Como escolher a paleta de cores para decoração

Como escolher a paleta de cores para decoração?

Você sabe como usar a paleta de cores na decoração? Essa é uma informação importante para quem deseja transmitir sensações e, ao mesmo tempo, harmonizar o ambiente utilizando determinadas tonalidades.

Essa tarefa pode até parecer difícil. Contudo, a consideração mais importante é encontrar uma paleta de cores que reflita o seu perfil. Escolher um vaso autoirrigável para planta, que combine com o restante do ambiente, por exemplo, faz toda diferença.

Pensando nisso, criamos esse artigo com as principais dicas sobre como escolher um esquema de cores, seja para casa ou local de trabalho. Dessa forma, você conseguirá preencher os ambientes com tons que refletem lindamente seu estilo pessoal. Boa leitura!

O que é paleta de cores na decoração?

O que é paleta de cores na decoração

A paleta de cores da decoração ajuda a criar uma identidade visual ou mesmo para passar determinadas sensações. Isso acontece quando há uma combinação de tonalidades a fim de padronizar as cores, proporcionando um ambiente mais harmônico.

Ao definir uma paleta de cores na decoração da casa ou do ambiente de trabalho, fica mais fácil de compor o espaço de maneira organizada. Isso porque, sem estabelecer tais cores, é possível perder o foco, e a tarefa se torna mais difícil. 

Vale lembrar que as cores ainda ajudam a criar uma sensação de amplitude dos cômodos. Além disso, a paleta certa pode dar a impressão de uma luminosidade maior ou menor. Por essa razão, vamos mostrar a seguir, como escolher a paleta de cores para decoração. 

Como escolher a paleta de cores para decoração?

Como escolher a paleta de cores para decoração

Primeiramente, ao planejar a paleta de cores para decoração, comece pelos elementos de ambiente menos flexíveis, como móveis, tecidos, azulejos ou papel de parede. Em seguida, baseie suas cores de tinta nesses elementos. 

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer um esquema de cores ideal para o seu ambiente. Veja: 

Encontre inspiração para seu esquema de cores

Para uma maneira fácil de criar um esquema de cores, baseie suas escolhas em uma imagem ou item que você adora. Nesse sentido, pode ser uma obra de arte, um tapete de área, uma foto que você viu online ou um tecido estampado que agrada a você

Retire tons específicos dentro do design e aplique-os com suas escolhas de decoração. Porém, preste atenção às proporções de cada tom para recriar um esquema de cores igualmente equilibrado.

Considere o valor da cor

Ao escolher as cores, não esqueça de considerar o valor, que se refere à claridade ou escuridão de uma tonalidade. Sendo assim, uma mistura de valores em seu esquema de cores ajuda a evitar que uma paleta de vários tons pareça caótica. 

Tente selecionar uma cor escura, uma cor clara e uma cor brilhante em cada quarto. De toda forma, a cor que atua como a tonalidade dominante na sala, depende da sua preferência pessoal.

3 – Planeje a paleta de cores para decoração da sua casa

Se você é cauteloso com a cor, mapeie primeiro. Para isso, desenhe uma planta da sua casa e liste o que haverá em cada cômodo, como o carpete, as cores das paredes e os móveis. Aqui vale reunir amostras tinta que representam as cores desses itens. 

Além disso, avalie as salas quanto a atributos positivos e negativos. Feito isso, encontre pontos focais da lista de traços positivos. Você também deve considerar como uma sala fluirá para a próxima, qual humor você deseja e os itens a serem incorporados à paleta. 

De qualquer forma, planeje a casa um cômodo de cada vez. Para uma paleta de cores fácil para a decoração de toda a casa, tente usar uma cor em diferentes proporções em todos os cômodos: como cor de parede em um cômodo e destaque em outro.

4 – Considere como a luz afeta as cores

Preste atenção ao impacto da iluminação, já que a cor é um reflexo da luz. Sendo assim, o tipo e a quantidade de luz em uma sala terão um impacto significativo no esquema de cores. 

Para isso, experimente como a luz natural ou a luz de lâmpadas e luminárias embutidas afetam a cor de tecidos, tintas, móveis e outras superfícies. Isso porque a luz do dia é considerada a fonte de luz perfeita porque tem intensidade quase uniforme em todo o espectro visível de cores

Além disso, a luz natural muda do nascer ao pôr do sol à medida que os raios do sol viajam através de quantidades variadas de atmosfera. Por essa razão, ao considerar uma paleta de cores para decoração de uma sala específica, passe algum tempo no espaço ao longo do dia, observando como a mudança de luz o afeta. 

Um cômodo com exposição apenas ao norte, por exemplo, recebe menos luz do dia do que outros cômodos da casa. Nesse sentido, uma paleta de cores quentes seria eficaz para suavizar as sombras e reagiria bem a mais horas de luz artificial.

5 – Aplique sua paleta de cores na decoração

Adicionar cor a uma sala não precisa significar um relacionamento de longo prazo com um tom escolhido. Se você preferir um fundo neutro, há muitas maneiras de adicionar cor com pequenos toques ou até mesmo rajadas de um esquema de cores selecionado.

Tecidos de tapetes, almofadas, mantas e tratamentos de janela, por exemplo, são os elementos perfeitos para convidar as cores e também podem adicionar padrões e texturas. Além disso, a arte traz cor e personalidade ao mesmo tempo. 

Dessa forma, acessórios e coleções pessoais podem atuar como acentos coloridos em seu quarto. Contudo, é importante lembrar que dos tons vivos de elementos naturais como flores e frutas. Por essa razão, agrupados em vasos ou tigelas, criam uma massa colorida em qualquer espaço.

Conclusão

Como vimos, há muitos benefícios em saber utilizar uma paleta de cores para decoração. Isso porque a cor pode unir estilos díspares de móveis e funciona bem para renovar espaços desatualizados. 

Um toque de cor fresco e inesperado pode transformar uma sala chata em um espaço elegante e personalizado. Por essa razão, usar cores também pode manipular seu senso de espaço. Uma pequena sala, por exemplo, pode parecer maior com cores claras

Além disso, uma grande sala encolherá com um tom mais escuro nas paredes. Você pode baixar visualmente um teto com uma cor escura e levantá-lo com uma luz.