Uma das dúvidas mais frequentes entre os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sobre como fazer a redação. Para se destacar, é preciso conhecer bem os critérios e o formato de uma redação do Enem.
A prova oferece uma frase-tema e textos de apoio (que podem ser artigos, gráficos, quadrinhos, notícias, etc.) sobre uma questão de atualidade na sociedade brasileira para que os participantes possam desenvolver um texto dissertativo-argumentativo. Ao contrário de outros vestibulares, o Enem não admite outro tipo de estrutura textual.
A partir da proposta de redação, o candidato terá que desenvolver seu texto entre sete e trinta linhas, podendo ou não conter título, e apresentar uma proposta de intervenção sobre o problema. Geralmente, essa proposta é colocada no último parágrafo, que representa a conclusão.
Os textos apresentados na proposta de redação servem para que o estudante possa embasar seus argumentos, mas é importante se atentar para referenciar corretamente e não copiar, pois caso seja detectado plágio, a redação é zerada.
Outros critérios que podem fazer com que a nota seja zerada são fuga do tema ou escrita em um estilo que não seja dissertativo-argumentativo, entregar a folha de redação em branco ou não seguir os limites de linhas, incluir impropérios ou desenhos na folha de redação, entre outros.
A respeito da quantidade ideal de linhas, especialistas recomendam que o texto possua acima de 20 linhas. O caderno de questões incluiu uma folha de rascunho, mas é importante se atentar para não esquecer de repassar o texto para a folha de redação, pois esta é a que deve ser entregue e, portanto, não deve ser rasurada.
O tema da redação sempre é uma preocupação dentre os inscritos para realizar a prova, durante a etapa de preparação. Apesar de não ser previsível, o tema da redação sempre está ligado a questões atuais sob perspectivas políticas, científicas ou socioculturais.
O tema não decorre de um fato específico, a não ser que o acontecimento em questão tenha repercussões significativas na sociedade. Geralmente trata-se de questões coletivas. Ainda que o candidato não domine o assunto, é possível fazer uma boa redação a partir da leitura atenta dos textos base.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina cinco critérios a serem avaliados no processo de correção das redações, cada um valendo de 0 a 200 pontos, compondo a pontuação final, cujo a nota máxima é 1.000.
O primeiro critério é o domínio da norma-padrão da língua escrita. Para ir bem nesse quesito, o estudante deve se atentar às normas gramaticais, como pontuação e concordância, e evitar erros de ortografia.
O segundo critério envolve a compreensão do tema. É importante fazer um bom aproveitamento dos textos bases e não fugir do assunto.
Os terceiro e quarto critérios são, respectivamente, organização das informações e argumentos e correta aplicação da lógica. Para contemplar esse quesito, deve-se apresentar os argumentos de forma embasada e seguindo corretamente a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.
O último critério a ser avaliado é a proposta de intervenção. Ela deve ser apresentada no último parágrafo, estar conectada ao que foi abordado no texto, ser executável e fugir de clichês.
Algumas dicas de preparação são se atentar a atualidades, consultar propostas de redação de provas anteriores, treinar a escrita, revisar normas gramaticais e ortografia, e treinar a escrita de redações para submetê-las a correções.
Algumas dicas para o momento da prova são ler cautelosamente os textos bases e a proposta antes de iniciar, calcular bem o tempo de escrito, selecionar pelo menos dois argumentos previamente para evitar fuga do tema, elaborar uma proposta de intervenção sem ser vaga ou clichê, revisar atenciosamente antes da reescrever na folha de redação do Enem.