Uma das ferramentas básicas que precisamos ter em nossos estabelecimentos comerciais ou até mesmo em nossas casas é o extintor de incêndio. Apesar de não ser popular como deveria, esses itens salvam vidas e são muito importantes para nossa segurança.
Porém, não basta apenas comprar o produto, visto que isso é apenas uma das etapas do processo. É importante conhecer quais as condições que o equipamento se encontra, qual o tipo de extintor desejado e outros assuntos, como tamanho.
São exigências básicas, mas que fazem toda a diferença no momento em que o produto for usado. Mas isso não significa que você deva comprar o extintor de incêndio com maior preço, já que isso nem sempre significa qualidade. Em alguns casos, o produto mais caro pode ter menos qualidade que os com preço menor.
Então, o melhor a se fazer é conhecer como fazer a compra e como escolher o melhor produto. Pois, isso vai garantir que a lei seja seguida e você fique sem problemas futuros. E o melhor, tudo isso sem gastar muito!
No texto a seguir vamos contar como funciona um extintor de incêndio, como escolher seu produto, como e onde comprar e muito mais. É só continuar a leitura.
Como funciona um extintor de incêndio
Antes de falar sobre o processo de compra do produto, vamos falar um pouco sobre o funcionamento do equipamento e como ele pode salvar sua vida. Já tivemos episódios no Brasil em que a falta de um simples extintor significou a morte de centenas de pessoas.
Existem diversos tipos de extintores, que servem para locais distintos, mas todos têm o mesmo objetivo: salvar vidas. Nesse sentido, é importante ter em mente que este é um item obrigatório para prédios, estabelecimentos comerciais e em alguns casos, até para veículos.
Eles são necessários em casos de incêndio, visto que devido ao seu conteúdo interno, conseguem diminuir ou cessar o fogo.Podendo ser usados em diferentes tipos de incêndio, que são baseados na origem do fogo, muitas pessoas não o compram por não saberem fazer isso. Diferente de outros produtos, o extintor exige que saibamos alguns assuntos para comprá-lo com efetividade.
Como diferenciar os extintores de incêndio
O extintor de incêndio é a ferramenta mais simples que o corpo de bombeiros, mas mesmo assim em alguns casos pode ser necessário a implementação de itens mais complexos.
Nesse sentido temos a canalização preventiva, onde são instaladas bombas, mangueiras e até esguichos, que podem ser usados no momento do incêndio.
Também podemos citar a canalização de chuveiros ou, em alguns casos, a instalação de uma brigada de incêndio. Porém, mesmo que o local tenha todos esses itens, ainda é necessário ter um bom extintor de incêndio.
A principal forma de diferenciar esses produtos é o agente usado para extinguir o fogo. Alguns usam água pressurizada, dióxido de carbono e até pó químico, que são usados para diferentes ocasiões.
Na hora de comprar seu extintor de incêndio, também será necessário levar em conta o tamanho do equipamento. Isso é baseado no produto armazenado e é definido em litros para extintores de incêndio com água e em quilos, para os outros.
De acordo com o corpo de bombeiros, a exigência mínima é de 10 litros para os equipamentos a base de água e 6 kg para os demais. Dessa forma, na hora de comprar, fique atento a esses dados.
Como escolher o melhor Extintor de Incêndio
Uma das maiores dúvidas é sobre qual tipo de extintor é o mais indicado para nosso prédio ou loja. A melhor maneira de fazer isso, é identificando quais os materiais presentes na construção.
Pois, cada tipo de extintor serve para um tipo de material, sendo, em alguns casos, contraindicados em alguns eventos. Por exemplo, extintores a base de água não são indicados em caso de incêndio com equipamentos elétricos.
Portanto, a melhor forma de comprar seu produto é conhecendo a fundo o local onde este será instalado. Se necessário, converse com seu engenheiro e peça uma sugestão. Afinal, isso pode salvar sua vida.
Onde comprar Extintor de Incêndio
Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre onde você deve comprar seu extintor de incêndio. Agora que você já sabe como fazer isso, e entende a importância de realizar a tarefa, é hora de comprar.
Esse talvez seja o procedimento mais fácil de ser feito, mas que também gera mais dúvidas. A primeira coisa que você deve saber sobre o local onde vai comprar o equipamento, é se este é certificado.
Por se tratar de uma ferramenta preventiva obrigatória, sua compra não deve ser realizada em locais duvidosos. Muitas empresas fornecem equipamentos de segunda mão, que apesar da aparência funcional, podem estar danificados.
Por fim, veja também se a compra é de fato necessária, pois em alguns casos é só realizar uma recarga ou manutenção. E claro, escolha uma loja de confiança, que ofereça todos os itens de segurança necessários!
Conheça a Hiper Fire Extintores, uma empresa confiável que vai te auxiliar a decidir sobre sua necessidade de comprar ou fazer a manutenção do extintor, já que a empresa trabalha tanto com venda de novos extintores e manutenção e recarga de extintor de incêndio.