Os códigos de barras estão por toda parte. Estão nos armários da cozinha, no balcão do banheiro e empilhados na estante. Os códigos de barras tornaram-se tão onipresentes que muitas vezes passam despercebidos, e os consumidores estão tão familiarizados com eles que sabem como digitalizá-los para se verificarem no supermercado.
Desde sua invenção, há mais de 70 anos, os códigos de barras se tornaram uma ferramenta essencial para as empresas tornarem seu controle de estoque e operações de vendas mais eficientes e rastrearem produtos à medida que se movem pela cadeia de suprimentos. Essa tecnologia provou ser fundamental para o sucesso de muitas empresas – ainda que poucas empresas pensem se estão maximizando o humilde código de barras.
O Que é um Código de Barras?
Em um nível básico, um código de barras é um quadrado ou retângulo com uma combinação de linhas pretas verticais de espessura e altura variáveis, espaço em branco e números que, juntos, identificam produtos específicos e suas informações relevantes. Computadores vinculados a scanners podem ler esses códigos e usar a combinação exata de barras, espaços e números para recuperar os dados desse produto.
Hoje, os códigos de barras não são encontrados apenas em itens domésticos que vêm de supermercados ou lojas de varejo, mas em licenças, carros alugados, bagagens despachadas e bandas hospitalares. Em cada caso, eles identificam um produto ou pessoa e codificam detalhes importantes.
Principais Conclusões
- Os códigos de barras codificam as informações do produto em barras e caracteres alfanuméricos, tornando muito mais rápido e fácil para ligar itens em uma loja ou rastrear o inventário em um armazém.
- Além da facilidade e velocidade, os principais benefícios comerciais dos códigos de barras incluem precisão, controle de estoque e economia de custos.
- Existem muitos tipos de códigos de barras, mas todos eles se enquadram em duas categorias: códigos lineares, incluindo formatos amplamente utilizados como UPC e EAN, e códigos de matriz, como códigos QR.
- O código de barras tem uma barreira baixa à entrada – tudo o que uma empresa precisa é de uma impressora, scanner e software básico de gerenciamento de inventário.
Códigos de barras explicados
Os códigos de barras economizam tempo e dinheiro porque podem ser lidos por um scanner, seja um dispositivo portátil ou um construído em uma estação de checkout, em vez de um funcionário ter que digitar manualmente as informações do produto.
Existem dois tipos principais de códigos de barras: unidimensional (1D), como os encontrados em embalagens de alimentos ou em uma garrafa de xampu, e bidimensional (2D), como um código QR em um anúncio que direciona o usuário para o site dessa empresa. A maioria dos scanners só pode ler códigos de barras 1D, ou lineares, e eles permanecem o formato mais popular; mais sobre códigos 1D vs. 2D mais tarde.
Dois dos tipos mais comuns de códigos de barras lineares são o Código de Produto Universal (UPC) nos EUA e o Número de Artigo Europeu (EAN) na Europa.
Como funcionam os códigos de barras
A largura das barras pretas geralmente representa os números 0 ou 1, enquanto a sequência dessas barras significa um número entre 0 e 9. Um computador conectado ao scanner tem todas as informações sobre qual item está associado a essa combinação única de barras e espaços e pode adicionar, multiplicar ou dividir esses números para identificar o produto correto, que aparece na tela.
Em um armazém, o código de barras pode codificar o tamanho, a cor e outros atributos de um item, bem como sua localização, para que a empresa tenha uma visão detalhada do estoque atual e possa atender rapidamente aos pedidos ou realizar contagens de inventário físico.Em uma configuração de varejo, essas informações podem incluir o nome do produto e o preço que um associado precisa para verificar um cliente. As organizações podem usar códigos de barras para rastrear mercadorias ao longo de seu ciclo de vida, desde a fabricação até a distribuição, compra, serviço e reparo.