A literatura pode ser uma importante aliada nesse processo
Quando as crianças são conscientizadas sobre a importância de respeitar os animais, de uma forma direta, estamos falando do respeito ao próximo e a si mesmo. Para que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, é importante que elas tenham vários exemplos sobre como conviver bem com pessoas e os bichos.
Além disso, abordar com eles a importância de respeitar os animais, é uma forma de ensiná-los a lidar com questões ambientais.
Porém, o grande desafio é como fazer isso no dia a dia de uma maneira leve. Confira na sequência algumas maneiras de trabalhar essa questão junto com as crianças!
Seja uma referência para as crianças
Desde muito cedo, os pais podem ser o exemplo de interações positivas com os animais. Sempre que encontrar o animal, trate-o com carinho e demonstre para as crianças que eles precisam ser acariciados com afeto.
Além disso, é válido que seu filho não assista conteúdos agressivos, como vaquejadas, touradas e corridas de cavalos. Enfatize ainda que não é permitido gritar ou bater nos animais, mostrando que o afeto é sempre o melhor caminho.
Possibilite o contato com diferentes espécies
O respeito aos animais não pode se limitar aos domésticos, como cachorros e gatos, mas a outras espécies. Por isso, é importante estimular o contato com outros tipos de bichos.
É possível estimular essa prática no próprio quintal de casa ou nos parques, com o objetivo de observar as espécies em ambientes naturais.
Conte histórias sobre a defesa dos animais
Conforme as crianças vão ampliando seu repertório de conhecimento, é possível introduzir sobre a preservação das espécies e como o mundo lida com os direitos dos animais.
Neste contexto, é válido assistir documentários, ler livros e até assistir a peças de teatro que retratam a preservação da vida animal para evitar a extinção.
Além disso, é importante ressaltar que animais selvagens lutam por sobrevivência e, quando estão em ambientes assim, podem ser violentos. É fundamental que as crianças saibam disso para que, ao se depararem com cenas assim, não fiquem assustadas e confusas.
Visite ONGS que defendem os animais
ONGS e demais entidades que tem como pilar a promoção do bem-estar dos animais devem ser visitadas pelas crianças. Esses locais podem servir de inspiração para que elas se conscientizem da importância de respeitar os bichos.
Além disso, elas terão a chance de aprender que os maus-tratos e o abandono prejudicam toda a sociedade, já que podem resultar em problemas até mesmo de saúde pública.
Incentive a leitura
Além dos pontos que mencionamos até agora, uma outra maneira de ensinar as crianças a respeitar os animais é incentivando a leitura. Existem muitos livros infantis que abordam a relação das crianças com os animais e podem ajudar nesse processo de aprendizado.
Os clubes de leitura por assinatura são excelentes fontes de livros infantis com curadoria sobre os mais diversos temas, nesse sentido, são uma ótima ferramenta para ajudá-lo na educação das crianças.