Depois de encontrar a casa ideal junto à imobiliária, a escolha da decoração é o momento mais esperado pelos moradores. Afinal, por meio dela é possível transmitir a personalidade de cada um, assim como deixar os ambientes mais aconchegantes, confortáveis e práticos, o que influencia diretamente na qualidade de vida. Nesse sentido, o rack para sala é uma peça central, podem servir como apoio para TV ou para expor objetos decorativos.
No entanto, existem diferentes estilos disponíveis no mercado, assim como detalhes que precisam ser considerados na hora de adquirir o seu. Portanto, se você está pensando em adquirir um móvel novo, continue acompanhado o post de hoje e saiba como escolher o rack para sala.
1. Considere o tamanho do cômodo
Um dos principais pontos que precisa ser analisado é o tamanho da sala em que pretende colocar o rack, visto que ele precisa não apenas ficar elegante no ambiente, mas também cumprir seu papel e se manter proporcional às medidas. É muito comum que as pessoas comprem o móvel sem checar as medidas e quando a peça chega, descobrem que ela fica pequena ou grande demais no cômodo. Ainda que seja possível trocar, essa é uma dor de cabeça que pode ser evitada.
Portanto, meça a parede onde pretende colocar o rack, tendo em mente que ele nunca deve ultrapassar esse tamanho. Além disso, a largura mínima que ele deve ter é a distância de um braço do móvel até o sofá, a fim de evitar que a sala pareça pequena demais.
Lembre-se que, se o ambiente é reduzido, o rack precisa seguir essa mesma linha. Por outro lado, espaços mais amplos conversam melhor com móveis médios e grandes, pois assim previne a sensação de vazio.
2. Avalie as medidas da TV
O tamanho da TV também precisa ser considerado na hora de escolher o rack ideal para sua sala. Afinal, o móvel precisa ter largura e profundidade adequadas para evitar que o aparelho tombe ou que falte espaço para os objetos decorativos. Portanto, caso você ainda não tenha uma TV, nossa dica é comprar primeiro esse item para depois escolher o rack e os objetos decorativos que irão compor o móvel.
3. Pense no material
Vale lembrar que os racks podem ser feitos de diferentes materiais, como madeira, MDF, MDP, vidro espelhado e metal. Portanto, a melhor escolha irá depender do tamanho da sala e o que pretende colocar no móvel. Por exemplo, racks de madeira suportam equipamentos mais pesados e movimentação intensa, promovendo um ar mais robusto e sério ao ambiente. Por outro lado, racks de MDF ou MDP oferecem maior variedade de acabamentos, conferindo leveza ao cômodo, ao mesmo tempo que possuem boa resistência e durabilidade.
4. Cores adequadas
As cores claras para o rack da sala são muito indicadas para ajudar na sensação de amplitude e, por isso, ideais para apartamentos e ambientes pequenos. Caso queira incluir um rack colorido, é importante que suas medidas sejam adequadas ao espaço, além de as cores dos outros móveis serem claras.
Já em salas maiores, é possível ousar um pouco mais, com tons vibrantes e escuros. Inclusive, evite aqueles com acabamento espelhado ou muito claros, caso os outros móveis não sejam coloridos, pois isso atrapalha na sensação de conforto e amplitude.
5. Com ou sem painel?
Existe ainda a opção de adquirir o rack com painel e a escolha irá depender do tamanho do ambiente. Se a TV for pequena, prefira somente o rack, mas se for um aparelho maior, ela pode ser fixada na parede ou junto do painel, permitindo que fique na altura do olhar. Inclusive, se optar pela segunda alternativa, a TV deve ficar a uma altura de 1,20m entre o centro do aparelho e o piso.
6. Peso suportado
Antes de fechar a compra, não se esqueça de checar o peso máximo suportado pelo móvel, pois assim você não corre o risco de quebrar a peça e os pertences depositados sobre ela.
7. Analise a decoração da sala
Por fim, é primordial que o rack seja escolhido de acordo com a decoração da sala, seguindo a mesma linha, a fim de promover harmonia e sofisticação. Por exemplo, em um ambiente rústico, o rack não pode ser todo espelhado ou com ar muito moderno, pois caso contrário passa a sensação de bagunça e falta de planejamento.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de comprar seu rack para sala com muita tranquilidade e bom gosto. Lembre-se de ter um bom planejamento e considerar todos os fatores que citamos acima, pois assim você garante uma escolha assertiva e adequada para seu imóvel. Além disso, se possível, ter a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores será muito interessante, possibilitando criar um ambiente totalmente harmônico e sofisticado, que atenda as necessidades de todos os moradores da nova casa.