O vidro proporciona leveza e modernidade sempre que instalado em espaços, seja em mesas, portas de vidro, móveis em geral ou até mesmo em objetos decorativos. Hoje em dia, vem crescendo cada vez mais a tendência de se projetar escadas com corrimão de vidro, por sua beleza e estética. No entanto, algumas pessoas ainda tem dúvida em relação à segurança desse tipo de corrimão.
Em primeiro lugar, a orientação é de realizar a estrutura de vedação do guarda corpo de vidro, e o corrimão em si, em inox ou outro tipo de material. Isso porque para obras de uso público, as normas de segurança NBR 9050 e 9077, o corrimão deve ter um formato anatômico (e diâmetro de 3,5 cm e 5 cm para os tipos arredondados), estar a 92 cm da altura do piso e ter um mínimo afastamento de 4 cm da parede. De acordo com as normas de segurança, a fixação deve ser feita pela parte de baixo, e não pelos lados, para facilitar o correr das mãos. Por outro lado, é bastante comum o corrimão de vidro para escada realizado somente em vidro (sem a parte em metal arredondada em cima).
Modelos versáteis e únicos de corrimão de vidro para escada
O corrimão de vidro é uma herança europeia e é uma tendência que tem crescido cada vez mais no Brasil. As pessoas anseiam elegância e exclusividade, e os fabricantes buscam essas exigências de maneira que preserve tanto a beleza do elemento, como também a ampliação do espaço do imóvel.
Esse item pode adquirir diversos acabamentos e é sugerido que acompanhe o estilo da escada ou do espaço como um todo.
Uma das coisas que chama bastante atenção, é que o corrimão e sua fixação diretamente no vidro – podendo ser vidro laminado ou temperado – deixam o espaço mais harmônico e com a impressão de estar maior.
As escadas com corrimão de vidro são um grande atrativo para a decoração da sua residência. Além de charmosas, dão bastante personalidade ao espaço, com seu design diferenciado e mais luminoso.
Vidro laminado ou temperado
Há duas alternativas mais indicadas para corrimões: o vidro temperado ou o vidro laminado. Os dois modelos são visualmente idênticos, mas cada um deles tem suas características, veja:
Vidro temperado: esse modelo de vidro pode ficar até 5 vezes mais resistente que um vidro normal, isso porque ele passa por um processo químico que promove essa resistência. Quando esse tipo de vidro quebra, ele fica menos cortante.
Vidro laminado: já esse tipo é formado por duas placas de vidro e, entre elas, uma película polivinil (PVB) ou de resina, que oferece maior resistência ao material. Em razão dessa composição, ao quebrar, os estilhaços ficam presos e o curioso é que o vidro não estoura.
No entanto, a escolha do vidro deve ser feita depois de definir o tipo de projeto, além disso, por ser um material translúcido, o item torna-se uma peça chave em diferentes estilos de projetos e decorações.
Corrimão de vidro sem aço inox
Para uso residencial, tendo sido aprovado pelo responsável pelo projeto e pelo proprietário, há vários casos de corrimão de escada de vidro, sem o uso de elementos metálicos de estruturação e o corrimão arredondado implementado nos vidros. O resultado final é lindo, limpo e minimalista. Essa escada possui a fixação das folhas de vidros por meio de estrutura metálica inserida no piso e na lateral da escada. Dependendo da vontade de cada cliente, há a opção de escolher também por corrimão de vidro espelho, vidro jateado, vidro fumê, entre outros.
Corrimão de Inox com Vidro
A escada com corrimão em inox proporciona leveza e transparência para a escada e o espaço. A fixação dos vidros é realizada pela lateral dos degraus da escada, com pequenos e fortes parafusos com acabamento em inox. O corrimão de inox faz o emolduramento do vidro e tem o papel de sustentar o vidro, além de atuar como corrimão em si, de maneira mais anatômica se comparado a um corrimão realizado somente em vidro.
Onde comprar corrimão de vidro para escada?
Se você está na região metropolitana de Belo Horizonte, pode buscar uma vidraçaria em BH que seja referência em corrimão de vidro para escada. A Vidraçaria Ataíde é referência pela qualidade e excelência dos serviços prestados. Por isso, vale a pena consultá-los.