Descubra tudo sobre os melhores modelos de carros a hidrogênio no Brasil
Veículos movidos a hidrogênio são novidade para você? Pois saiba que eles já são uma realidade e inclusive já temos modelos de carros a hidrogênio chegando no Brasil.
Assim como os elétricos, os carros movidos a hidrogênio foram desenvolvidos para serem veículos sustentáveis que não poluem o meio ambiente.
Os projetos de carros a hidrogênio vêm sendo desenvolvidos desde a década de 1990 e atualmente já são vistos circulando pelas ruas e estradas de todo o mundo.
Então, vamos entender como funcionam os carros a hidrogênio e conhecer alguns dos modelos que já estão disponíveis no mercado. Acompanhe!
O que é um carro a hidrogênio?
Um carro movido a hidrogênio é baseado na tecnologia de geração de eletricidade resultante da mistura de hidrogênio com oxigênio. E a energia produzida por essa mistura é que vai alimentar o motor elétrico do carro.
Assim como nos veículos movidos a gasolina, o hidrogênio é armazenado em tanques especialmente desenvolvidos para equipar esse tipo de automóvel.
De certa forma, os carros a hidrogênio são alimentados por uma fonte híbrida de energia gerada pelo gás e pela eletricidade ao mesmo tempo.
Os carros a hidrogênio foram desenvolvidos como uma tecnologia totalmente limpa e que não polui o meio ambiente, pois elimina apenas água pelo seu escapamento.
E mais, os veículos oferecem uma grande autonomia com um tanque de hidrogênio e é possível abastecê-los facilmente.
Uma das únicas desvantagens do carro a hidrogênio é que o gás é extraído do metano, uma fonte de energia não renovável.
5 modelos de carro a hidrogênio: faça a sua escolha!
Pois bem, vamos conhecer então 5 modelos que contam com a tecnologia. Alguns já estão sendo comercializados e outros ainda estão em fase de testes.
Embora nenhum desses modelos de carros de hidrogênio tenha chegado ao Brasil, você já pode conferir para quando estiverem disponíveis aqui no mercado!
1. Toyota Mirai
O primeiro modelo de carro a hidrogênio da nossa lista é o Mirai da montadora Toyota. Sua produção em série iniciou em 2015, mas o modelo vinha sendo desenvolvido pela montadora desde a década de 1990.
Desde seu lançamento, já foram comercializadas mais de 10 mil unidades. Mesmo assim, a montadora continuou aprimorando seu projeto e, em 2021, lançou o modelo Mirai II, que deve continuar a ser um sucesso de vendas.
O Mirai II é um modelo extremamente econômico, tendo percorrido 1.360 km com apenas um tanque de combustível em um teste feito antes de seu lançamento. Um recorde para a categoria.
2. Hyundai Nexo
Pois bem, o modelo Nexo da montadora Hyundai já está sendo comercializado desde 2019 e representa o que há de mais avançado em termos de tecnologia.
Assim, o Hyundai Nexo possui um design arrojado que é característico da marca e também oferece uma excelente autonomia.
3. BMW i Hydrogen Next – Protótipo
Continuando nossa lista, temos o modelo i Hydrogen Next da montadora BMW, que está com seu protótipo já realizando os testes finais.
A BMW aposta na tecnologia de carros movidos a hidrogênio como uma excelente alternativa para substituir os modelos à combustão.
Por esse motivo, está trabalhando em seu projeto para oferecer o que há de melhor em termos de tecnologia para atender as expectativas de seus clientes.
Desse modo, tem feito testes de seu modelo visando aprimorar cada vez mais o seu projeto.
4. Renault Master Van H2-Tech – Protótipo
Outra montadora que vem realizando testes com o protótipo de seu modelo de carro a hidrogênio é a Renault.
Com previsão de lançamento para 2022, o modelo Master Van H2-Tech é fruto de uma joint venture da Renault Group e da Plug Power.
Com este lançamento, a Renault também pretende entrar no mercado promissor dos carros a hidrogênio. É aguardar para ver se vale a pena!
5. Audi h-tron quattro – Protótipo
Por fim, a montadora Audi também está de olho no mercado e já faz testes com seu protótipo.
Para isso, está desenvolvendo o modelo Audi h-tron quattro que utiliza a nova tecnologia e em breve estará concorrendo com as outras marcas.
Modelos de carros a hidrogênio no Brasil
Muito bem, apresentamos aqui alguns modelos de carros a hidrogênio, alguns já sendo comercializados e outros em fase de testes.
Porém, ainda não temos disponível no mercado brasileiro automóveis com essa nova tecnologia. Mas, em breve veremos estes veículos circulando por nossas ruas e estradas.
Enfim, vale a pena esperar e quem sabe em um futuro próximo ter um desses na sua garagem!
E vai valer a pena comprar um carro a hidrogênio?
No início, todo produto que oferece uma nova e inovadora tecnologia tende a ser muito caro.
Porém, as montadoras estão apostando que este mercado vai concorrer em igualdade de condições com os carros elétricos, que também já são uma realidade por aqui.
A tendência é que, com o tempo, os preços tenham uma queda e assim se tornem uma boa opção para o consumidor.
Afinal, a nova tecnologia oferece muitas vantagens, sendo a principal delas a de ser uma alternativa limpa e sustentável em relação aos carros movidos à combustão.
Porém, por ser uma novidade no mercado, ainda existem algumas desvantagens.
Uma delas é o alto custo de produção que vai encarecer muito os primeiros modelos a serem lançados. Mas a tendência é que os preços diminuam com o decorrer do tempo.
Além disso, o preço a ser pago para abastecer ainda vai ser alto no início. E também, a rede de abastecimento precisa ser implantada para atender a demanda dos novos veículos.
E, por ser um gás altamente inflamável, seu armazenamento é um fator crítico a ser resolvido.
Enfim, apesar de tudo, essa nova tecnologia será uma boa opção para substituir a frota de veículos movidos à combustão em um futuro próximo, não acha?