É fato que a pandemia do COVID-19 alavancou o e-commerce. Contudo, o que muitos ainda não sabem é que mesmo no ano de 2022, o comércio eletrônico se fortalece constantemente e de forma exponencial, impactando o mercado de galpões logísticos do Brasil. Afinal, diante de um cenário crescente de compras digitais, os varejistas no país precisaram rever suas estratégias, a fim de atender às demandas dos consumidores. Nesse sentido, os galpões logísticos tomaram conta, sendo cada vez mais requisitados por empreendedores e empresas.
Portanto, se você está pensando em investir nesse mercado ou tem a necessidade desse tipo de espaço em seu negócio, continue acompanhando o post de hoje e veja como está o mercado em 2022.
Números atuais
Como falamos, o cenário positivo foi impulsionado pelo crescimento do e-commerce durante a pandemia. Inclusive, o Brasil bateu recordes históricos, mesmo no ano de 2022. A atual taxa de absorção líquida, que mostra o quanto o mercado alugou de galpões, alcançou o maior patamar da história para esse período, com cerca de 872 mil metros quadrados alugados em abril, maio e junho.
Esse número representa um aumento de 0,22% em relação ao segundo trimestre de 2021 e mais de 384% em relação ao mesmo período em 2019.
Nos seis primeiros meses de 2022, o setor já faturou cerca de R$2,6 bilhões em contratos de aluguel, sendo que no ano inteiro de 2021, o faturamento foi de R$4,3 bilhões. De acordo com o setor, a pandemia potencializou as mudanças de hábitos de consumo que já estavam começando a fazer parte do dia a dia dos indivíduos.
Portanto, com a demanda crescente no e-commerce, os setores logísticos de empresas procuram cada vez mais lugares para tornar suas operações eficientes, promovendo ainda mais agilidade nas entregas.
Outro ponto importante é que a taxa de vacância, que nada mais é do que o índice que mede os empreendimentos que não foram alugados, caiu para cerca de 9% no segundo trimestre desse ano em comparação com o primeiro. Inclusive, esse número é a menor taxa desde 2018, junto com o 3º trimestre de 2021. De acordo com especialistas, uma taxa de vacância considerada saudável para o mercado fica em torno de 10%, tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Portanto, a atual é muito positiva, mostrando que ainda existe mercado para a construção de novos empreendimentos.
Surpresas positivas
Para os especialistas, os resultados mostrados do segundo trimestre deste ano foram uma boa surpresa para o setor. Isso porque, os números observados em 2021 foram recordes e no primeiro trimestre desse ano, deixaram a desejar. Foi um crescimento de 6 anos em 6 meses e não era esperado que em 2022 o mercado continuasse a crescer como aconteceu em 2021. Afinal, quando existem muitas acomodações, é um pouco mais demorado para surgirem novas locações e empreendimentos. Contudo, o segundo trimestre surpreendeu, com muitas locações e demandas.
Mas, além do e-commerce que impulsionou o mercado, outros segmentos também se destacaram por esse feito, como os de transporte logístico e produtos de limpeza. Inclusive, esses três setores representam 74% das locações do trimestre.
Galpões logísticos no cenário pós-pandemia
Muitos especialistas acreditam que o crescimento dos galpões logísticos está só no começo, mostrando ser um cenário promissor e com forte potencial. Como falamos, a pandemia acelerou significativamente o processo de migração do hábito de comprar em lojas físicas para compras on-line. Mas, até hoje, as empresas continuam tendo que se adaptar para atender essa demanda que não para de crescer, além de superar os concorrentes. Afinal, o que antes era uma competição regional, hoje o nível é nacional. É importante ter em mente que a compra on-line veio para ficar.
Além disso, esse crescimento no número de galpões logísticos impactou até mesmo empresas que desenvolvem projetos personalizados para galpões industriais, trazendo maior diversificação e inovação ao setor devido à alta demanda. Nesse sentido, cada vez mais surgem soluções racionalizadas, visando qualidade, prazo e economia de recursos. Um bom exemplo são as estruturas metálicas, que foram impactadas positivamente com o crescimento do mercado, visto que são extremamente versáteis. Ou seja, o mercado se desenvolveu tanto, que já impulsiona outras áreas importantes, além de secundárias, como de telhas, fôrmas e lajes, etc.
Portanto, como você viu, o e-commerce impactou significativamente o mercado de galpões logísticos no Brasil. Afinal, a pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo, mas de forma mais lenta e gradual. A compra pela internet, hoje em dia, não apenas trouxe maior comodidade para as pessoas, mas também qualidade de vida. Afinal, é possível adquirir até mesmo itens de supermercado sem precisar sair de casa. Por mais que não pareça, essa economia de tempo em uma rotina cada vez mais corrida e agitada faz grande diferença. Portanto, se você está em dúvida, saiba que investir em galpões logísticos ou alugar para sua empresa, com certeza é um excelente negócio.