Encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária é um dos momentos mais esperados pelas pessoas. Afinal, seja o primeiro imóvel morando sozinho ou não, essa é uma nova fase que se inicia, gerando animação e até mesmo certa ansiedade. Além disso, é importante ter em mente a decoração dos ambientes, pois além de promover conforto e aconchego, transmite a personalidade dos novos moradores. Contudo, é fato que quartos pequenos são a realidade de boa parte dos apartamentos, mas isso não significa que falta de conforto ou estilo. Inclusive, é totalmente possível criar uma decoração bonita ao mesmo tempo que otimiza os ambientes.
Entretanto, sabemos que não é tão fácil colocar as ideias em ordem e por isso, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje algumas dicas incríveis para te ajudar a decorar quarto pequeno. Vamos lá?
1. Utilize cores claras
Cores claras ajudam na sensação de amplitude e por isso devem ser usadas em itens de maior impacto, como armários, paredes, etc. Contudo, isso não significa que o quarto deve ser monocromático, sendo que é importante ter alguns elementos de destaque. Por exemplo, tons mais fortes e coloridos podem ficar para os detalhes, como uma cadeira, objetos de decoração, almofadas, quadros, etc. Assim, você mantém a sensação de amplitude ao mesmo tempo que o ambiente fica vivo.
2. Não exagere com os objetos decorativos
Em um quarto pequeno, é importante ter em mente que menos é mais. Nesse sentido, prefira não colocar muitos itens no quarto, pois isso pode carregar o ambiente e deixá-lo visualmente poluído. Inclusive, isso impacta até mesmo a sensação de amplitude. Portanto, inclua os itens necessários, como cabeceira, poucos quadros nas paredes, além de não amontoar muitas coisas próximas umas das outras.
3. Prefira os móveis planejados
Por serem feitos sob medida, os móveis planejados são um pouco mais caros, mas com certeza valem a pena. Isso porque, você irá conseguir aproveitar todos os centímetros disponíveis no ambiente, otimizando o espaço e aproveitando-o de maneira inteligente. Além disso, por serem personalizados, você pode escolher exatamente as cores, textura e função de cada peça. Com isso, você garante um quarto bem planejado, com estética sofisticada e que promove facilidades no dia a dia.
4. Invista em uma boa iluminação
Um bom projeto luminotécnico faz toda a diferença em qualquer ambiente, mas especialmente em quartos pequenos. Além de escolher lâmpadas e luminárias que combinem com o estilo de decoração escolhido, existem algumas técnicas que ajudam a ampliar o quarto. Por isso, é primordial contar com a ajuda de especialistas.
Além disso, prefira sempre lâmpadas amarelas, pois promovem sensação de aconchego e relaxamento. Da mesma forma, mesclar um ponto de luz central com spots direcionáveis e outras opções de luz indireta é excelente para deixar a atmosfera do quarto propícia para o relaxamento.
5. Mantenha os móveis mais baixos
Um ótimo truque para promover sensação de amplitude em quartos pequenos é manter a linha da altura dos móveis mais baixas, pois assim o pé-direito parece maior. Contudo, é importante ficar atento, pois os móveis não podem invadir a área de circulação e tornarem-se obstáculos em vez de promoverem funcionalidade no ambiente.
6. Atente-se à circulação
Diretamente ligado com o tópico anterior, a circulação do quarto precisa ser bem planejada para garantir não apenas beleza, mas também praticidade, conforto e funcionalidade no dia a dia. Sendo assim, é primordial ter uma boa organização para incluir móveis, objetos decorativos e outros acessórios no ambiente de forma que eles fiquem otimizados e não atrapalhem a circulação. Caso contrário, o que era para ser um espaço para relaxar se torna um ambiente estressante.
7. Utilize espelhos a seu favor
Os espelhos são elementos curingas em quartos pequenos, pois aumentam a sensação de amplitude. Contudo, para isso ele deve ser inteiro, ou seja, ir do chão ao teto, além de refletir algo interessante, como paredes claras e iluminação. Caso contrário, você irá incluir a peça sem que ela cumpra seu objetivo, fazendo com que você gaste dinheiro à toa. Além disso, adquira um espelho de boa qualidade.
8. Abuse de nichos e prateleiras
Por fim, mas não menos importante, uma ótima dica é utilizar os espaços livres das paredes para otimizar a decoração de quartos pequenos. Para isso, inclua nichos e prateleiras, a fim de armazenar objetos pessoais e de decoração. Além de contribuírem para a estética do ambiente, esses itens mantêm o espaço bem organizado e equilibrado.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de criar uma decoração incrível para os quartos pequenos de seu novo apartamento. É importante ter um bom planejamento e, se possível, contar com a ajuda de profissionais especializados, como arquiteto ou designer de interiores. Assim, você garante maior personalização, melhor aproveitamento do espaço, economia e muito bom gosto em sua nova decoração.