Os parques lineares têm esse nome porque formam verdadeiras linhas de áreas verdes dentro do cenário urbano, podendo seguir o curso de rios ou córregos adjacentes. Esses espaços não apenas contribuem com a beleza da cidade, mas também podem ajudar na preservação e revitalização de cursos de água, que muitas vezes são canalizados. Nesse sentido, promovem diversos benefícios ao município, como melhor escoamento da água da chuva, qualidade do ar e temperatura, incentivo a esportes e mobilidade ativa, etc. Justamente por isso, muitas cidades vêm investindo nos parques lineares e por isso, no post de hoje vamos falar sobre alguns dos mais interessantes no Brasil.
1. Parque Linear Via Verde, Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Com excelente qualidade de vida, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul, a fim de morar na região, garantindo bem-estar e boas oportunidades profissionais. Localizado no bairro Ilha da Figueira, o Parque Linear Via Verde oferece diversas opções de lazer para os visitantes, além de um amplo espaço para diversas atividades. É comum encontrar moradores passeando com pets e praticando esportes diversos, como slackline, basquete, skate, corrida, caminhada e jogos de mesa. Além disso, também possui academia ao ar livre, playground, banheiros e quadras poliesportivas.
O parque ainda abriga uma concha acústica e um palco que sediam diversas apresentações culturais. Inclusive, é comum encontrar moradores fazendo piquenique no amplo espaço com grama no local.
2. Parque Ecológico de Indaiatuba, Indaiatuba, São Paulo
Esse é o parque urbano mais importante de Indaiatuba, sendo planejado originalmente pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake. Ele margeia o Córrego Barnabé por quase toda sua extensão, sendo que as avenidas marginais ao parque ligam a Zona Norte à Zona Sul. Além de áreas verdes com bosques, lagos e jardins, o parque ainda conta com diversos equipamentos e edificações destinados para a prática de esportes, lazer e cultura. Alguns deles são ciclovia, concha acústica, equipamentos de ginástica ao ar livre, quadras de futebol e vôlei, playground, mirante com deck de madeira, parque temático, praça de eventos, etc.
3. Parque Linear Gralha Azul, Maringá, Paraná
O Parque Linear Gralha Azul é um CAFS (Centro de Apoio a Fauna Silvestre) e um Parque Urbano na cidade de Maringá. Enquanto o CAFS integra iniciativas Pró-Fauna, com o combate à pesca e caça ilegal, apreensão de animais mantidos em cativeiro, etc, o parque urbano é um projeto que visa a recuperação de áreas de Fundo de Vale degradadas pelos efeitos da erosão. Considerado um complexo de bem-estar, convivência e prática esportiva para todas as idades, o local conta com brinquedos, academia para terceira idade, garrafão de basquete, quadra de vôlei de areia e um campo de futebol suíço.
4. Parque Linear Parahyba, João Pessoa
Localizado em uma Área de Preservação Permanente, a fauna e a flora da região estão sendo resgatadas graças à recuperação do espaço que estava degradado. Atualmente, o parque possui 150 mil metros quadrados e inclui uma grande área de calçadas de contorno por todo o perímetro, áreas de playground, ciclovia, quadras de areia, campo, brinquedos, áreas verdes com grama e espaço para plantações de mudas, etc.
5. Parque Madureira, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Esse é um dos melhores exemplos de transformação do espaço pela arquitetura, modificando não apenas a paisagem do local em que está inserido, mas também influenciando na localização das fachadas de construções recentes. O local conta com equipamentos que atendem a atividades de lazer, cultura, meio ambiente e esporte, possuindo cerca de 3800 metros quadrados. Esse é um dos parques mais completos do Brasil, com ciclovias, pistas de corrida, quadras, mirante, quiosques, etc.
6. Parque Linear Cajuru, Curitiba, Paraná
Com aproximadamente 2100 metros de extensão e uma área de 104 mil metros quadrados, o Parque Linear Cajuru está localizado às margens do Rio Atuba, oferecendo ótima estrutura de esporte e lazer para os moradores da região Leste de Curitiba. São diversos equipamentos disponíveis no local, como anfiteatro, campo de futebol, vestiário, pista de patinação, mesas de jogos, etc. Além disso, também conta com ciclovia, quadra poliesportiva, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho para crianças, etc.
7. Parque Linear Rio Verde, São Paulo, São Paulo
Também conhecido como Parque Linear Itaquera, ele está localizado na Zona Leste de São Paulo. O local conta com equipamentos esportivos, como estações de ginástica e quadras de futebol, assim como pistas de caminhadas, plauground e uma grande marquise para abrigar atividades socioambientais. Com cerca de 40 mil metros quadrados, ele está localizado entre a Rua Castelo do Piauí e Avenida Itaquera, oferecendo melhor qualidade de vida aos moradores da região.
Então, agora que você conhece alguns dos principais parques lineares espalhados pelo Brasil, entende o porquê de terem sido construídos. Todos eles têm como principal objetivo oferecer maior qualidade de vida para os moradores da região, além de contribuir com o meio ambiente, promovendo benefícios diversos para todos.
Imagem: Yurifermino, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons