Como escolher placa-mãe para PC

Como escolher placa-mãe para PC: 5 dicas infalíveis

Você sabe como escolher placa-mãe para pc? Essa é uma etapa essencial na hora de montar ou fazer comparativos de computadores, já que se trata de uma peça que traz equilíbrio aos outros componentes do aparelho. 

Isso porque é a placa mãe que une itens como a memória RAM, o processador, o armazenamento e a placa de vídeo. Sendo assim, saber o tamanho dela, assim como escolher o fabricante do processador. 

Pensando nisso, fizemos este artigo exclusivo com as principais dicas para que você saiba como escolher placa-mãe para PC. Dessa forma, você irá garantir um desempenho satisfatório ao seu computador e usufruir de todas as funcionalidades dessa máquina. Boa leitura!

O que é e qual importância da placa-mãe para pc?

O que é e qual importância da placa-mãe para pc

Antes de saber como escolher placa-mãe para pc, é fundamental que você saiba as características desse componente. Isso porque a placa mãe é o centro de comunicação do computador. 

Sendo assim, é nela que estão ligados todos os outros componentes imprescindíveis para o funcionamento da máquina. Por essa razão, esses itens têm um local definido para se conectar. São eles:

  • As placas de rede e de vídeo; 
  • A fonte de energia;
  • Os pentes de memória;
  • O processador, o HD e, ainda, o SSD.

Quando a placa mãe é energizada, há uma troca de informações entre todos os componentes citados acima. Em seguida, o sistema operacional que tem a função de administrar as peças de hardware, interpreta e une esses dados. 

Dessa forma, o computador consegue funcionar de maneira eficiente. Mesmo que muitos pensem que a quantidade de memória e o processador sejam mais importantes, é por meio dela que os computadores são montados. 

Por essa razão, é importante saber como escolher a placa-mãe para pc, e é sobre isso que iremos falar agora. 

Afinal, como escolher placa mãe para PC? 

Afinal, como escolher placa mãe para PC

Agora que você já sabe o que é e a importância desse componente para o funcionamento do computador, está na hora de saber como escolher a placa-mãe para PC. Pensando nisso, reunimos 5 dicas infalíveis para te ajudar na sua escolha. Confira: 

1 – Escolha a fabricante do processador

Escolher o fabricante do processador é o primeiro passo para garantir que o computador funcione da melhor forma possível. Isso se deve ao fato de que cada placa-mãe conta com uma compatibilidade para cada geração de processadores, nesse caso da AMD ou da Intel. 

Escolhendo o processador certo, é possível adquirir a placa-mãe que também seja compatível. Para se ter uma ideia, os processadores Intel Core de décima geração são compatíveis com o soquete LGA 1200. 

Já os que fazem parte da 8ª geração, necessitam do modelo LGA 1151. Contudo, a AMD torna mais fácil o processo, já que os CPU’s da série Ryzen, contam com o soquete AM4. De toda forma, todos eles precisam de chipsets, e iremos detalhar isso logo abaixo. 

2 – Defina o chipset e soquete

Defino o processador que será utilizado no desktop, é necessário escolher o soquete específico para a placa-mãe. Para isso, basta pesquisar pela versão do processador escolhido, para saber qual o soquete ideal a ser utilizado

Decidir o chipset também é importante. Isso porque esse é um item interno do centro de comunicação do computador que estabelece a base para várias configurações necessárias em um PC. Estamos falando aqui de slots para SSD e número de interfaces USB. 

Sendo assim, os chipsets mais usados para o processador da Intel são os modelos H310, H370, B360 e Q370. De toda forma, os chipsets Z370 e Z470 possuem um desempenho mais elevado. Já para os processadores AMD, os chipsets mais comuns são X370, X470, X570, A300, A320, B350 e o B450. 

3 – Como escolher a placa-mãe para o PC do tamanho ideal

Escolher o tamanho da placa-mãe é uma etapa importante para você que precisa saber como escolher a placa-mãe do pc. Isso porque ela precisa caber no gabinete e não ficar apertada

Como essa é uma peça que une todos os componentes do PC, é importante que haja um espaço considerável contribuindo para a passagem de ar. Nesse sentido, é preciso se atentar às proporções da parte interna do gabinete. 

Para se ter uma ideia, um computador pode apresentar problemas e superaquecer devido a falta de espaço Isso em razão de que peças como memória RAM, o processador e GPU necessitam de ventilação. 

4 – Analise a quantidade de slots de memória RAM e PCIe

Saber como escolher a placa-mãe para PC também passa por analisar a quantidade de slots de memória RAM e PCIe. Isso vale, essencialmente, para quem deseja comprar um PC Gamer, ou até mesmo para tarefas que precisam de softwares mais pesados

Dessa forma, é possível fazer upgrades a qualquer momento, sem precisar se preocupar com o limite de memória. Ou seja, o usuário não fica limitado. Outra questão importante é verificar a compatibilidade do modelo com o PCIe 4.0 para aumentar o desempenho do PC.. 

Isso se deve ao fato de que, com essa interface, você será capaz de instalar placas de vídeo mais avançadas, ou mesmo as que ainda podem aparecer futuramente. 

5 – Opte por uma placa-mãe com várias portas USB e entradas SATA

Por fim, é preciso que uma placa-mãe possua uma quantidade considerável de portas USB e entradas SATA. O mesmo vale para os slots para memória RAM. De toda forma, opte por um componente que conte com portas USB-C ou USB 3.0

Isso porque essas são as escolhas dos fabricantes de eletrônicos. Por outro lado, as entradas SATA são essenciais quando se trata da instalação de outros dispositivos de armazenamento, como os HDs e SSDs. 

Conclusão

Como visto, saber escolher uma placa-mãe para PC é uma etapa muito importante para garantir o bom funcionamento do computador. Nesse sentido, seguindo todas as dicas que demos acima, você evita erros no momento de definir esse componente. 

Dessa forma, você poderá contar com tudo o que é preciso para que ele tenha um desempenho eficiente, e te atenda da melhor forma possível.