Para que serve a Hashtag? A essa altura ela é usada constantemente, mas para que serve a hashtag no marketing digital? Às vezes até de forma excessiva a ponto de o termo ter entrado no nosso dicionário diário, a palavra hashtag já está em domínio público clareado por políticos, cantores e pessoas famosas que muitas vezes lançam mais hashtags em suas redes sociais ou menos famosas e bem sucedidas.
Mas talvez nem todos ainda saibam exatamente o que é uma hashtag, para que serve e, sobretudo, como usá-la.
Todos nós, uns mais e outros menos, usamos as redes sociais para comunicação na rede, o conceito de hashtags surge precisamente da necessidade de criar rótulos específicos capazes de expressar uma ideia, uma forma de dizer.
Entraremos em detalhes mais tarde, por enquanto vamos analisar a palavra hashtag, seu significado e sua aparência no mundo da web. Leia conosco e entenda para que serve a hashtag, vamos lá!
O que significa hashtag?
Afinal, para que serve a hashtag? O termo hashtag vem da união de duas palavras diferentes, hash, que significa aquela usada nos teclados, ou seja: “#”, e tag, que em portugues se traduz como “rótulo” e é uma palavra-chave associada a algo.
Todos nós que lidamos com consultoria de SEO em nível profissional, e mesmo aqueles que navegam na web como um simples usuário, enfrentamos o conceito de tags todos os dias.
Pois bem, essas duas palavras combinadas deram vida a um neologismo muito usado e na moda nas redes sociais. Uma palavra precedida por um sinal de libra. A famosa hashtag.
Para que serve a hashtag?
Afinal, para que serve a hashtag? Dado o significado do termo, vamos agora ver qual é a utilidade de uma hashtag, porque mesmo aqui muitas vezes há confusão. Tendo dito que a hashtag surgiu inicialmente para o Twitter, em 2007, para criar tópicos chave e que depois se espalharam para outras redes sociais, como Facebook e Instagram, sua principal utilidade é melhorar a pesquisa social.
Quando você cria uma hashtag, dá vida a um tópico que os usuários poderão encontrar com mais facilidade.
Se, por exemplo, criamos uma hashtag escrevendo algo e a lançamos nas redes sociais, todos os usuários potencialmente interessados nesse tema poderiam nos encontrar realizando esse tipo de pesquisa.
Basicamente teríamos criado um rótulo segundo o qual quem procurasse a hashtag nos veria aparecer nos resultados que falam sobre ser encontrado nas redes sociais.
Tudo isso também é muito útil, por exemplo, para acompanhar eventos que estão ocorrendo, é por isso que quando há eventos importantes, como a eleição, a hashtag é muito popular e quem quiser receber notícias em tempo real nas redes sociais pode inserir uma chave de pesquisa semelhante.
Crie filtros na pesquisa social
Se você ainda não tem clareza sobre o conceito de hashtags, imagine a rede social como um grande shopping center, todos nós vamos lá para fazer compras e o que esperamos é encontrar facilmente o que estamos procurando.
Se precisarmos fazer compras para casa, temos o setor de alimentação, se quisermos comprar um suéter para o inverno, teremos o departamento de roupas, se procurarmos uma geladeira nova, iremos aos eletrodomésticos.
Todos lineares, bem, imagine que você vai a um shopping enorme e encontra tudo misturado. Frutas ao lado de jeans e massas secas no departamento de eletrodomésticos. Você voltaria para um shopping tão confuso?
Hashtags são exatamente para isso, um para colocar alguma ordem em um mundo, o das redes sociais, que agora é literalmente uma selva em termos de número de usuários, informações e interações.
Hashtags são filtros graças aos quais podemos criar, encontrar e seguir apenas tópicos e temas que nos interessam. Rótulos para catalogar conteúdos de vários tipos, como textos e fotos, também são úteis para quem usa as redes sociais de forma profissional.
Hashtags escolhidas adequadamente podem ajudar a aumentar as curtidas de uma postagem no Instagram, por exemplo.
Como usar as hashtags?
Chegamos agora ao tema central, como usar hashtags corretamente. Entendendo-se que não há obrigação e que na mesma frase podemos inserir mais hashtags, ainda há um limite além do qual o uso excessivo desses rótulos se torna incômodo. E sugerir qual é esse limite, pode ser facilmente no senso comum.
O potencial das hashtags
Neste ponto, você deve ter clareza sobre o papel das hashtags e sua importância estratégica. Além do exposto, ou de sua utilidade para encontrar mais facilmente conteúdo nas redes sociais e monitorar um determinado tema, também podemos saber quais são as tendências do momento, esses são os tópicos mais populares.
Da mesma forma, podemos criar novos nós mesmos, talvez com a ajuda de um software capaz de gerar palavras-chave semelhantes para um determinado tópico, como no caso do Ubersuggest.
Criar hashtags de sucesso é tudo menos simples, vemos diariamente tentativas fracassadas de criar rótulos que se tornam virais nas mídias sociais.
Também neste caso, como muitas vezes acontece, ser uma pessoa famosa e badalada ajuda, uma hashtag lançada por um jogador de futebol em vez de um ator famoso obviamente terá uma chance muito maior de se tornar viral na rede do que uma hashtag lançada por uma pessoa comum. Esse foi nosso artigo sobre para que serve a hashtag. Até a próxima!