Higiene pessoal

Higiene pessoal: dicas essenciais para um visual arrumado

A higiene pessoal é um processo que faz parte da rotina de qualquer pessoa que queira cuidar de si e da sua aparência. No entanto, muitas pessoas se perguntam o que realmente é, ou quais ações implica e, principalmente, qual é o seu propósito. 

Obviamente, essa atividade deve ser recorrente e repetitiva, não apenas ocasional. Os benefícios são muitos e dependem tanto da sua aparência quanto da sua saúde. Existem algumas noções que é bom saber, mas também formas maleáveis ​​de cuidar de si, que você não deve ignorar!

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre esse tema e algumas ideias e dicas essenciais para um visual arrumado!

Regras e normas de higiene corporal

As regras e normas de cuidados são muito importantes para poder manter a limpeza do seu corpo, mas também a sua saúde. Muitas vezes, certos problemas ou doenças são diretamente influenciados por esse aspecto e pelo desconhecimento de certas noções e definições de higiene pessoal. 

Se você tem dúvidas sobre este tema, é bom ter em mente algumas coisas básicas, que funcionarão como um esquema que você pode usar sempre que tiver alguma dúvida. Aqui estão as áreas mais importantes do corpo que precisam de cuidados constantes:

O cabelo

A beleza do seu cabelo é essencial para uma aparência brilhante e apreciada por quem está ao seu redor. Se você tem um curto ou longo, você precisa dar atenção especial.

Dependendo do seu tipo de cabelo, escolha os produtos certos para você e trate-o com a melhor das intenções. Recomenda -se lavá-lo uma vez a cada 2-3 dias – mas isso também varia dependendo do nível de sebo secretado.

Tente encontrar o tempo ideal entre as lavagens. Para evitar caspas ou descamações, é bom observar que tipo de couro cabeludo você tem, para não prejudicá-lo com produtos que não vão nele.

Se você notar que tem cabelos danificados ou sofre queda de cabelo frequente, tente descobrir de onde está vindo o problema. Pode ser um problema médico ou pode estar relacionado à dieta ou ao tipo de shampoo que você usa. Normalmente, seu corpo lhe dá os sinais do que está acontecendo – você só precisa prestar atenção suficiente. 

Dentes

Os dentes são uma das partes mais essenciais do seu corpo, que não só têm um papel considerável na sua vida, como também requerem uma atenção especial. Seu cuidado é um aspecto básico da existência humana, e os produtos de hoje em dia ajudam nesse sentido – os produtos são muito mais fáceis de usar e você não vai ter muito esforço. 

Tudo o que você precisa fazer é escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite. Claro, você pode fazer isso várias vezes ao dia, dependendo da dieta que você tem, mas também das peculiaridades de seus dentes. 

Felizmente, existem muitas variedades de escovas de dente que você pode usar, mas também outros produtos – como pasta de dente especial, fio dental e enxaguante bucal – que não devem faltar na sua rotina.

Lembre-se que os dentes nos ajudam no dia a dia – eles entram em contato com os alimentos que você come e os líquidos que você bebe. Isso pode influenciar sua saúde de forma positiva ou negativa, dependendo do que comer. Para evitar um problema bucal, o aparecimento de cáries ou outras doenças, é obrigatório manter um horário fixo, para dar a atenção e os cuidados que merecem.

O corpo

Seu corpo “hospeda” você todos os dias, para que você não tenha que comprometer sua higiene. Tomar banho é uma ação que faz parte do seu dia a dia e com certeza não tem dúvidas quando se trata desse assunto – quanto mais vezes, melhor! 

Mas o que você pode fazer para cuidar melhor dele? Em primeiro lugar, você precisa identificar as categorias de atividades que são boas para fazer. Seja para remover os pelos do corpo, seja para hidratar ou cuidar da pele, é necessário considerar todas essas possibilidades no processo de manutenção da saúde do seu corpo.

Recomenda-se o uso de loções e cremes que hidratam a pele, a fim de preservar sua elasticidade e vitalidade. O momento perfeito para esse “ritual” é depois do banho, pois assim os poros ficam abertos e ela capta melhor todos os nutrientes de que precisa.

Unhas

Quem cuida do corpo não esquece esse aspecto tão importante! As mãos e os pés têm contato muito frequente com todos os tipos de superfícies e, portanto, podem estar cheias de micróbios ou microorganismos desagradáveis. Por isso, sua limpeza e cuidado é obrigatório para todos! 

De uma atenção em especial para os pés, eles passam a maior parte do tempo dentro de saltos fechados, o que pode causar um odor desagradável (chulé). Por isso é importante trocar frequentemente de sapatos, meias, além de sempre lavar bem os pés no banho ou avulsamente. 

Ouvidos

Outro elemento que você precisa cuidar são seus ouvidos. Eles podem acumular poeira durante o dia, e a cera pode se formar dentro deles, causados ​​pela falta de higiene. Por isso, você não deve esquecê-los e é bom usar protetores auriculares com a maior frequência possível para mantê-los limpos e saudáveis. 

Tenha em mente que o mau cuidado pode levar a problemas médicos, e as orelhas são compostas por um sistema anatômico muito complexo, que pode sofrer muito com isso.