Antes de iniciar seu negócio de revenda, seja como complemento de sua renda ou como atividade em tempo integral, esteja atento a algumas dicas que podem ajudar empreendedores iniciantes ou até mesmo experientes.
1. Escolha um nicho de mercado
Escolha um nicho de mercado e especialize-se na revenda de produtos para esse público, independente da modalidade de negócio escolhida.
Ao definir um nicho para o seu negócio, você terá mais opções de produtos para esse público, aumentando as chances de fechamento de vendas, up-selling e cross-selling, e ainda aplicando estratégias atrativas de promoção.
Isso também aumentará as chances de encontrar um produto com uma boa marcação.
2. Evite opções que possam ser difíceis de transportar
Ao escolher os produtos para revender, deve-se ter o cuidado de oferecer produtos para revenda direto da fábrica muito grandes ou muito frágeis, pois isso pode afetar diretamente a satisfação de seus clientes devido ao prazo de entrega e aos riscos associados ao transporte.
Os cuidados que essas categorias de cargas necessitam devem ser avaliados e comparados com as expectativas de seus clientes. Prefira produtos que ofereçam entrega mais fácil para minimizar riscos inesperados e indesejados.
3. Estude sua concorrência
Esse é um conselho que se aplica a qualquer tipo de negócio, mas tem mais peso na revenda.
Independentemente de sua loja estar em seus estágios iniciais, é muito importante saber com quem você está competindo pela atenção do cliente.
Pesquise os produtos que eles oferecem e quais produtos têm maior taxa de sucesso e; A partir daí você pode definir se há novas oportunidades de produtos para sua loja virtual ou plataforma de vendas.
Você pode usar a metodologia do cliente misterioso para tornar a pesquisa mais bem-sucedida. Outra opção é construir uma estratégia de benchmarking que permita conhecer seus concorrentes, com especial interesse em seus fornecedores.
4. Conheça a fundo os produtos que você vai vender
Conhecer bem e detalhadamente os produtos para revenda que vão compor a oferta da sua loja faz parte do processo de criação de uma marca na qual seus clientes confiam.
Fique atento às dúvidas mais comuns e crie mecanismos para respondê-las rapidamente (seja na descrição do produto, nas seções de perguntas frequentes ou no chat ao vivo) para fazer a diferença na decisão de um cliente.
5. Avaliar a qualidade do serviço e dos produtos
Ao procurar fornecedores de produtos para revender, seu principal objetivo é verificar a qualidade do que é oferecido a você e avaliar o atendimento que recebe.
Para analisar a qualidade de um produto, pode ser necessário entender como é o processo de fabricação, quais materiais são utilizados, se é seguro e se atende às expectativas do seu público.
Ao avaliar o atendimento, leve em consideração a atenção que lhe foi dada, quais são as formas de pagamento, os prazos de entrega e a qualidade do canal de suporte que lhe prestará o atendimento.
Por se tratar de um negócio de revenda, avaliar os fornecedores com atenção e cuidado é essencial para garantir a prosperidade do seu negócio, afinal, a qualidade desses produtos será aquela que seus clientes irão desfrutar.
6. Cuide da sua escalabilidade
Escalabilidade é a possibilidade que uma empresa tem de aumentar seu número de clientes e receitas sem ter que aumentar suas despesas ou perder a qualidade do que é oferecido. Isso torna sua escolha de fornecedores um fator ainda mais crítico para seu sucesso como revendedor.
Algumas lojas que estão começando não levam esse fator em consideração e podem ver seu crescimento afetado por não pensar no futuro desde o início.
Na hora de escolher um fornecedor, avalie sua estratégia com especial cuidado para saber se ele será capaz de atender às necessidades futuras que seu negócio possa ter, lembre-se que os produtos para revenda podem ser sensíveis a variações de preço, o que afeta seu preço final.