Os melhores jogos de cartas atravessaram gerações e continuam sendo um dos principais jogos que garantem entretenimento para adultos, adolescentes e crianças. O melhor é que essa atividade pode estimular o desenvolvimento do pensamento lógico, sendo uma ótima alternativa para manter o cérebro ativo e saudável.
Além disso, estimulam a comunicação, criatividade, memória, reforçam o aprendizado das letras e dos números, e muito mais. Cada jogo possui suas características e pode trabalhar diferentes capacidades.
São opções para jogar nos intervalos da escola, em casa com a família ou no final de semana com os amigos. É aquele passatempo prático de brincar e se divertir em qualquer lugar, seja por alguns minutos ou em longas horas. Porém, é fundamental apostar nos melhores jogos de cartas indicados para crianças para garantir diversão e aprendizado adequado para a idade!
Por isso, separamos essa lista com as opções ideais para você conhecer. Confira!
1. Uno
O uno é considerado um dos melhores jogos de cartas para a garotada, sendo uma opção de grande sucesso no país. Pode auxiliar no aprimoramento do raciocínio lógico e da concentração. Também ajuda os pequenos a resolver somas simples, sendo uma maneira divertida de trabalhar esse conceito.
Suas cartas são divididas em quatro cores: amarelo, azul, verde e vermelho. Também são divididas em números de 0 a 9 nos grupos de cores. Possui cartas especiais com poderes que tornam o jogo emocionante. É jogado em dupla ou mais pessoas, com a finalidade de tentar se livrar das cartas antes dos adversários para ser o campeão da rodada. Possui algumas regras específicas que devem ser respeitadas para tornar o jogo mais desafiador.
2. Jogo da memória
Outra opção que utiliza cartas é o jogo de memória. Esse é ideal, principalmente, para as crianças mais novinhas. Auxilia os baixinhos a memorizar as imagens das cartas e trabalhar o raciocínio rápido. Dá para ser jogado individualmente ou em grupo.
O objetivo do jogo é conseguir realizar o maior número de pares idênticos das cartas. Caso jogue sozinho, busque jogar no menor tempo possível. Para tornar ainda mais desafiador o jogo, a dica é iniciá-lo com as cartas viradas, podendo virar duas cartas por vez em cada rodada. Se acertar os pares, retire-os da mesa. Se errar, vira as cartas para baixo novamente para a próxima rodada.
3. Jogo eu sou?
Esse divertido jogo desafia a pessoa a descobrir qual é a imagem da sua carta. Uma carta é colocada em sua cabeça, presa num acessório, sendo só vista pelos outros participantes. Para descobrir a imagem da carta, o jogador precisa realizar perguntas aos outros participantes, que só podem responder sim ou não. Dessa forma, precisa analisar as respostas para conseguir adivinhar a carta.
É jogado em grupo, de 2 a 4 pessoas, recomendado para as crianças que possuem acima dos 6 anos. Pode-se cronometrar o tempo para ver quem é o mais rápido da rodada. É ideal para estimular muitas habilidades, como raciocínio lógico e memória.
4. Color Addict
Esse jogo de cartas que trabalha as cores é outra opção que rendem muitas risadas. O objetivo é se livrar das cartas o mais rápido possível, porém precisa seguir as regras da partida. É necessário combinar as cores ou palavras empilhando no monte. Trabalha o raciocínio rápido e estratégico, sendo uma opção jogada em grupo.
5. Jogo de cartas Pokémon
Para os amantes dessa franquia de mídia, o jogo de cartas colecionáveis dessa linha pode ser a proposta perfeita. É uma batalha entre participantes com regras específicas, o qual cada Pokémon possui habilidades, fraquezas, ataques, resistência, entre outros aspectos diferentes. Isso torna cartas fracas ou fortes, tornando a batalha emocionante. As habilidades trabalhadas aqui são de socialização, raciocínio, entre outras.
6. Jogo do mico
Outra opção de jogos de cartas infantis que vai gerar muita diversão e animação. Cada participante receberá cartas e terá que formar pares entre os animais de mesma espécie. O intuito é se livrar da carta mico, pois não possui um par, e quem sobrar com a carta na mão é o perdedor da rodada.
É interessante ser jogado entre 3 ou mais pessoas. Trabalha o raciocínio rápido, identificação de pares, entre outras habilidades.
7. Mexe-mexe
É jogado por duas ou mais pessoas, indicado para a garotada que já sabe contar. Neste jogo, o participante que conseguir descer todas as cartas em primeiro é o grande vencedor. Para isso, é preciso descer todas as cartas na mesa, porém organizando em sequências numéricas e de naipe idêntico, ou tricas e quadras diferentes.
Além do raciocínio lógico, este jogo estimula a visão ampla, noções matemáticas, e muito mais. O legal, é que pode ter variações nas regras, tornando o jogo ainda mais interessante, pois pode aumentar a dificuldade.
Já escolheu o seu preferido? Aproveite que já conhece os melhores jogos de cartas para as crianças e reúna os baixinhos para se divertirem. Compartilhe esse artigo com seus amigos!