Aplicação permite guardar dinheiro de maneira segura e concorrer a prêmios
Nos últimos anos, o título de capitalização tem atraído um número cada vez maior de pessoas. Nessa modalidade, você pode guardar o seu dinheiro, ao mesmo tempo em que concorre a uma variedade de prêmios.
Apesar de ser um investimento bastante atrativo, é necessário tomar cuidado para não sair no prejuízo. Por isso, é essencial conhecer mais sobre o título de capitalização e, assim, garantir uma aplicação segura e vantajosa.
O que é e como funciona o título de capitalização?
Na prática, a capitalização é um modelo de aplicação em que a pessoa paga um valor mensal para concorrer a prêmios. Ao contratar o título, recebe-se um ou mais números para participar dos sorteios.
Nesse modelo, ao contrário dos investimentos clássicos, a rentabilidade não é um atrativo, mas, sim, a sorte.
Ao final do período estipulado no contrato, a pessoa recebe uma parte do valor pago com uma correção e uma taxa combinada na contratação.
No momento da aquisição do título com uma instituição financeira, o cliente deverá optar por uma forma de pagamento que melhor atenda às suas necessidades, sendo estas: Pagamento Único (PU), Pagamento Mensal (PM) ou Pagamento Periódico (PP).
Nos valores pagos, estão inclusas algumas taxas referentes às despesas administrativas do banco, além de uma parte que será utilizada para custear os prêmios do sorteio. Uma outra fatia do pagamento, chamada de cota de capitalização, possui uma rentabilidade atrelada à taxa referencial (TR), atualmente de 0%, e uma outra porcentagem definida na contratação.
Na prática, os títulos de capitalização não rendem muito. Por isso, eles são mais indicados para quem gosta de participar de sorteios e quem tem dificuldade em juntar dinheiro por conta própria.
Tipos
Além das diferentes modalidades de pagamento, os títulos de capitalização são divididos em algumas categorias, sendo as quatro principais:
1- Capitalização tradicional
Nessa categoria, o cliente poderá, ao final do prazo, resgatar o valor total dos pagamentos efetuados, desde que eles tenham sido realizados nas datas estipuladas no contrato. Se optar por resgatar o dinheiro antes, ele só conseguirá restituir uma parte do valor aplicado.
2- Capitalização popular
Nesse tipo de capitalização, o cliente tem a possibilidade de participar de sorteios com prêmios, em que, a cada mês de validade do título, há a chance de participação no sorteio.
3- Capitalização compra-programada
Na compra desse modelo, o consumidor escolhe a maneira que quer receber de volta o valor pago – em dinheiro ou na forma de um serviço.
4- Capitalização incentivo
O título de capitalização de incentivo é vinculado a um sorteio ou evento promocional, em que, para participar, os clientes devem estar com os pagamentos em dia.
Quando é possível resgatar o valor pago?
Os títulos de capitalização, geralmente, possuem um período mínimo para que se possa resgatar o dinheiro, e, por isso, não é possível receber a restituição completa antes do fim do prazo estipulado no contrato.
Se você solicitar o resgate antes, só receberá o dinheiro após o fim do prazo. Além disso, esse valor pode não ser integral, já que as instituições financeiras são autorizadas a realizar um desconto no caso de desistência do título.
Dessa forma, fique sempre atento às condições estipuladas pelo banco de sua preferência na hora do contrato.