Nesse artigo você vai entender o que é uma planta humanizada, ferramenta essa essencial na arquitetura para se entender a posição da luz, ter um maior entendimento das escalas, sombra, entre outros aspectos.
Sendo assim, apresentaremos o conceito de planta humanizada, assim como as vantagens e benefícios e como ela pode ser criada.
Apresentaremos também, os melhores programas para realização dessa planta, diferenças entre a planta baixa e a baixa humanizada, além das etapas que compõem essa criação.
O que seria uma planta humanizada?
Ela nada mais é que uma representação “amigável” de um projeto arquitetônico ou técnico, sendo essa um desenho que geralmente é colorido.
Nesse desenho é possível visualizar o layout dos cômodos, sendo que o mesmo está representado com mobílias, jardim e garagem.
A aplicação do termo humanizar, remete todo um processo de criação de desenhos apresentados de forma didática e simples com o objetivo de facilitar o entendimento para pessoas leigas.
Como já mencionamos acima, sua característica principal é que são desenhos com luz, com cor, texturização, efeitos e também paisagismo.
Esse tipo de planta pode ter representação em 2D, ou seja, ortogonais, ou também em 3D, isométricas ou perspectivadas.
Vantagens e benefícios
Podemos dizer que ela é uma ferramenta poderosa para auxiliar na visualização do layout de projetos de engenharia, arquitetura, como também lançamentos imobiliários.
Não é possível imaginar uma campanha de marketing por exemplo que não tenha apresentado imagens de uma planta humanizada do projeto, não é mesmo?
Ficaria muito complicado de atrair possíveis compradores para os imóveis.
As plantas humanizadas, além de auxiliar no marketing de um empreendimento imobiliário, proporcionam uma melhor visualização do projeto arquitetônico final para um cliente.
Para que você possa entender melhor, confira algumas das vantagens e benefícios de se utilizar uma planta humanizada no seu projeto:
- Facilitar a compreensão do projeto;
- Proporciona uma visualização fácil do layout do projeto ou imóvel;
- Proporciona uma interpretação mais fácil dos tamanhos dos ambientes;
- Facilita a criação real da funcionalidade dos espaços;
- Proporciona maior facilidade em relação a adequações de instalações ou mobiliários;
- Dá oportunidade de utilização em formatos digitais, assim como o impresso;
- Ajuda o cliente imaginar como ficará o projeto;
Dessa maneira, podemos dizer que a planta humanizada proporciona muitos benefícios tanto para o profissional, como também para o cliente.
Como ela pode ser feita?
A planta humanizada pode ser feita a partir de alguns softwares especializados, sendo assim, para que você possa fazer uma planta humanizada, é necessário ter cuidado com os elementos que irão compor o projeto.
Uma dica é utilizar referências de qualidade na hora da elaboração da planta humanizada, desenvolvendo assim um trabalho de bom gosto e qualidade.
Sendo assim, caso a planta humanizada é destinada a grandes empreendimentos, o ideal é utilizar programas com melhor qualidade gráfica que possa proporcionar resultados bem realistas.
Melhores programas para a criação de plantas humanizadas
Geralmente para se criar plantas humanizadas os profissionais da área utilizam o Autocad, Ilustrator, Corel Draw e o Photoshop.
Porém é possível fazer esse tipo de trabalho com outras alternativas de softwares, sendo que esses possuem recursos mais completos e outros programas são mais simples.
Sendo assim, é possível realizar a criação da planta com outros programas como: Sketchup, 3DS Max, Lumion ou Revit.
Existe alguns programas gratuitos e online, porém esses são mais voltados para quem está começando e quer treinar, pois sua qualidade é mais baixa.
Os softwares mais completos possuem um nível de qualidade alto proporcionando a criação de maquetes 3D com resultados acima da média.
Planta baixa x Planta baixa humanizada
A diferença entre esses dois tipos de plantas é que a planta baixa humanizada proporciona maior dinamismo sem que essa seja complexa, uma vez que a mesma utiliza sobras, texturas e cores.
Já a planta baixa é mais restrita, apenas com acesso à edificação do local, sem apresentar a representação dos cômodos ou demais andares.
A planta humanizada serve para que os clientes possam entender a ideia do empreendimento, já a planta baixa tem como objetivo orientar o engenheiro ou arquiteto em relação a obra.
Etapas para criar uma planta humanizada
A criação de uma planta humanizada é composta pelas etapas de orçamento e contratação, desenvolvimento do projeto e a revisão final.
- Orçamento e contratação: nessa etapa é realizado o orçamento sendo que o cliente apresenta o projeto para a empresa especializada, e a contratação da mesma;
- Desenvolvimento: já na etapa de desenvolvimento, são organizadas todas as informações, assim como os materiais que foram disponibilizados na contratação, e a partir disso se começa a execução do projeto;
- Revisão final: na revisão final, o profissional que elaborou a planta humanizada, receberá um feedback do cliente, e se necessário, fará as alterações necessárias;
Essas são as características de uma planta humanizada, suas vantagens, assim como as etapas de elaboração da mesma.