Aprenda a organizar de forma prática e criativa o quarto do bebê
Montar um quarto funcional e aconchegante para o bebê é a preocupação de mães e pais durante a gravidez. Afinal de contas, são muitos os itens para escolher, como os móveis, a cor do quarto, as roupas de cama, a decoração, entre tantos outros.
Além disso, muitas vezes o espaço pode ser pequeno e questões como praticidade e segurança devem ser prioridade. Por exemplo, o quarto precisa ter um cantinho para armazenar as fraldas que os pais vão comprar e ganhar, como a fralda Babysec, e também para fazer as trocas de forma segura.
Outro ponto que os pais precisam levar em conta é que, nos primeiros meses, o bebê requer muitos cuidados. Por isso, é comum passar longos períodos dentro do quarto. Dessa forma, o ambiente precisa ser prático e aconchegante. Veja a seguir como organizar o quarto do bebê de forma prática.
Faça uma lista com todos os itens indispensáveis
Antes de sair para comprar os itens do quarto, faça uma lista com os artigos essenciais para o quartinho do bebê. Isso vai te ajudar a pensar nas coisas úteis e vai facilitar a compra. Entre os artigos, você poderá listar:
- berço seguro (é bom pesquisar antes para saber quais as características de um berço confortável e seguro);
- poltrona para amamentação (acredite, você vai passar longos períodos nela);
- cômoda com trocador de fraldas;
- armário para guardar as roupas e outros itens do bebê;
- cortina blecaute.
Além disso, para garantir o conforto térmico do bebê, é essencial para o sono e para o bem-estar avaliar o clima da sua região. Portanto, procure comprar roupas e jogos de cama adequados para essas temperaturas.
Avalie o tamanho do quarto do bebê
Para saber o que você poderá ou não colocar no cômodo e fazer as compras de forma mais assertiva, avalie o tamanho do espaço. Tenha anotado o tamanho das paredes, a distância de uma ponta a outra no quarto e avalie onde colocará os móveis para garantir a livre circulação.
Sabendo todas as medidas, você consegue comprar os móveis com o tamanho certo. Na hora de arrumar, você também vai conseguir dispor os móveis de maneira prática, usando o espaço da melhor forma possível.
Escolha móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, são aqueles que possuem mais de uma função. Além de proporcionarem maior economia de espaço e investimento, eles podem ser aproveitados depois dos primeiros anos de vida do bebê. São exemplos:
- sofá-cama;
- baú que vira puff;
- mesa dobrável;
- escrivaninha com prateleiras;
- berço que se transforma em cama.
Use adesivos de parede e tintas diferentes para dar um toque especial à decoração
Para trazer mais personalidade ao quarto do bebê, você poderá brincar com tons divertidos e diferentes na hora da pintura. Usar papéis de parede com desenhos e personagens também é uma ótima pedida.
Você ainda poderá investir em quadros e placas infantis que, além de decorar, também estimulam a criatividade. Faça isso de acordo com o tema da decoração do quarto, que pode ser de safári, ursinhos, aviador, bailarinas e outros.
Use organizadores
Os organizadores, como caixas, cestos e colmeias, podem ser grandes aliados na hora de manter as coisas no lugar. Eles podem ser usados para guardar brinquedos, roupas e produtos de higiene.
Crie um ambiente com autonomia para a criança
Além de ser seguro e funcional, o ambiente também precisa conferir autonomia para a criança. Os brinquedos precisam ficar em lugares de fácil acesso para que o bebê ou a criança possa pegá-los por si mesmo. Para isso, use prateleiras baixinhas para livros, nichos e cestos de brinquedos no chão.