Avaliar uma empresa é sempre importante para se manter atualizado sobre como os negócios estão se desenvolvendo e quais as perspectivas de crescimento que a companhia tem. Para isso, há alguns métodos de valuation que ajudam o empreendedor a conhecer mais sobre sua empresa.
Todo empreendedor deve monitorar o desempenho de sua companhia, acompanhando as informações contábeis e financeiras, avaliando a necessidade de investir ou não para obter mais crescimento e até se é o momento certo de colocar a empresa à venda.
Antes de falar sobre as diversas metodologias para fazer essa avaliação, vamos explicar a importância do valuation, termo muito utilizado no mercado financeiro e que pode servir para diferentes propósitos. Veja alguns deles:
- Do lado do investidor, entender qual seria o valor justo a ser oferecido para a compra de uma empresa;
- Na ruptura de uma sociedade, é importante saber quanto o sócio que está deixando o negócio tmem direito a receber;
- Para quem quer vender a empresa, o valuation ajuda a negociar o melhor valor de venda, especialmente se tiver o auxílio de um assessor profissional no momento das negociações;
- Para quem investe em ação, o valuation também auxilia a avaliar se vale a pena investir ou não em determinado papel.
Com base nessas utilizações, fica claro que o valuation pode ser feito de maneira periódica, para dar mais clareza sobre a situação de uma companhia, ou em um momento específico de negociações.
Mas o que impacta para que uma companhia tenha mais ou menos valor?
Variáveis que formam o valor de uma empresa
São diversas as variáveis que ajudam a dar mais ou menos valor a uma companhia, e nem todas são necessariamente tangíveis. As principais variáveis que impactam nessa avaliação são:
- Lucratividade: qual a projeção de lucro futuro de uma companhia? Essa é uma pergunta importante para um investidor que quiser saber se vale a pena investir ou não em um negócio, influenciando no cálculo do valor de uma empresa.
- Crescimento: Qual o potencial de crescimento da empresa também é algo que investidores querem saber antes de decidir se vão comprar ou não um negócio.
- Ativos: os ativos são sólidos e independentes? O valor de uma empresa também está muito baseado nessa resposta.
- Dívidas: o quanto de passivos a empresa tem e qual é a perspetiva de resolução? Isso determinará o quanto vale a pena investir na empresa, tendo ciência se é possível recuperar as dívidas sem desvalorizar o negócio.
- Clientes: a companhia possui um portfólio amplo de clientes? Isso com certeza valoriza uma companhia aos olhos de investidores, pois significa que o retorno financeiro é seguro.
- Marca: se a marca já estiver consolidada e forte, é mais um ponto positivo e que valorizará o negócio.
Métodos de valuation
Agora que já entendemos para que serve e em que situações se utiliza o valuation, chega o momento de escolher a melhor metodologia de avaliação da empresa, de acordo com as necessidades do empreendedor ou o momento de negócio da companhia.
Há três tipos de métodos de avaliação de empresa que são mais comumente utilizados no processos de compra e venda de empresas. Aqui explicamos mais sobre eles:
1. Fluxo de caixa:
A avaliação pelo fluxo de caixa descontado é a mais comumente utilizada e funciona por meio do desconto do valor presente dos fluxos de caixa da empresa, excluindo dívidas, e posteriormente o valor da dívida é subtraído. Essa estimativa dará um resultado sobre o quanto a empresa deve lucrar no futuro, descontando os riscos que ela deve ter.
2. Múltiplos:
A comparação com concorrentes é outro método de valuation, sendo calculado o valor com base no desempenho da companhia frente a outras semelhantes no mercado.
3. Valor patrimonial:
Essa é uma metodologia mais simples, que consiste na soma dos ativos de uma empresa, como imóveis, máquinas, dinheiro, entre outros, não considerando outros aspectos da companhia, como valores intangíveis.
A avaliação da empresa não necessariamente busca chegar a um valor único e fechado. Se o valuation for feito por pessoas diferentes, possivelmente o resultado também será diferente, pois isso depende das premissas utilizadas para a avaliação.
Ainda assim, é importante que essa metodologia seja utilizada para que se tenha em mãos as informações que importam no momento de negociações ou de investir em uma empresa.
É importante contar com uma consultoria em valuation, para que o melhor método de avaliação seja utilizado e implementado profissionalmente.