Você sabe quando montar uma árvore de natal? Na tradição cristã, a árvore deve ser montada no primeiro domingo do Advento, que este ano é 28 de novembro. Quatro semanas antes do Natal, começa o Advento e comemora-se o nascimento de Jesus.
Agora que você já sabe quando montar uma árvore de natal, que tal algumas dicas de como organizar uma festa de natal para a família?
Isso porque, o natal é uma época onde a família toda se reúne para celebrar a vida. Desse modo, organizar uma festa de natal para a família é algo muito especial, mas também uma grande responsabilidade.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a organizar uma linda festa de natal para a sua família.
Dicas para organizar a festa de natal para a família
Confira agora as melhores dicas para organizar a festa de natal para a família. As dicas são para te ajudar tanto no cardápio, organização da confraternização até a escolha de brinde de natal. Então, chega de conversa e vamos lá!
Lista de convidados
Antes de mais nada, você precisa saber quem irá participar da festa. Isso porque, com a lista de convidados em mãos ficará mais fácil decidir sobre o local da festa, qual a quantidade de comida é necessária e se é preciso adquirir cadeiras e mesas adicionais para deixar o ambiente mais aconchegante.
Você também pode se preparar para saber qual a quantidade de brindes final de ano ideal para todos os convidados.
Além disso, quando você sabe quais são os convidados, pode focar em alguns detalhes que antes passavam despercebidos.
Por exemplo, se na lista de convidados tiverem crianças, você precisa encontrar formas de entretê-las, além de preparar os lanchinhos necessários.
Por fim, um espaço exclusivo para as crianças, caso seja possível, é uma excelente opção para deixar todos mais confortáveis.
Para mais, você também deve considerar se existe algum convidado que faça uma dieta restrita para preparar um cardápio que o inclua.
Monte o cardápio com a galera
Deixar todas as responsabilidades da montagem do cardápio para uma pessoa é um dos aspectos mais frustrantes de organizar um Natal em família.
Fazer isso torna a celebração desagradável para todos os envolvidos. Por isso, o ideal é que todos os convidados montem juntos o cardápio para reduzir os custos.
Até os acompanhamentos e aperitivos podem ficar por conta de pessoas diferentes. Além disso, outras pessoas podem servir o prato principal, sobremesas e outras guloseimas.
Não deixe as coisas para última hora
Essa é uma dica fundamental para fazer com que as coisas saiam minimamente como o planejado. Isso porque, imprevistos acontecem, por isso é importante planejar todas as coisas com antecedência.
Sem contar que milhares de pessoas também deixam as coisas para última hora e você acaba tendo que enfrentar mercados lotados, filas enormes e você pode até se frustrar por não achar o que estava procurando.
Desse modo, uma boa dica é se antecipar e aproveitar o mês de novembro, ou o início de dezembro para comprar todas as coisas necessárias.
Por isso, saber a quantidade dos convidados, e qual será o cardápio da ceia e do almoço é tão importante. Isso torna muito mais fácil na hora de fazer as compras. Assim, você evita comprar demais ou de menos, o que nos leva para a próxima dica.
Tenha uma lista de tudo que você precisa comprar
Como você vai se adiantar na hora de fazer as compras se você nem sequer sabe o que precisa ser comprado.
Por isso, é demasiadamente importante que você faça uma lista dos alimentos necessários, da decoração, presente, entre outros. Isso porque, além de evitar possíveis estresses, você também economiza tempo e dinheiro.
Isso porque, os produtos ficam ainda mais caros quando está chegando o natal. Essa é uma estratégia do comércio para ganhar mais dinheiro. E acredite, são muitas as pessoas que deixam tudo para última hora. Então, não seja uma delas.
Procure os melhores preços
Essa dica pode parecer um tanto quanto óbvia, mas não é. Isso porque, como vimos, muitas pessoas deixam as compras para última hora e acabam pagando ainda mais caro.
Além disso, ter tempo de planejamento significa ter tempo para pesquisar os melhores preços e produtos.
Ora, se você está sem tempo e deixa tudo para a véspera do natal, não há muita opção de escolha, certo? Além disso, na maioria das vezes você acaba ficando sem algum item.
Mas, além de se antecipar, você deve buscar os mercados atacadistas. Isso porque, além de na maioria das vezes, eles oferecerem os melhores preços, você também encontra uma variedade de produtos.
Uma dica é marcar um dia para que todos os convidados irem juntos ao mercado. Isso facilita na hora de comprar os ingredientes necessários, além de ser muito mais econômico e claro, divertido.