Os guindastes são máquinas de alta performance ideais para o içamento de grandes cargas, uma vez que são capazes de levantar até 100 toneladas, a alturas que podem chegar a até 150 metros.
Por essa razão, o guindaste pode ser utilizado em serviços nas áreas portuárias, da construção civil e no ramo da logística e existem diversos modelos da máquina, cada um indicado para um tipo de serviço.
Saber qual guindaste escolher é muito importante, já que a segurança e o bom andamento da operação dependem, em parte, disso.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os guindastes e descubra qual é o melhor para seu projeto!
Tipos de guindaste
Dentre os tipos de guindaste disponíveis no mercado, existem aqueles que operam sobre esteiras ou sobre rodas.
O primeiro tipo proporciona maior robustez e estabilidade, o que é ideal para operações em terrenos irregulares e com acesso um pouco mais complicado.
Já a opção sobre rodas – construída sobre o chassi de caminhões ou tratores – é indicada para obras que exijam maior mobilidade, em terrenos mais planos, como em obras realizadas no perímetro urbano.
Além dessa diferenciação, é preciso se atentar ao tipo de lança do guindaste, que pode ser telescópica, fixa ou treliçada, já que cada uma delas também se movimenta de determinadas maneiras.
Para saber qual é a máquina ideal, é preciso considerar o tipo e tamanho de carga, condições do terreno, a altura que se precisa alcançar, entre outros fatores que interferem diretamente no andamento do projeto.
A escolha deve sempre ser orientada por um profissional especializado, que será capaz de identificar a necessidade da operação, mas podemos resumir os tipos e usos de cada guindaste da seguinte forma:
- Guindastes veiculares articulados: indicados para movimentação de médias e grandes cargas, com flexibilidade e rapidez. Nesse modelo, a lança é fixada ao chassi do caminhão e conta, ainda, com regulagem de altura;
- Guindaste torre: indicado especialmente para construção civil, o guindaste torre é um dos mais potentes.
A estrutura do maquinário é fixa em placas de concreto, o que garante estabilidade para que o guindaste torre possa movimentar cargas entre 8 e 35 toneladas.
- Guindaste esteira: se seu projeto irá acontecer em um terreno acidentado, essa é a indicação certa para você!
A estrutura do guindaste esteira é presa em plataformas móveis, com um sistema de contrapesos, o que dá ainda mais estabilidade à máquina. Sua mais comum indicação é para atividades realizadas no meio agrícola ou em indústrias de petróleo e gás.
Cuidados na operação com guindastes
Toda movimentação que envolva cargas pesadas e grandes alturas oferece riscos que devem ser considerados, e com os guindastes essa exigência não seria diferente.
Para que a operação ocorra de forma segura, é preciso se atentar aos seguintes fatores:
- Não ultrapasse o limite de carga, sob risco de causar acidentes e/ou a quebra da lança;
- A carga movimentada deve ser fixada corretamente, para evitar que se solte e caia durante a operação;
- Redobre o cuidado no caso de operações realizadas próximas a fios elétricos e zonas energizadas;
- Tenha atenção ao solo, pois irregularidades podem desestabilizar o apoio do guindaste e causar tombamentos, um dos acidentes mais graves na operação de guindastes;
- O guindaste somente pode ser operado por profissionais capacitados, que saibam como utilizar todas as ferramentas e funções disponíveis para a segurança das atividades;
- Todos os envolvidos na operação devem estar devidamente equipados com itens de proteção individual, como óculos, capacetes, luvas, coletes, entre outros;
- Esteja atento à qualidade da máquina, que deve estar com as manutenções em dia para garantir seu correto funcionamento;
- Evite operações em dias de tempo instável, com intempéries como chuva ou neblina, que prejudicam a visibilidade e a estabilidade do solo, propiciando que ocorram acidentes;
Plano rigger: ideal para sua segurança
Para garantir que os pontos elencados acima sejam devidamente cumpridos, duas recomendações são indispensáveis: conte com uma empresa de confiança para locar suas máquinas e execute o plano rigger com profissionais.
Uma locadora de qualidade tem como assegurar o bom desempenho das máquinas, além de já contar com equipe especializada para cuidar da operação.
Inclusive, boa parte das empresas responsáveis pelo aluguel de máquinas para a movimentação e içamento de cargas pesadas também oferece o serviço de elaboração de plano rigger, que consiste em um estudo meticuloso sobre as condições do espaço no qual irão ocorrer os trabalhos.
O mapeamento também é realizado por profissionais capacitados, como técnicos e engenheiros, que analisam aspectos como relevo, firmeza e vibração do solo visando indicar qual é a melhor máquina e quais adaptações precisam ser feitas para que possa ser dado andamento na obra.
Quer saber mais sobre operações com guindastes? Então é só procurar por uma empresa especializada e tirar todas as suas dúvidas. Aproveite também para fazer seu orçamento e garanta agilidade, segurança e eficiência para seu projeto.