Ao contrário do que muita gente pode pensar, ainda existe um mercado amplo de TV por assinatura, mesmo com a concorrência acirrada dos serviços de streaming. É uma matemática simples, pois o que pode fazer muita diferença é a variedade de ofertas, com um número considerável de alternativas para os clientes em potencial. Sendo assim, existem grandes chances de atrair novos assinantes e manter o crescimento do setor. Para isso, é claro, as operadoras têm que diversificar seus pacotes, combos e vantagens.
Segundo levantamento da ANATEL, a Agência nacional de Telecomunicações, a TV por assinatura tem uma adesão de 30% dos lares economicamente ativos. Porém, mesmo assim, houve um aumento de gastos com cinema e TV por assinatura no Brasil, reavivando um pouco setores combalidos economicamente. Assim, existem muitas oportunidades ainda para que essa roda continue girando e movimentando o mercado.
Gestores de equipes de vendas podem utilizar muitas estratégias eficientes para driblar as dificuldades e bater suas metas, desde que trabalhando em conjunto com os outros times das operadoras. Trazemos aqui algumas sugestões que, comprovadamente, geram bons resultados. Não se intimide com turbulências econômicas e vá em frente com essas recomendações em mente.
Mirar o público certo com o produto certo
Trazendo novamente os dados fornecidos pela Anatel, é interessante observar que as maiores taxas de crescimento em instalações de TV por assinatura estão na região Centro-Oeste do país. Ainda assim, quem lidera em números nesse sentido é o Sudeste, quando o assunto é TV paga. É uma questão de lógica ir além destes mercados onde já existe uma efervescência no segmento, não é?
Por causa disso, nada mais natural do que investir em regiões onde essa presença ainda não é maciça, com público potencial sem acesso ao serviço. Localidades como o Nordeste brasileiro são mercados a desbravar, criando novos nichos consumidores que ajudam a economia local e alavancam o setor a nível nacional. Aí é que podemos esbarrar em problemas de infraestrutura, mas então é a hora de batalhar e dialogar com as operadoras para mudar esse cenário.
Converse sobre essas brechas com os responsáveis pela cobertura da operadora, para que novas condições sejam criadas para novos consumidores.
Crie um programa viável de descontos e vantagens embutidas
Uma das coisas que mais atrai clientes em qualquer setor de serviços é um bom desconto. Aquela promoção especial já é um chamariz e tanto para sua venda, uma estratégia ótima para turbinar seu negócio logo na largada. Para isso, é sempre importante que você descubra o que seus concorrentes da região tem feito, o que tem funcionado e o que você pode fazer para se destacar. É claro que os preços são a primeira coisa que pensamos, mas talvez não seja viável alterar isso em um primeiro momento. E agora?
Não tema, pois sempre existem alternativas neste caso. Compense isso oferecendo alguma outra vantagem, que não seja relativa ao valor, como instalação em 24 horas ou outro atrativo forte. A partir de então, comece a elaborar políticas de descontos que sejam viáveis e coloque-as em prática assim que possível.
Upselling é a palavra
Nunca se esqueça do upselling. Esse conceito de agregar outros serviços aos pacotes que você vende é uma estratégia de peso que sempre dá resultado. Provedores de internet tem mostrado esse potencial, começando com conexão via fibra ótica e agregando mais e mais funcionalidades conforme o comportamento do mercado.
Assim, você cria um modelo de negócios que permite evolução contínua, de acordo com a demanda.
Equipe de vendas bem treinada
A equipe de vendedores é o cartão de visitas da operadora. Nada menos que a linha de frente do negócio, que deve trabalhar dentro dos parâmetros estratégicos definidos. As informações fundamentais, como preços, condições especiais, prazos e suporte técnico precisam ser memorizados para respostas sem hesitação.
Aliás, esses profissionais também precisam estar prontos para apontar os diferenciais dos produtos disponíveis.
Agilidade na instalação
Não adianta nada toda essa estrutura se você frustra os clientes fazendo-os esperar. Rapidez na instalação é um ponto importantíssimo, pois essa é uma das queixas mais comuns dos consumidores. Também é preciso atentar para a qualidade técnica desta instalação, realizando um serviço bem feito que deixe tudo na melhor condição possível de uso para os assinantes.
Todas essas parecem dicas óbvias, mas algumas delas sempre correm o risco de perder-se entre vários pontos observáveis. Mantenha todas em mente e garanta um serviço campeão, cujo crescimento será inevitável.