Com os negócios prosperando, na década de 1890, no ano de 1892, mais precisamente, o empresário ampliou o alcance de seus produtos, fundando a primeira fábrica Seikosha (Casa da Precisão, em japonês) que produzia relógios de parede. Apenas 3 anos depois, nascia então o primeiro relógio de bolso da marca. Inclusive, esse foi um passo ousado, mas se não fosse por ele, a marca seria totalmente diferente do que conhecemos hoje. Isso porque, foi esse modelo que abriu caminho para o primeiro relógio de pulso no Japão.
Em 1913, os relógios de bolso ainda eram muito utilizados no Japão, sendo que os modelos de pulso eram minoria. Contudo, Kintaro estava sempre a um passo à frente e nesse mesmo ano, o relógio Laurel foi produzido com muitos desafios enfrentados.
Por fim, em 1924, foi produzido o primeiro relógio nominalmente Seiko. Esse modelo foi muito importante para a marca, pois além do terremoto que atingiu a região ter provocado a destruição da fábrica e ser necessário refazê-la, ele se tornou símbolo de precisão, inovação e refinamento.
Reconhecimento
Em 1929, o relógio de bolso da Seiko se tornou o relógio de bolso oficial da Ferrovia Nacional do Japão. Inclusive, os motoristas de trem faziam recortes nas madeiras dos consoles para encaixar os acessórios e mantê-los à vista enquanto conduziam as máquinas.
Já em 1932, foi construído o The Wako Clock Tower, símbolo da região de Ginza em Tóquio, que foi durante anos um renomado centro de vendas de relógio, joias e atualmente abriga a Seiko Holding Corporation. A torre permanece a mesma de 1932 e o prédio conta com um estilo neorrenascentista.
No período da Segunda Guerra Mundial, a Seiko contribui com o governo, fornecendo relógios para a Marinha Imperial Japonesa, utilizados pelos pilotos kamikazes.
Inovação
Na década de 50, foi lançado o primeiro relógio da marca que utilizava o ponteiro de segundos central, sendo que os anteriores tinham um pequeno ponteiro próximo às 6 horas, marcando os segundos. Esse foi um grande salto para a marca, com um calibre completamente refeito e uma tendência presente até os dias atuais.
Além disso, no ano de 1953, o Japão entrou na era da televisão comercial, emitindo sua primeira propaganda. Nesse sentido, o primeiro anunciante na televisão japonesa foi a Seiko, promovendo seu despertador.
Já no ano de 1956, a marca começa a usar um dispositivo de resistência a impactos, absorvendo e protegendo uma das partes mais vulneráveis do relógio mecânico. Além disso, ele reduz o atrito, garantindo a amplitude ideal da roda de balanço, sendo uma tecnologia utilizada até os dias atuais.
Em 1959, o primeiro relógio da marca equipado com sistema de alavanca mágica da Seiko foi lançado. Esse foi um mecanismo muito inovador, que possibilitava enrolar a mola principal de maneira simples e eficiente. Inclusive, até os dias de hoje é utilizado nos relógios automáticos da marca, dominando o mercado mundial e dando início à popularização dos relógios automáticos.
Primeiros relógios do mundo
No ano de 1969, a Seiko lançou o primeiro relógio cronógrafo automático e o primeiro relógio de pulso a quartzo do planeta. Já em 1973, a marca foi a responsável por lançar o primeiro relógio no mundo a quartzo com rela de seis dígitos em LCD. Além disso, ela também lançou o primeiro relógio cronógrafo digital e o primeiro relógio de mergulho a utilizar uma caixa de titânio.
A marca desenvolveu vários modelos inovadores para a época, como o Voice Note, que foi o primeiro a ser equipado com função de gravação de voz.
Dias atuais
A Seiko é uma das únicas manufaturas verticais totalmente integradas, sendo responsável por conceber e desenvolver os próprios movimentos com tecnologia de ponta. Foram diversas conquistas ao logo dos 140 anos de história, sendo referência em qualidade e precisão, não apenas no Japão, mas em todo o planeta.
Buscando sempre estar a frente, desde o início, a Seiko investe constantemente em melhorias, a fim de oferecer o melhor para seus clientes, expandindo os horizontes e não ficando presa a nenhum tipo de amarra que impeça sua evolução.